Matemática, histórias e canções

Começamos o dia contando as novidades e relembrando o magusto, que registamos em desenho, como estamos habituados a fazer com as vivências mais importantes.
Depois, também porque é segunda-feira, seguiu-se a rotina semanal, uma história, já partilhada no PRÉ Histórias:

Veio na continuidade daquilo que vamos vivenciando... temos assistido a algumas dúvidas no sentido de número, nomeadamente na associação da quantidade ao algarismo. 
Por isso vamos aprofundar um bocadinho a questão, através de atividades interessantes que captam o nosso interesse e nos motivam para aprender!

Foi o caso desta história, que a professora elaborou para nós e que gostamos muito de conhecer. Através dela conseguimos reconhecer todos os números e diferenciá-los das letras e também fomos capazes de associar letras a palavras começadas pelas mesmas!

Terminamos a análise desta história fazendo uma comparação entre os números, as letras e os meninos da Sala Fixe...
- Quando jogamos futebol somos parecidos com os números, ficamos zangados...
- Mas quando estamos na sala somos como as letras, amigos uns dos outros.


Ainda tivemos um bocadinho de tempo para aprender uma canção muito engraçada que a nossa amiga Alda, lá nos Açores, partilhou no seu novo blogue, dedicado a canções para meninos e meninas de jardim de infância. Chama-se "O resto são cantigas"


Aqui fica a letra, para quem quiser ensaiar lá em casa:

Refrão:
Dum bi dari dum , Dum bi dari dum, Dum bi dari dum...


Eu sou o 1 e gosto de atum
Eu sou o 2, fui passear com bois
Eu sou o 3 e não falo chinês

Eu sou o 4 e vi um macaco
Eu sou o 5 e agora já não brinco
Eu sou o 6 e gosto de reis

Eu sou o 7 e gosto de omelete
Eu sou o 8 e gosto de biscoito
Eu sou o 9 e agora já não chove

Eu sou o 10, vamos bater os pés
Eu sou o 11 e ouvi um sino de bronze
Eu sou o 12, não gosto que a mosca pouse


Comentários

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.