Procurar no Bloguefólio:


Widget UsuárioCompulsivo

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Uma surpresa bem "gorda"

Foi assim que lhe chamámos, pois quase não cabia na "caixinha das surpresas"...
Depois das pistas adivinhámos o que era:
Eram dentes de gigante e uma escova a condizer!
Depois, usámo-los para praticar a técnica da escovagem!
Ainda criámos uma "escultura em 3D", com plasticinas, reproduzindo a arcada dentária! Mas primeiro tivemos que contar quantos dentes temos: 10 em cima e 10 em baixo.


 Foi muito divertido! Todos quiseram envolver-se nesta tarefa e com excelentes resultados!

Os 4 passos da higiene oral

Primeiro visualizamos 4 vídeos no Youtube com muita atenção:
Já sabemos que algumas palavras em português do Brasil são diferentes das nossas:
O fio dental deve ser chamado de fio dentário;
Higienização da língua é a limpeza da língua;
A escovação é a escovagem dos dentes;
Finalmente, o enxaguatório bucal é o uso do elixir/colutório, para bochechar.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Dia de rastreio dentário

Ainda no âmbito da Educação para a Saúde, hoje foi dia de rastreio dentário e, logo pela manhã, fomos a pé, com os meninos da Sala dos Amigos, ao Consultório Dentário de Vila Franca, onde a Drª Daniela nos esperava.
Todos se portaram como gente grande, nomeadamente na hora de subir para a cadeira e "abrir a boca como um leão"... ora espreitem:
No final, enquanto esperávamos os amigos, lanchamos a nossa frutinha e brincamos com os meninos do 1º ano no adro da Capela de N. S. da Conceição.

 
Trouxemos boas notícias, muitas boquinhas sem cáries!
Mas também trouxemos algumas menos boas... depois os pais saberão.

Já sabemos que devemos lavar os dentinhos 3 vezes por dia ou, pelo menos, de manhã ao levantar (depois do pequeno almoço) e à noite, antes de deitar. Isso não pode esquecer!
Também já aprendemos que cada um deve ter a sua escova, pasta e copo, para fazer a lavagem de dentes.
Alguns meninos já conheciam o fio dentário e o elixir, mas a Drª Daniela explicou que se deve chamar colutório e não elixir e serve para bochechar.
Muito obrigada à Drª Daniela e à sua assistente, D. Flora, que foram muito simpáticas connosco.

Até nos disseram que já tinham votado no nosso Hino da Fruta!
E vocês todos aí desse lado?
Já votaram? 
E já passaram palavra aos familiares e amigos?
Se não fizermos um esforço conjunto, concentrando os votos no hino que vai à frente (que, por acaso é o nosso, entre os de Vila Franca) será mais difícil integrar o grupo dos 20 finalistas!
Vá, entrem já por aqui http://tec-apcoi.com/video-votar/?id=65 e votem!

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Recadinho para amanhã...

Hoje o vai-vem não seguiu para casa... por causa de um problema técnico com a fotocopiadora, que não permitiu reproduzir o recado a tempo!
Por isso, foi guardado na cabecinha de todos, com um X na mão, para ajudar a recordar ;)
Aqui vai o recadinho, se alguém entre a "malta fixe" se distrair:
Amanhã iremos ao consultório dentário de Vila Franca fazer, como já é hábito, o nosso rastreio dentário anual.
Por isso temos que chegar à escola até às 9h e 30m, pois vamos deslocar-nos a pé.
Para o lanche da manhã já se sabe, frutinha, mas terá que ser pêra ou maçã, pois vamos comer no regresso, pelo caminho...
Não se esqueçam!

Nota: E não se esqueçam também de continuar a votar no nosso hino, o que está, de momento (entre os vídeos da nossa escola), com melhores hipóteses de integrar os finalistas.
Mas será preciso um esforço conjunto final para lá chegarmos!
Vamos lá chegar aos 300...

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Contributos de peso para a nossa campanha!

São motivos de orgulho para todos nós!
Não só a "malta fixe" anda empenhada em divulgar o videoclip e pedir votos para o seu Hino da Fruta, também alguns amigos (reais e virtuais) o têm feito...
Senão vejam só...
  • A professora Anabela, do BLOGando n@ escola (dos nossos amigos dos Açores) iniciou a aula de TIC do 3º ano com a visualização do nosso hino, tendo depois os alunos votado, tal como pode ser lido no comentário que deixaram na postagem "Videoclip - o Hino dos Heróis da Fruta da Sala Fixe"
  • A mãe do Duarte fez-nos chegar por e-mail uma ideia ótima, que já seguiu para a direção do agrupamento e que, com a sua autorização, aqui se transcreve na íntegra:
Olá,
Tomei a liberdade de escrever estas palavras, porque estou deveras motivada (sim porque isto contagia) e empenhada para que Vila Franca seja uma das finalistas do projeto "Heróis da Fruta".
Apesar de a Sala FIXE já ter muitos votos (até ao momento a melhor posicionada para vencer em Vila Franca), receio não serem os suficientes para a seleção de um dos 20 primeiros lugares, isto porque há muitas escolas com uma votação bastante superior (mais turmas e mais comunidade escolar ou estratégias orientadas para o voto).
Acredito que a maioria da comunidade escolar de Vila franca já tenha votado e tenha feito diligências no sentido de pedir aos familiares e amigos para o fazerem também.
Nesta perspetiva dei comigo a pensar: Como é que se poderia angariar votos? Sim, porque não acredito que a votação/eleição dos hinos "Heróis da Fruta" esteja a ser feita só com base em critérios técnicos/pedagógicos. Sem dúvida que os trabalhos a votação são todos muito bons e merecem o nosso aplauso e respeito, mas cada um tenta "puxar a brasa à sua sardinha", o que é legítimo.
Deste modo, e ao entrar na página do Agrupamento vi que fazem referência ao projeto apelando ao voto. Ora aí ocorreu-me uma ideia (não sei se já está a ser feito). Que tal sensibilizar toda a comunidade do Agrupamento para que votem (na turma melhor posicionada para vencer ou em todas as turmas da escola, para que as crianças envolvidas se sintam motivadas para a implementação de projetos futuros) mas de uma forma mais pessoal, ou seja fazendo-o na própria escola nas aulas de TIC. Porque se pedirmos aos alunos para o fazerem em casa o resultado não será de todo igual.
Deste modo e se cada professor de TIC dispensar (uma única vez) cinco a dez minutos da sua aula para que cada criança cumpra este ato de cidadania, serão muitos os votos a contabilizar. Poderá dizer-se que isto não permite a liberdade de escolha individual, uma vez que se está a condicionar a votação, mas defende-se o patriotismo ao "valorizar e premiar" o trabalho desenvolvido pelos professores/colegas/familiares/amigos da sua comunidade escolar. Sim, porque é a comunidade escolar no seu todo que ganha!
Por isso, vamos VOTAR e garantir que uma das turmas de Vila Franca seja selecionada. Depois a tarefa cabe ao júri que avaliará, no seu conjunto, se merece ou não a vitória final. CLARO QUE MERECE!
Boa Sorte,
Esmeralda Barrosa
  • Também a educadora Leonor Albuquerque, do blogue Galega Encarnada (Jardim de Infância de Póvoa da Galega, Mafra) outra das nossas amigas virtuais, para além de vários apelos no Facebook, deu uma boa sugestão através de comentário deixado aqui no Bloguefólio:
Então e os 150 seguidores do blogue têm de votar! Vamos lá, pessoal!!!


Agradecemos ainda a:
  • Maria Bracons, que através do Facebook tem apelado à votação no nosso hino (apesar de ser educadora na escola que vai à frente no concurso, a EB1/JI Manuel Beça Múrias!) 
  • Raquel Rocha (mãe do Guilherme)
  • Graça Rocha (educadora em Viana do Castelo)
  • Raquel Amorim (educadora em Nogueira)
  • Gabriela Frias (educadora em Ourém - Leiria)
  • Maria Bé (educadora em Benedita - Leiria)
  • Patrícia Sousa (educadora em Vila de Punhe) 
  • Manuel Pinto (pai do Miguel)
  • Eunice Pratas (educadora)
  • Ana Sofia Ventura (educadora)
  • Cristina Carvalho (educadora)
  • Carolina Dores (educadora em Entroncamento)
por terem partilhado as nossas ligações nos seus murais... ;) e a tantos outros amigos que nos têm dado o seu incentivo através de "likes" e comentários na nossa página no Facebook!
Para todos, 20 beijinhos fixes!

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Em campanha...

Hoje conversamos bastante sobre o Carnaval e as novidades do Desfile Carnavalesco de Vila Franca, que parece ter sido muito animado... mas a conversa principal decorreu em torno da votação dos hinos da fruta.

Como ainda não tínhamos visto os hinos das turmas cá da escola, tiramos um bocadinho de tempo para o fazer e também para votar neles... sim,  acima de tudo tem que haver fair play!
Esperamos que façam o mesmo por nós, pois ajudando o hino que estiver com melhores possibilidades de integrar os 20 finalistas, poderemos ficar todos a ganhar!

Então elaboramos frases de campanha, tal como costumamos fazer para a eleição do presidente de sala/assembleia... como somos pequenitos, as frases são também pequenas e simples, mas vamos revelá-las, aos pouquinhos e na própria voz dos seus autores.
Aqui vai a primeira, a frase mais romântica de todas... 

João, 4 anos


Guilherme, 5 anos



(Votem no nosso hino, para ficarmos contentes) 
Beatriz, 3 anos



Tiago R. (4 anos) 



Rodrigo B. (4 anos)



Anita (3 anos)



(Votem no nosso hino porque é o mais lindo do mundo!)
Miguel (3 anos)



(Votem no nosso hino porque é o (mais) melhor de todos!)
Íris (4 anos)



Santiago (4 anos)

Esta postagem será atualizada à medida em que as frases forem sendo gravadas...

Então, que estão à espera? Votem e divulguem:
EB1/JI de Calvário, Vila Franca - Turma Sala Fixe

O segundo xaile...

Desta vez a opção da família do Tomás foi por elaborar um Xaile de Afetos, em vez de um Chapéu de Ideias...e fizeram muito bem, pois o livro "Surpresa, surpresa" ficou lindamente representado e nós gostamos muito desta surpresa!
Já está pendurado na nossa sala, junto dos restantes contributos no âmbito do projeto "Árvores de Leituras, Chapéus de Ideias e Xailes de Afetos".

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Precisamos de vocês... aí desse lado!

Àqueles que visitam o Bloguefólio, com quem partilhamos o nosso dia a dia, abrindo a janela da Sala Fixe para que possam espreitar e interagir, queremos pedir um favor...
Vá lá, não custa nada!
Entrem em  http://www.heroisdafruta.com/p/votar.html procurem o nosso videoclip,  identificado como EB1/JI de Calvário, Vila Franca - Turma Sala Fixe:
Também podem procurar pela localidade, nós estamos em:  ---Viana do Castelo---
Vejam/ouçam e, se gostarem, votem em nós!
Se tiverem dúvidas durante o processo, cliquem aqui: http://www.heroisdafruta.com/2012/02/como-votar-no-hino-da-fruta.html

Deverão inserir um endereço de e-mail, para que o vosso voto seja contabilizado!
O sistema de votação permite que cada votante (com endereço de e-mail válido confirmado) possa votar uma só vez em cada videoclip (podendo, no entanto, votar em mais do que um).

Assim estarão a contribuir para que o nosso hino tenha possibilidades de integrar os 20 finalistas, que competirão pelo prémio final, reservado às 3 turmas vencedoras a nível nacional: receber "O Dia dos Heróis da Fruta" na sua escola, uma iniciativa repleta de atividades para celebrar a importância da fruta na alimentação diária. As atividades serão dinamizadas por uma equipa de profissionais da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) e incluem aulas de culinária saudável, jogos pedagógicos e muita animação, com diversas mascotes infantis!  Não era tão fixe se viesse à nossa escola???

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Videoclip - O Hino dos Heróis da Fruta da Sala Fixe

Está aqui o vídeo, podem ir vendo e aprendendo o nosso hino!


A votação só terá início no próximo dia 20, segunda-feira, no site do projeto Heróis da Fruta, em http://www.heroisdafruta.com/

Dia de Carnaval

Todos muito bem fantasiados, chegamos à escola bem dispostos e animados...
Estávamos mesmo giros, não acham?





 Seguiu-se o Desfile pela freguesia, juntamente comas restantes crianças e adultos da nossa EB1/JI... visitamos a Creche e o Lar de Idosos, bem como a casa de um menino da EB1 que está doente. 





 Depois regressamos à escola, cansados, mas contentes!


Mascarados...

Eis o que preparamos na sala para o Carnaval (uma vez que hoje viemos todos devidamente disfarçados de casa, de acordo com a fantasia de cada um...) Máscaras, usando como base uma máscara lisa.
Todas elas corresponderam ao desejo expresso por cada um e podem não ter absolutamente nada a ver com os fatos que vamos vestir amanhã... entre Noddy's, Homens-aranha, Kitty's e princesas, temos vários animais, um príncipe e um índio!
Eis o processo de elaboração...
E os resultados finais, uma a uma:
Ficamos ou não janotas? Nem nos conseguem conhecer...

O Mocotó

Mocotó é um palhaço um bocado distraído... hoje chegou à sala pela boca da professora, sem livro, sem imagens, sem nada! 
A sua história conta que ele não sabia onde estava o seu nariz de bola vermelha e que ficou muito atrapalhado, pois estavam todos no circo à espera dele!
Mas tudo acabou em bem, as pulgas deram-lhe uma ajudinha...
Então o Mocotó descobriu o seu nariz no sítio onde deveria estar (na cara!) e foi fazer o seu número de risota.
Mas nós continuávamos sem saber como era afinal o Mocotó... e tivemos de descobrir por nós, com as nossas mãozinhas e a ajuda de um desenho ditado:

O Mocotó tinha uma cara muito redondinha como um círculo;
Tinha um nariz de bola vermelha no centro da cara;
Em cima do nariz dois olhos pequeninos;
Por baixo do nariz, uma boca a sorrir em forma de meia lua;
Tinha um chapéu com três biquinhos, em forma de triângulo;
E uns cabelos muito compridos;
Um pescoço e uma barriga, dois braços, duas mãos e cinco dedos;
Duas pernas que terminavam em dois grandes sapatões.

E cada um coloriu depois como mais gostou o seu Mocotó!
Ficaram mesmo divertidos... com balões, flores ou cornetas na mão, conforme a imaginação!



quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Receitas Saudáveis dos Heróis da Fruta

Aqui fica o nosso e-book, um livro digital com a compilação de todas as receitas saudáveis com fruta, enviadas pelos pais dos meninos e meninas da Sala Fixe...

Podem ver em página completa clicando acima em Open publication e também é possível imprimir as todas as receitas. Para fazer download clicar aqui.
Obrigada a todas as famílias que colaboraram enviando a sua receita!

;) Apanhados fixes # 9

Não havia água hoje de tarde nas torneiras da escola...
- Eu sei o que foi! - disse o Tomás muito entusiasmado - eu vi, quando vinha para a escola...
Estavam uns senhores a trabalhar lá fora!
- E então o que aconteceu?
- Foi um tubarão que entrou no tubo...
- O quê? Um tubarão?
- Mas os tubarões não cabem nos tubos, eles vivem no mar - disse o Tiago R.
- Não foi um tubarão, foi o trocodilo que mordeu o tubo e a água não sai...!

PHF - A opinião dos pais

Até à presente data recebemos as seguintes opiniões, por parte de pais / encarregados de educação dos meninos e meninas da Sala Fixe (esta postagem irá sendo atualizada conforme forem chegando mais opiniões):

Foi sem dúvida um projeto de louvar e que resultou muito bem! A fruta que o Tomás mais gostava era sem dúvida a banana, comia a maçã e a pêra mas sempre descascadas. Agora ele diz: - Mamã lava só, eu como com a casca. A laranja e a tangerina ainda são um problema para ele, pois leva imenso tempo a comer. No entanto, quando via o calendário da fruta, e era o dia da laranja ou da tangerina, não questionava. Porque sabia que todos os seus amigos também levavam e sem dúvida que isso ajudava muito. Saber que o grupo todo está a comer o mesmo torna-se mais fácil. Até seria bom continuarmos a seguir o calendário. Parabéns a todos os meninos que adquiriram hábitos saudáveis. Mãe do Tomás (4 anos)

Promover hábitos de vida saudáveis é sempre importante... considerei desde o início um bom projeto a abraçar. Todos os pais empenharam-se na tarefa e pelos vistos obtivemos bons resultados. O Santiago sempre gostou muito de fruta, por isso esta atividade foi encarada por ele de forma muito positiva. Estão todos de parabéns, agora o importante é continuar a comer fruta, privilegiando sempre a fruta da época...  Mãe do Santiago (4 anos)

Acho que são estas iniciativas que ajudam os nossos filhos a terem hábitos alimentares mais saudáveis. No entanto nós, pais, temos de continuar com este hábito saudável.
A Mariana sempre gostou muito de fruta, no entanto acho que ficou a gostar mais, ela logo de manhã já sabia qual era a fruta que tinha que levar! Mãe da Mariana (3 anos)

Eu achei esta iniciativa muito boa, porque é de pequenino que se criam hábitos, e foi elaborada de uma forma muito engraçada, o André falava do arco-íris das frutas. Agora pede para comer fruta e gosta de todas, apesar de as pedir partidas em cubos, mas o importante é que as come. Gostei muito mesmo. Mãe do André M. (3 anos)

Gostei muito deste projeto por ter incorporado um maior interesse pela fruta, levando-os a refletir sobre as diversas frutas que existem, as caraterísticas, cores, sabores, fazendo com que percebam qual a importância que tem o consumo da fruta. A Íris realizou a experiência e ganhou consciência crítica sobre a fruta. Todos os dias a Íris tinha o cuidado de ir à tabela e relembrava a mãe da fruta que tinha de comer. Mãe da Íris (4 anos)

Acho que esta iniciativa foi boa porque a Beatriz não gostava de banana e pêra e foi da maneira que começou a comer. Mãe da Beatriz (3 anos)

O Tiago já tinha o hábito de comer fruta no final das refeições. Este projeto contribuiu para que ele passasse a querer também levar fruta para o lanche, o que antes não acontecia. Por vezes colocava fruta na lancheira mas vinha para trás. Ele colocou o plano da fruta na porta da m´quina de lavar e teve sempre o cuidado de não esquecer. Mãe do Tiago A. (4 anos)


Achei que fosse um tema importante para todos os miúdos, porque a fruta é muito importante para a saúde dos nossos filhos e saudável e o meu educando em casa não era amante de comer fruta, só quando se lembrava e agora, desde que começou a levar para a escola, chega a casa e diz "mãe, dá-me uma peça de fruta para comer" e eu digo "come pão, ou iogurte" e ele responde-me "a fruta é que faz bem, mãe!" A minha opinião sobre o projeto Heróis da Fruta é muito boa. Mãe do Rodrigo P. (4 anos)


O projeto era magnífico! Foi, sem dúvida, um sucesso. Graças acima de tudo à Educadora que se envolveu e fez com que as famílias e as crianças também o fizessem. Ganharam os nossos filhos! Eles são os verdadeiros campeões heróis... O Duarte comia bem banana, tangerina e laranja. A maçã e a pêra só descascadas. Acontece que, em casa, tenho tentado que ele coma essa fruta com a casca mas rejeita-a (com os dentes vai descascando a casca e deita-a fora) acabando por não comer nada. Pergunto-lhe: "Fazes isso na escola?" - "Não! Como tudo!" (Pois, é nestas situações que eu digo que é mais fácil trabalhar com os filhos dos outros...). Mas, apesar do projeto ter terminado, vou tentar manter o mesmo lanche e espero que outras famílias o façam também. Parabéns pelo trabalho desenvolvido, isto porque envolver as famílias (todas) não é tarefa fácil, só se consegue com grande determinação, persistência e respeito pelo trabalho que desenvolvemos. Nota: Tinha deixado um comentário no blogue sobre o tema. Mãe do Duarte (3 anos)


Foi uma ideia excelente, a Anita continua a querer cumprir, o que é ótimo. Parabéns.
Mãe da Anita (3 anos)

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Resultados do PHF

Todos foram já pesados e medidos novamente, tal como estava determinado no Projeto Heróis da Fruta (PHF).
Foi tempo de constatar os efeitos deste processo e foi mesmo possível ver os resultados concretos destas seis semanas a comer fruta ao lanche da manhã (mas não só...)

De 1 a 20 todas as crianças, da mais velhinha à mais nova...
Todas registaram aumento significativo no peso e na altura, como se pode verificar pelos gráficos. Todas, sem exceção!
Valeu mesmo a pena aderir aos Heróis da Fruta! 
E o melhor é que continuamos a sê-lo, mesmo depois de terminado...
Para isso procuraremos seguir os 1o mandamentos de um Herói da Fruta que já preparamos para levar para casa:


Chapéus há muitos...

E há mesmo... até já chegaram mais dois, enquadrados no Projeto "Árvores de Leituras"!
Este veio da casa do Rafael e é sobre o livro "Todos no sofá"...


Este chegou-nos da casa do Rodrigo B. e aborda o livro "Surpresa, surpresa"...


Mais duas bonitas e criativas surpresas para a Sala Fixe...
Temos muita sorte por ter uns pais assim ;)

Dia de rastreio

Tal como aconteceu no ano letivo anterior, fevereiro é mês de Educação para a Saúde.
Hoje foi a vez dos nossos olhinhos serem rastreados por uma optometrista da Alain Afflelou de Viana do Castelo, que colabora com a EB1/JI nesta atividade do Plano Anual do estabelecimento.
Foram realizados dois testes às crianças do JI: 
- O Cover Test, que pretendeu detetar tropias (estrabismo) e forias (desvio ocular)
- A Retinoscopia Modificada, com recurso a lentes - 2.00, + 2.00 e + 4.00 para detetar hipermetropia (dificuldade de ver ao perto) e miopia.
Colaboramos todos muito bem (como podem ver pelas imagens) e os resultados foram muito positivos... 
Brevemente levaremos para casa a informação respeitante a cada um, para que todos os encarregados de educação dela possam tomar conhecimento.
Muito obrigado ao Sr. Paulo Azevedo pela sua disponibilidade em colaborar, pelo segundo ano consecutivo, neste rastreio preventivo a todas as crianças da EB1/JI.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

O amor... visto pela "malta fixe"

A verdade é que já todos sabiam que hoje era Dia dos Namorados, por isso a conversa matinal não podia fugir ao tema. 
Mas afinal, o que é isso de amor? de namorar? de estar apaixonado? (risos)
Aqui fica a transcrição do diálogo:
- Amor é namorar, quando achamos que as pessoas são bonitas...
- Não, as pessoas feias também podem ter amor e podem casar!
- Amor é corações!
- É dar beijinhos...
- É dar um abraço a quem nós gostamos; o coração fica gordo!
- O amor está no coração.
- Está no corpo todo!
- Não está nada, não está nos ossos...
- O coração bate de força quando gostamos de alguém.
- Eu tenho uma bola grande no meu coração!
 - Tótó...
- No coração não tem bolas... tem sangue, eu sinto!
- Eu tenho uma árvore no meu coração e pica! 
- O amor é balões...
- Não é nada, é como o sol... é quentinho, aquece como a nossa luzinha do coração!
- O amor é vermelho!
- Não, é preto...
- O preto é de monstros, se fosse preto não havia amor...
- O amor é o pai e a mãe e o que sentimos por eles.
- E o pai e a mãe também sentem amor por nós!
Chegamos depois à conclusão que as crianças só têm namorados a brincar, os verdadeiros namorados são mesmo... os nossos pais!
Daí decidimos levar uma pequena lembrança para lhes oferecer, mas como o tempo está "apertado" porque o Carnaval se aproxima, tinha que ser algo simples e rápido.
A professora deu uma ajudinha com uma ideia marota e, num instante, ficou pronto o nosso aviso de porta. 
Já sabemos que quando estiver pendurado na porta do quarto dos pais não devemos entrar!
Temos que bater ou pedir licença...
Terminamos o dia com uma história alusiva à festividade: "O sapo apaixonado"...
Finalmente preparamos o envelope para o aviso de porta... uns quiseram decorar com beijinhos de baton e outros fazer corações com impressão digital. Ficaram muito românticos!
Oxalá os papás e mamãs gostem muito desta surpresa...

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Mimos ;)

Em dia de aniversário, uma surpresa logo pela manhã: bateram à porta da sala, quem seria? Eram os meninos do 1º ano, que começaram logo a cantar os parabéns... no final entregaram o seu presente:
Lindo e muito significativo... gostei mesmo muito do vosso gesto.
Obrigada a todos e ao professor Hélder pela simpatia!

Mais tarde todos os pequenos e crescidos do JI partilharam um bolo de chocolate, com direito a "parabéns", aferriá e foguetes (mas como eram muitos os anos, deitamos um foguete só...;) Distribuíram-se beijinhos e abraços e o dia terminou assim:
Com muito frio, mas um coração quentinho!

O Tristoleto... reinventado!

Começamos o dia com o livro "O palhaço Tristoleto" de Lourdes Custódio... 
através de uma adaptação feita pela nossa educadora para todos vermos no computador.
Depois de conversarmos um pouco sobre a história, fizemos o registo gráfico.
Olhem só alguns dos nossos Tristoletos reinventados:







Também ficamos a saber que amanhã é o Dia dos Namorados...
Mas ainda vamos ter que conversar acerca deste assunto!

domingo, 12 de fevereiro de 2012

469 é fixe ;)

469 é o total de porções de fruta consumidas pelos meninos e meninas da Sala Fixe ao longo das seis semanas de implementação do Projeto Heróis da Fruta - Lanche Escolar Saudável.
Aqui se incluem todas as porções de fruta consumidas pelas crianças presentes, em todos os dias destas semanas, sendo que algumas conseguiram atingir o total máximo de 29 por criança. Apenas quem faltou durante este período de tempo (e foi um número significativo de crianças, por causa de uma virose) não conseguiu atingir esse total. Não ficamos muito distantes dos 580 possíveis... e queremos agradecer a todos os pais que connosco colaboraram!

Por isso...
Somos, sim senhor... mesmo que não ganhemos nada neste concurso, ganhamos o mais importante: um bom hábito!

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Ainda Miró...

 E a sua influência nas representações gráficas...



  (L., 3 anos)
(R., 4 anos)
São evidentes os progressos ao nível da utilização da cor e da criatividade colocada das representações, ora mais abstractas ora mais realistas.
Afinal, estamos a falar de crianças de 3 e 4 anos!

Diário Bloguefólio

Porquê e para quê um Blogue-Portefólio?

Uploaded on authorSTREAM by jusousa | 

De onde nos chegam amigos