Tanto, num só dia...

De regresso à sala, matamos saudades uns dos outros e pusemos a conversa em dia... falamos da chuva que não pára nesta Primavera, do mês de Abril que já começou e das recentes vivências de Páscoa, procurando que todos se recordassem do seu sentido. Foi então que voltou a surgir a expressão "Jesus ressuscitou"...
- Mas o que significa ressuscitar? O que é a ressurreição?
- É quando se morre e se vai para o céu...
- Não é nada, é quando se morre e depois vive-se outra vez!
Para tentar esclarecer a questão, propus então ao grupo a realização de uma espécie de experiência, uma forma não-convencional de tentar compreender melhor o conceito. Amanhã vamos fazê-la, pois ainda é necessário comprar os ingredientes...

Entretanto o dia passou-se entre o tratamento de dados do mês de Março (contagem de presenças, faltas e fixes) e respetivo registo em gráfico de barras (no caso dos mais crescidos). Também mudamos os nossos quadros (Presenças, Fixes, Calendário e Plano Diário) atualizando-os para o mês de Abril.

Também iniciamos a nossa autoavaliação, que irá incluída no Portefólio, juntamente com a avaliação que a professora fez, para nossas casas, na próxima sexta-feira. Como sempre os pais terão o tempo de que necessitam para o partilharem em família, ler com atenção e assinar a avaliação periódica, escrever a sua opinião/feedback e depois devolvê-lo à sala direitinho, para que lá possam ser incluídas as evidências deste 3º período.

De tarde aproveitamos um bocadinho para estar no parque, porque o sol espreitou, coisa que não tem acontecido... ao regressar à sala foi tempo de falar do dia especial que se comemora hoje: o Dia Internacional do Livro Infantil:
- É o dia em que se festejam os livros das crianças!
Então dedicamos um pouquinho a conhecer um novo livro, de uma nova autora. Este:
Começamos por analisar a capa e o Tiago R. disse: 
- Tem 15 letras! O título...
Contamos e verificamos que era verdade. A propósito...
- E palavras? Quantas palavras tem este título?
Houve quem dissesse duas, três e quatro... 
Quem disse duas, não considerou como palavra as duas mais pequenas (com uma e duas letras); quem disse três, apenas não identificou como palavra a que só tinha uma letra. 
Mas depois de conversarmos mais um pouco, chegamos à conclusão que todas são palavras, tenham uma ou mais letras... assim o título do livro, para além de ter 15 letras, tinha 4 palavras... e 1 frase "A Festa do Brincar"!

Hoje só lemos a história "A festa de anos do urso Mateus"; estivemos atentos e concentrados do princípio até ao fim e já conseguimos mandar no corpinho e na boca enquanto ouvimos a história. Depois identificamos os personagens principais e o que se passou no enredo.
Tudo isto é muito importante e são questões presentes na autoavaliação, por isso temos que ter cuidado ;-)

E no final do conto imaginamos, tal como a avó Laura, se tivéssemos que escolher um animal, qual gostaríamos de ser?
(Imagem criada em wordle.net)

Não surgiram muitas ideias diferentes e, vistas bem as coisas, só um não é um animal selvagem... porquê?
- Porque os animais selvagens são os mais fortes!
Fonte da imagem: Pinzellades al món

E amanhã passaremos a outra história deste livro pois, um dia destes, a autora, Adelaide Graça, virá à nossa escola... só ainda não sabemos quando!


Comentários

  1. Que grande primeiro dia!
    Beijinhos e bom 3º período

    Prof. Anabela

    ResponderEliminar
  2. Boa Sala Fixe! Votos de bom trabalho Juca :) beijinhos
    Rosarinho

    ResponderEliminar
  3. Ufa! Até fiquei cansada ...
    O nosso regresso foi bem mais calmo, entre ginásio, registos do tempo passado e sol no recreio, que bem precisamos;)

    ResponderEliminar
  4. Ufa.. Isso é que foi trabalhar! Uma boa semana

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.