"Viagens literárias" - capítulo III

Ao longo destes dias, em cada manhã, temos vindo a tirar um bocadinho de tempo na reunião do grande grupo, para continuar a conhecer "ViAna" através do livro, com o mesmo nome, de Inês Madeira.
Começamos esta "novela" com a intenção de conhecermos a Lenda de Viana, que já sabemos de cor e salteado... aqui podem ouvir dois de nós a contar a nossa versão preferida (a que inclui uma princesa chamada Ana):


Entretanto, desta forma, já ficamos a conhecer mais duas lendas, também referidas no livro:
- A Lenda do Rio Lethes, ou rio do esquecimento 

- A Lenda de S. Domingos
"Conta-se que um frade franciscano chamado D. Bartolomeu dos Mártires, depois de mandar construir o convento de S. Domingos, ajudava os pescadores quando estaam em perigo no mar. Num inverno, com o mar muito revolto, uma menina pediu a Bartolomeu para salvar o pai, que estava no mar. O frade prometeu então que, quando o sino do convento desse cinco badaladas, voltavam todos e com o barco cheio de peixe. E tal aconteceu como tinha prometido." 

Também temos falado acerca dos monumentos da nossa cidade... pena não podermos ir visitá-los (em grupo), mas os pais podem sempre levar cada um de nós a conhecê-los melhor! Aqui fica, para quem os quiser visitar seguindo a ordem apresentada no livro:

Roteiro de ViAna:


Comentários

  1. Que bem contada, a lenda da vossa terra!
    Sem se intimidarem com o microfone, olha que não é fácil :)
    Beijinhos

    Prof. Anabela

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.