Matematicando... com um vendedor de castanhas

Dia de caixinha das surpresas é sempre uma animação, ainda para mais que hoje trazia visitas... ou melhor, adereços para um visitante!
De lá de dentro saíram: um boné, um colete, uma gravata e um saco de castanhas.

Foi assim que, de um momento para o outro, a nossa professora se transformou num verdadeiro "vendedor de castanhas", só lhe faltava um bigode! 
Até fotografamos o "velhote"...
Mas quando viu que ninguém tinha trazido dinheiro para poder vender as castanhas,  teve mesmo que as dar... e deu-as assim desta maneira 

Ao 1º menino (Santiago) deu 2 castanhas
Ao 2º menino (Rafael) deu as mesmas do 1º (2) e + 2 castanhas
Ao 3º menino (Miguel) deu as mesmas do 2º (4) e + 2 castanhas
Ao 4º menino (André P.) deu as mesmas do 3º (6) e + 2 castanhas

Depois estivemos a descobrir:
- Quantas castanhas recebeu o 1º menino?
- 2
- E o 2º?
- 4
- Quantas castanhas recebeu o 2º menino a mais do que o 1º?
- 2
- E quantas castanhas recebeu o 3º menino?
- (Foi preciso contar) 6
- Quantas tinha a mais do que o 2º?
- Hum...
- Se quisemos dar o mesmo número de castanhas aos dois meninos, o que temos que fazer?
- Tirar 2 castanhas ao Miguel, ficava igual ao Rafael com 4
- Então quantas castanhas tinha ele a mais?
- 2

De seguida associamos os algarismos às diferentes quantidades de castanhas:
E ainda registamos esta situação-problema (os finalistas).
Eis alguns dos registos elaborados livremente por cada um:








Na descrição do seu registo todos souberam responder às questões que já anteriormente tinham sido colocadas... e mais, conseguiram também descobrir o padrão constante:
As mesmas castanhas do menino anterior e mais 2!

Assim trabalhamos diversas noções matemáticas, algumas bem complexas: mais que, menos que, igual a, números ordinais (1º, 2º, 3º e 4º) os cardinais (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8), adição, subtração e padrão.

E logo o vendedor de castanhas se foi embora, despindo o colete, tirando o boné e a gravata...
Claro que estes serviram logo para diversas brincadeiras de faz-de-conta que sou "vendedor de castanhas" ;-)
Esta situação-problema foi partilhada pela professora Graça, dos amiguinhos de Monserrate. O trabalho colaborativo docente dá sempre bons frutos e neste "toma lá, dá cá" todos crescemos!

Comentários

  1. Gostei muito, muito! É neste "estar" que eu me revejo! Beijinhos!Raquel Amorim

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  2. Bom dia!
    Querida Juca (permita-me cumprimentá-la desta forma), vir ao seu cantinho virtual, é uma aprendizagem constante. É bom ver os sorrisos, a boa disposição que oferece aos mais pequenos, mas a excelência na qualidade pedagógica que aplica, é mesmo de uma generosidade muito positiva.
    Parabéns!
    Laura

    piratinhanoji.blogspot.com

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