Dia #3

O período de adaptação continua e, como em tudo na vida, há altos e baixos!

Por acaso não têm acontecido baixos na Sala Fixe, pois mesmo os nossos novos fixes, oito deles ainda muito pequenitos, têm chegado bem dispostos, despedem-se sem dramas e mantêm-se durante o dia bastante tranquilos e a absorver como esponjinhas tudo o que vão observando e vivendo nesta nova fase das suas vidas!

São as primeiras rotinas diárias, as primeiras regras (o que se pode e não se pode fazer), as primeiras amizades entre pares, as primeiras partilhas de brinquedos e, também, as primeiras disputas e pequenos conflitos... não é fácil para ninguém, por isso pais, compreendam os vossos filhotes e reforcem o seu tempo de descanso, pois bem precisam!

Hoje houve apenas duas choraminguices na hora de chegada, já que os olhinhos ensonados preferiam ter ficado na cama do que vir para o jardim... acontece, mas depressa passou!
O A. L. estava um bocadinho mal disposto, mas quando se apercebeu que a Guga não gosta de barulho, porque lhe faz mal à cabecinha, logo se recompôs, ajudou a dar-lhe o pequeno-almoço, viu-a a comer tudo e logo se foi sentar para a reunião do grupo.
Já a L., entrou bem disposta na sala, sentou-se, mas depois deram-lhe assim de repente algumas saudades da mãe... nada que um colinho da professora não resolvesse! 

Só tivemos foi que alterar o plano da manhã, porque íamos preparar tintas e fazer carimbagem de mãos, mas só com um adulto na sala e com uma menina no colo não dava jeito nenhum ;-)
Adiamos a atividade para depois do lanche, altura em que já temos a ajuda da Lídia e substituímos por um jogo de escondidas: os meninos pequenos foram às diversas áreas da sala buscar 5 objetos diferentes. A seguir tínhamos que fechar os olhinhos (alguns eram um bocado batoteiros!) e a professora escondia um deles. Depois era só descobrir o que faltava! Alguns revelaram-se logo muito perspicazes e respondiam logo; outros nem tanto, precisam ainda de apurar a atenção... ou de espantar o sono!

A carimbagem aconteceu mais tarde e foi um momento do agrado de todos:
- Faz cócegas!
- É para a mamã... eu vou dar à minha mamã!
E hoje todas as mamãs têm nos nossos vai-vens um presente!
Para que não sejam elas a ficar cheias de saudades quando os filhotes vêm para o jardim, tiveram também direito a um beijinho na mão!

De tarde, depois de brincar no parque, estivemos a ouvir a história do coelhinho branco, que a professora contou pelo livro... era tempo de relaxar!
Os mais velhinhos sentados e os mais novinhos (só os que quiseram) deitados no espaço de descanso que criamos no meio da mesa grande, com um colchão e várias almofadas vindas da casa de cada um. O A. L. aproveitou bem o tempo... com um rico soninho! 

Comentários