É sexta feira... yeah ;-)

... a terminar mais uma semana cheia... yeah!
Mais um dia cheio, no fim da segunda semana de atividades: 
De música, de palavras, de chuva e de sono, de ideias e de brincadeira!
Começamos pela música
Ao longo destes dias temos vindo a cantar a canção de bom dia que aprendemos na atividade de articulação de receção a todos os meninos e meninas cá da escola. 
Foi uma boa forma de memorizarmos rapidamente os nomes de todos os amigos novos, pois cantávamos a um de cada vez, com ajuda do macaco Matias. 
Claro que também cantávamos à Juca, à Guga (a tartaruga), à Celeste (se estivesse na sala na altura) e ao próprio Matias!
Não acreditam? Então oiçam a gravação que fizemos:
E ele bem que gostava, pois fartava-se de dançar e bater palminhas!
Por falar no Matias, hoje foi de fim de semana com a Leonor... parece que avó tem jeito para a costura e ele estava a precisar de um "curativo na barriga" por tantas solicitações...
Pois, mas voltando ao assunto, agora já estamos a ficar um bocadinho cansados de repetir a mesma canção tantas vezes todos os dias e decidimos que, a partir de segunda-feira, vamos arranjar uma nova!

Continuamos pelas palavras:
Brincamos muito com as palavras e conseguimos memorizar uma lengalenga muito divertida, "Os 5 macaquinhos".´
E gostamos muito dos vídeos dela em inglês, não nos cansávamos de ver um, e outro, e outro... eram bem divertidos!

Depois veio a chuva e o sono:
Foi logo depois de almoço, começou a chover muito, muito e logo que chegamos à sala do prolongamento, alguns dos pequenitos "apagaram" ;-) e foi um soninho bem saboroso!
Sabiam que um dos segredos para as crianças aprenderem melhor está na sesta? Leiam mais aqui.

Finalmente ideias e brincadeira:
Enquanto uns exploravam as áreas brincando, outros punham ideias em prática!
A Anita achou que podíamos fazer medalhas com a luzinha acesa e apagada e fomos para a área dos projetos tratar de inventar como fazê-lo. 
Exploramos os materiais de desperdício que tínhamos à disposição e pusemos mãos à obra:
Selecionar as cores e amassar (com os pés!) cápsulas de café,  contornar o molde e recortar corações de cartolina, decidir como fazer para segurar a medalha e que fitas usar para decorar a parte de baixo... foi uma animação, que envolveu grandes, médios e pequenos!
Mas valeu a pena, algumas medalhas já estão prontas!
Para o que irão servir, depois pensamos ;-) ainda não chegamos aí! Temos muitas medalhas para fazer ainda na próxima semana...

O que ficou por enquanto "terminado" (entre aspas, pois pode ser constantemente acrescentado, conforme forem surgindo novas situações) foi o nosso Quadro de Regras:
E não é que tem mesmo dois corações, um com luzinha acesa e outro apagada?
Ficou fixe... agora é só pô-lo em prática e na próxima semana já vamos fazê-lo.
Esperamos que haja muitos fixes contentes...
Bom fim de semana para todos!

Comentários

  1. tantas aprendizagens que fizeram!!!Gosto da ideia da sesta. Também nos acontece muitas vezes... cheios de sono, não rendemos nada, e "apenas uma hora de sesta após o almoço pode ser o suficiente para facilitar a aprendizagem das crianças, melhorando a capacidade de o cérebro reter a informação". Bom fim de semana. Beijos para os Fixes
    Rosa Maria

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Rosa Maria!
    Retribuímos os beijinhos ;-)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.