Procurar no Bloguefólio:


Widget UsuárioCompulsivo

sábado, 29 de setembro de 2012

Outono é altura de Vindimas!

A convite da vizinha Sala dos Amigos, lá fomos nós até à vinha existente no campo dos avós do Samuel para ver e aprender a vindimar!
A D. Maria e o seu marido foram muito simpáticos e mostraram-nos diversas qualidades diferentes de uvas, milho e uma planta de tomate-cereja, que muitos viram pela primeira vez.
Pudemos observar as videiras, os seus troncos, ramos, folhas e frutos, tocar-lhes e provar as uvas, que também tinham sabores diferentes... só cortar mesmo o cacho de uvas é que não foi possível, pois a videira era um pouco alta demais para lá chegarmos :( 

De tarde, após o almoço, juntamo-nos no recreio para saborear as diferentes qualidades de uvas que trouxemos num cestinho... 
Quase todos gostamos mais das uvas morangas, eram as mais docinhas!
Ainda fizemos o registo desta vivência:




Ah! Também recolhemos um bocadinho do Outono que encontramos pelo caminho... depois iremos também falar acerca disso.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Criar... com plástico de bolinhas

Uma coisa que desperta sempre o nosso interesse é aprender a utilizar objetos já familiares de novas (e criativas) formas!
Hoje foi a vez de os mais novos descobrirem novos usos para o plástico de bolinhas (que se usa para embalar frágeis)... com tintas e pincéis!
Foi só ligar o botão da imaginação... 
 



O entusiasmo foi evidente e os resultados estão à vista (e claro que ninguém resistiu à tentação de rebentar algumas das bolinhas de ar... ;)
Até os mais crescidos pediram para fazer também, quando terminaram a tarefa proposta...
Em tempo de avaliação diagnóstica, os finalistas estiveram a aplicar conceitos já trabalhados (formas e cores) através de um desafio sobre uma folha de papel: 
- escolheram uma cor diferente para cada uma das 4 formas planas básicas (quadrado, círculo, retângulo e triângulo) e assim pintaram a legenda;
- seguindo esse código, coloriram as formas iguais que conseguiram identificar no desenho;
- desenharam uma figura humana, com recurso às mesmas 4 formas básicas;
- finalmente, colocaram o nome e a data no seu trabalho.

Amanhã vamos verificar os resultados com muita atenção...

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Fichas, livros de colorir e outros que tais... (atualizada)

Na Sala Fixe não se costuma usar o que está incluído no título do post... 
...mas é bom explicar porquê, até porque este ano todos estão mais crescidos e o grupo integra agora dez crianças finalistas (5 anos), sete médias (4 anos) e uma de 3 anos.

Fala então a educadora:

Pedi emprestadas as palavras que encontrei aqui, pois parece-me que explicam bem aquilo que defendo na minha prática pedagógica:

"Muitas vezes, no espaço formal das escolas a reprodução de tais imagens (personagens mediáticos como Barbie, Kitty, princesas Disney, Harry Potter, Homem Aranha, Batman...)  é estimulada através da decoração das salas de aulas e da distribuição de desenhos de personagens para serem coloridos pelas crianças. 
Susana Rangel Vieira da Cunha, Supervisora Pedagógica do Azul Anil e Professora Doutora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul versa sobre esta prática:

Assim vão sendo construídos estereótipos formais, espaciais, colorísticos, temáticos e também conceituais, tendo em vista que as crianças deixam de ler e representar o mundo a partir de seus referencias reais e imaginários. 
Desde muito cedo, as crianças aprendem que precisam de modelos para seguirem as linhas predeterminadas de suas vidas:
Aprendem a ser silenciosos e subservientes ao amassarem as bolinhas de papel crepe. Aprendem a respeitar modelos e posturas quando têm minutos para executarem um trabalhinho. 
Aprendem a ser consumidores e não produtores de imagens ao colorirem os modelos mimeografados dos educadores. 
Aprendem a não ser sujeitos que sentem, pensam e transformam. 
Essas ações levam as crianças a uma deseducação dos sentidos, da mesma forma que impossibilitam a constituição da linguagem visual e de leituras plurais sobre o mundo. 
O ensino da arte, em qualquer nível e em especial na educação infantil, deveria abranger tanto a construção de imagens como contribuir para que as crianças realizem leituras cognoscentes, conscientes e sensíveise não se resumir à reprodução de imagens que estão aí sendo consumidas passivamente e indiscriminadamente através dos meios de comunicação.”

Aqui, tal como no "Azul Anil Espaço de Arte", também visamos o desenvolvimento de uma linguagem visual singular por parte de cada uma das crianças... 

E, quando é necessário aplicar/avaliar conceitos adquiridos, a nossa professora prepara o material necessário, adequado às situações vivenciadas, ao contexto em que se situaram e até a cada um de nós... porque é importante que as tarefas propostas sejam desafiadoras para todos e nós somos diferentes uns dos outros!

Nestas primeiras tardes chuvosas... estamos a consolidar o hábito (aos pouquinhos), de começar uma tarefa, concentrarmo-nos e empenharmo-nos nela e conseguir terminá-la com sucesso! Seja ela da nossa iniciativa... ou não!
Aqui ficam alguns exemplos...
Um projeto individual da Leonor (4 anos): 
fazer um boneco com materiais de desperdício
 O projeto de iniciativa da Anita (4 anos): 
construir um menino com rolo de papel (na foto ficou de lado)
A iniciativa da Mariana (3 anos) na caixa de luz 
(- Anda vê pofessoa, tá tão monito o que eu fiz!)
 O João (5 anos) a trabalhar a contagem e a conseguir fazer 
a associação da quantidade ao número
O Guilherme (5 anos) a fazer um fixe contente em modelagem
O André P. (5 anos) muito orgulhoso do seu boneco de plasticina!
As construções com formas no quadro magnético
da Anita e da Mariana (4 anos)
Ontem correu tão bem... porque não repetir?
A Mariana, muito orgulhosa da sua composição na caixa de luz

E vamos continuar assim...

sábado, 22 de setembro de 2012

Balanço da primeira semana

Durante esta primeira semana estivemos ainda "a meio gás"...
Com o calor a apertar, já um pouco demais para a época, a vontade era mesmo brincar lá fora, aproveitando a sombrinha das árvores do nosso recreio, uns a correr, a saltar, a jogar à bola e a brincar com os pneus... e outros entretidos numa brincadeira que não vamos revelar mas...

Mas também tomamos algumas decisões importantes...
Como somos basicamente os mesmos do ano passado, decidimos manter as dinâmicas habituais, mudando apenas alguma coisa quando tivéssemos vontade. 
Foi o que aconteceu com o Quadro das Regras da Sala Fixe. Como estamos mais crescidos, pensamos que podíamos escrevê-las com a nossa mão, em vez de estarem impressas... e foi isso que fizemos.
Mas para além das "regras velhas", alguém quis acrescentar outra, que não dava para ser uma "regra do sim" (formulada pela positiva, como são todas as anteriores)... então decidimos acrescentar mais uma parte ao novo quadro: 
Em cima ficaram as "regras do sim":
1 - Ser amigo de todos;
2 - Falar baixo
3 - Andar devagar
4 - Falar um de cada vez;
5 - Sentar direito na cadeira
E em baixo ficarão as "regras do não":
Decidimos que serão registadas por cada um de nós, se/quando fizer algo que não se deve fazer...
O problema é que, logo nesse dia, surgiram 3  :(  
(parecia estar a haver demasiado entusiasmo com as regras do não!)
Mas ao vermos que tínhamos que escrever toda a frase e representá-la através do desenho, o ímpeto para a asneira foi esmorecendo :)
Afinal, fazer disparates pode dar muito trabalho!

Terminamos a semana dando as Boas Vindas ao Outono ao som de Vivaldi e do seu concerto sobre esta estação do ano!
Ainda houve um tempinho para conhecer a história "Um Outono de brincadeira"
... e fazer o respetivo registo gráfico!
Apesar de tudo, foi uma semana bem recheada!

Uma novidade... magnética

Esta semana tivemos uma coisa nova na sala: um quadro magnético (que o prof. Helder fez o favor de colocar na parede, a ele o nosso muito obrigado!)
Depois de conversarmos um pouco sobre o que era e como "funcionava" (alguns de nós já sabiam o que são ímanes, mas depois iremos aprofundar o assunto) explorámo-lo de diversas formas:
-  Com formas geométricas coloridas construímos diversas coisas;
- Com figuras e números  resolvemos pequenos problemas de associação da quantidade ao respetivo número, como o Tomás faz na imagem;
- Com letras móveis, alguns dos finalistas (que agora são 10, todos rapazes!) já conseguiram escrever  o seu nome.
E o Tiago R. hoje fez-nos esta surpresa:
Já viram a forma criativa como resolveu o problema do til???

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

"Yes, we can!" - superando desafios

Foi o que alguns de nós começaram a fazer, quando a "caixinha das surpresas" trouxe um novo jogo, um ábaco onde podemos fazer padrões com cores e formas geométricas.
E num instante frases como: - Ui... isso é difícil, eu não consigo!
Deram lugar a outras: - Olha! Já está! Consegui... 
- E que tal, custou muito? Foi difícil?
- Não... só tive que pensar um bocado...
Assim se começam a superar as próprias expectativas e os novos desafios!


Acabamos o dia com a auto-confiança e auto-estima bem lá em cima, porque é muito importante termos auto-confiança (acreditarmos nas nossas capacidades)! 

Os nossos pais podem ajudar-nos a ser mais confiantes, ora leiam o artigo que se segue: 
10 maneiras de criar uma criança confiante

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Até sempre Íris!

Hoje despedimo-nos de uma amiga que connosco esteve durante o ano que passou (e estes dias também).
A Íris vai mudar-se para Lisboa  - vida dura, a vida dos filhos dos professores :( - e, por esse motivo, vai deixar a Sala Fixe.
Decidimos fazer-lhe um presentinho para se lembrar de nós e a escolha da maioria recaiu sobre um livro de desenhos, com o contributo de todos os amigos. Foi isso mesmo que fizemos e depois decoramos a capa com pintura.
Vamos ter saudades tuas!
Não te esqueças de pedir aos papás para darem notícias... pelo mail, pelo blogue, pelo facebook ou até pelo correio, vamos querer saber de ti!
À Íris e aos seus pais e irmã desejamos toda a sorte do mundo e que esta mudança decorra o melhor possível para todos. Esperamos que guardem boas recordações da Sala Fixe!

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Uma boa notícia!

E porque é mesmo assim, "a mudança está em mim" e em todos nós... temos novidades fresquinhas para partilhar convosco!
Os meninos do 1º e 2º ano da nossa escola, alguns dos quais já andaram na Sala Fixe, e o professor Hélder estão de parabéns: criaram um blogue para partilharem com toda a gente aquilo que vão fazendo...
Visitem aqui: Crescer a aprender (http://cresceraaprenderhm.blogspot.pt/)

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Sala Fixe 2012-2013

Esta é a nossa porta. 
A sua decoração partiu de uma proposta da professora, completada por nós! 
É assim que queremos que sejam todos os que entrarem nesta sala... 
(mas continua em aberto, aceitam-se novas ideias)

Então entrem...

Cá fora temos ainda um espaço partilhado coma  Sala dos Amigos, é a caixa de areia.

Mas isto é só o princípio... o dia a dia ditará a evolução do espaço sala, para continuar a corresponder aos interesses, necessidades e sugestões de todas as crianças do grupo.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Perplexidades...

Com o bom tempo a ajudar neste início de ano, as atividades ao ar livre têm acontecido, de forma mais prolongada, no período da tarde.
São momentos propícios às brincadeiras no meio da Natureza, mas também a inúmeras explorações e descobertas.

A Leonor (4 anos), que gosta muito de bichinhos, encontrou uma joaninha entre as ervinhas do recreio:
- Professora, encontrei uma joaninha verde!
- A sério?
- É, tem pintinhas e tudo!
- E é verde?
- É, é verde porque ainda é muito pequenina... quando crescer vai ficar madura e vermelha!
Lógico!

A Mariana (3 anos) gosta muito de "borboletear" à volta dos adultos... são conversas, colinhos, brincadeiras, enfim...
Num desses momentos descobriu algo de estranho nos meus óculos de sol:
- O que foi Mariana, que cara é essa?
- "Xuca" os teus óculos...
- O que têm os meus óculos?
- Têm... duas "Maianas"!
E não é que tinham mesmo?
Então a Beatriz, a Benedita, o Miguel e todos os que andavam por ali perto confirmaram (a Benedita até foi buscar os óculos dela, para ver se faziam o mesmo): 
- Os óculos de sol são mágicos! Em vez de uma pessoa, aparecem lá duas!
Ainda havemos de descobrir porquê...

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

1º dia completo

Neste primeiro dia a tempo inteiro, brincamos muito... estávamos todos cheios de saudades da sala, das áreas e das brincadeiras com os amigos!

Mas ainda houve tempo para trabalhar um bocadinho... preparamos os nossos vai-vens novos, que vão servir para comunicar com as famílias. São muito importantes e fazem-nos sempre muita falta,  por isso tivemos que tratar deles depressa!


Já de tarde, o Prof. Helder comunicou a todos os resultados do Peddy-paper de ontem. Estávamos ansiosos por saber... e foi a equipa rosa a vencedora: conseguiu todos os pontos por ter terminado com sucesso todas as tarefas, recolheu todos os objetos e não perdeu nenhum elemento, sendo a que conseguiu o melhor tempo! 
A todos eles batemos uma salva de palmas (o representante da Sala Fixe nessa equipa foi o Tiago R.) por terem sabido trabalhar em conjunto!
Mas ficamos contentes por participar!
E com vontade de mais, pois esta foi só primeira vez que fizemos um Peddy-paper...

Diário Bloguefólio

Porquê e para quê um Blogue-Portefólio?

Uploaded on authorSTREAM by jusousa | 

De onde nos chegam amigos