Letras, palavras e rimas com frutas

As atividades fonológicas começam a ter maior sucesso junto da malta fixe...
Como estão todos a ficar crescidinhos, já conseguem manter a atenção durante mais tempo e permanecer na tarefa com maiores níveis de envolvimento, o que permite realizar atividades mais ambiciosas. Foi o que aconteceu...
Um jogo simples, uma proposta informal no tempo de atividades e projetos, na área de jogos da mesa:
 O material era simples, cartões com nomes de frutas e letras para os completar, com o pormenor de em cada letra que compunha determinada fruta se encontrar uma pequena imagem da mesma.
E foi num abrir e fechar de olhos que a equipa de trabalho (como gostam de se chamar, cada vez que realizam um trabalho colaborativo) completou o desafio!
Depois ainda aceitaram outro: colocar os cartões por ordem, da palavra com mais letras até à palavra com menos letras... eis o resultado:
E ainda descobriram rimas para algumas frutas, tendo efetuado o registo com sucesso. E foi a Mariana (de 3 anos) quem colou todas as imagens!
Entretanto já houve que acrescentar novas palavras que se foram descobrindo...

Comentários

  1. Olá amigos.
    Vejo que também andam ás voltas com as rimas. Nós todos os dias descobrimos rimas novas e tem sido muito divertido!
    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Está muito bem, mas Papá ... parece que não... ;)
    Nós temos umas árvores: a "Árvore do L", a "Árvore do T" e por aí ... e quando queremos fazer versos recorremos às "Árvores" à procura das palavras que rimam.

    Bjs, Fixes

    ResponderEliminar
  3. Olá Leonor,

    Pois, os meus meninos são pequeninos e para eles papá soa como maçã, apesar de a terminação da palavra não se escrever da mesma maneira. Por isso tive que aceitar... ;)
    Essa da ideia das árvores parece-me muito fixe!

    Bjs, Juca e Sala Fixe

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.