Procurar no Bloguefólio:


Widget UsuárioCompulsivo

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Com folhas de Outono...

Fizemos diversos trabalhos "exploratórios"... e que grandes "explorações" (bem coloridas) eles nos proporcionaram!

Usamos a tinta e o pincel (muitos de nós pela primeira vez) e aprendemos alguns "segredos" que essas atividades escondem, como:
  • devemos vestir uma bata de pintura para não sujarmos a roupa com tinta...
  • depois vamos buscar a folha de papel à gaveta (sendo que na primeira está o papel de desenho e na segunda o de pintura e colagem - o que não é nada fácil para os 2/3 anos)
  • ao usar as tintas, devemos escorrer o pincel na beirinha do copo para não pingar...
Com as tintas fizemos impressão de folhas e silhuetas de folhas.
Ora vejam (e oiçam o Outono de Vivaldi):


Mas também usamos os materiais de desenho: lápis de grafite e lápis de cor, para desenhar folhas, fazendo o seu contorno...


E com lápis de cera produzimos texturas de folhas...
 

E é de coisas assim, pequeninas e importantes, que se têm feito os nossos primeiros dias de Outono!


segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Para pensar...

Porque não só de notícias da Sala Fixe se faz o Bloguefólio... aqui fica um texto para pensar:



12 coisas que faz um(a) bom(boa) professor(a)...

1. Cumprimenta-me em cada dia
Deseja-me um “Bom-dia” pela manhã e despede-se de mim dizendo “Até amanhã”.

2. Sorri
Quando olha para mim, deixa-me ver felicidade nos seus olhos.

3. -me atenção
Senta-se e conversa comigo (só comigo), nem que seja só por um segundo...

4. Imagina comigo
Ajuda-me a sonhar com coisas que posso ser capaz de fazer e não só com aquelas que tenho que fazer logo a seguir.

5. Propõe-me tarefas desafiadoras
Mostra-me como fazer, ensina-me o que fazer.

6. Interessa-se por mim
Pergunta como foi o meu fim de semana, um jogo que joguei, um sítio que visitei...
Isso mostra que se interessa pela minha vida.

7. -me tempo
Tempo para me apropriar das coisas, tempo para pensar, para refletir, processar, brincar.

8. Exige de mim
Não me deixa fazer menos, se sabe que sou capaz de fazer melhor. 
Responsabiliza-me por ser o melhor que eu consigo.

9. Repara em mim
Dá-me um reforço positivo sempre que faço alguma coisa bem feita.

10. Deixa-me fazer perguntas
Mesmo que lhe pareçam fora do assunto… mesmo que lhe pareçam fora do contexto. 
Isso mostra que sou curioso, que estou a pensar em novas possibilidades, que quero aprender mais. Deixa-me ter a oportunidade de questionar o que não sei, não só de falar do que já sei.

11. Envolve-me
Eu vim até aqui com vontade de aprender. Mantém-me motivado, a querer sempre aprender mais.

12. Confia em mim
Acredita que eu consigo. Dá-me uma oportunidade de mostrar o que sou capaz!
____________________________________
Traduzido e adaptado por Maria Jesus Sousa (Juca) de:
Angela Mayers (educadora e formadora), ao longo de 20 anos foi perguntando aos seus alunos, no início de cada ano letivo, o que é mais importante num professor, ou seja, o que mais apreciavam num bom professor, ou como ser melhor professor... estes foram os resultados.

domingo, 25 de setembro de 2011

E atrás da Capuchinho...

... veio o lobo mau, tal como conta a primeira história que ouvimos este ano "A menina do Capuchinho Vermelho" na hora da história.

Estivemos muito atentos e no final, com alguma ajuda, conseguimos recontar a sequência toda!

Depois fizemos um jogo "À descoberta do vermelho"... e encontramos tantas coisas vermelhas!

Mais tarde, fizemos novamente carimbagem (gostamos tanto da primeira experiência, que todos quiseram repetir) desta vez com materiais novos: carimbos de formas diferentes (coração, caracol, triângulo, meninos, animais, etc.) e rolos de pintura.

Usamos a cor vermelha... e aqui estão algumas produções:


E aqui está o como fizemos:

sábado, 24 de setembro de 2011

Fixes... somos todos nós!

Por isso fizemos o Cartaz dos Fixes para a porta da nossa sala...


Fizemo-lo com a técnica da carimbagem, usando a cor amarela (tem que ser, professora, os fixes são todos amarelos!)

Divertimo-nos a criar o círculo e depois a fazer-lhe a cara... de uma forma muito simples, pois somos (quase todos) muito pequenitos!

Ficaram o máximo, não acham?

Mas, mais do que o produto final, vale a pena ver o processo criativo... 
Ao vivo e a cores, aqui fica:

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

;) Apanhados fixes #3

De regresso à sala após o intervalo de almoço, diz a Íris:
- Tenho fome!
Perguntei-lhe:
- Então, não comeste tudo ao almoço?
- Comi...
- E não achas que ainda é um bocadinho cedo para ter fome?
- Mas é que quando eu acabei de comer tudo ainda tinha fome... mas não era fome para comer mais comida.
- Então?
- Era assim fome... de lanche! 
 - Fome de lanche?
- Sim, queria comer o meu pãozinho!

Perguntas...

Todos os dias descobrimos coisas novas, interesses, capacidades e até conversas que nos enchem de espanto, mesmo com um grupo de médios-pequeninos.
Desta vez jogamos às "perguntas difíceis"... daquelas que fazem pensar.
Observem algumas das respostas:

Porque acham que as crianças vem ao jardim de infância?
- Para aprender coisas...
- Para brincar...
- E para trabalhar!
- Para aprender músicas...
- Para ter amigos!
- Para fazer tarefas...
- Para tomar o leite...
- Para ler e escrever.

O que deve fazer a professora na sala?
- Fazer coisas com os meninos...
- Brincar...
- Ensinar...
- Cantar...

E os pais? Porque não vem eles ao jardim de infância?
- Ora, porque vão trabalhar e têm que ir para o trabalho deles!

São pequenitos, sim, senhor, mas têm já ideias bem "grandes"!

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Primeiras experiências, novas sensações

Simples, mas muito necessárias nestes primeiros dias, as atividades de manipulação e experimentação de novos materiais, dão a conhecer novas texturas e sensações...

Foi o caso da massa de farinha, que fizemos pela manhã, misturando farinha, água e também um pouquinho de sabonete líquido e corante. Ficou cor de rosa e muito cheirosa, agradável ao toque e ao cheiro...

Depois manipulamos, exploramos, descobrimos... enfim, brincamos.
E entre bolas, cobras, chouriçoshambúrgueres, pizzas, caracóis e outras coisas mais (a fazer de conta) que modelamos... aprendemos a brincar!

Ora espreitem lá...


segunda-feira, 19 de setembro de 2011

;) Apanhados fixes #2

Hoje, um bocadinho de plasticina apareceu misturada (duas cores). 
Os meninos médios já sabem que não devem misturar as cores, pois no final fica tudo cinzento e feio...
O Tiago A. veio mostrar-me o que tinha acontecido:
- Juca, olha, foi o Santiago...
Resposta pronta do visado:
- Não, não fui não...
Mas o Tiago A. insistiu:
- Foste, foste, que eu vi-te!
E a defesa do Santiago, logo de seguida:
- Mas eu não vi-me!


domingo, 18 de setembro de 2011

;) Apanhados fixes...

O Miguel é o mais pequerrucho da sala, mas nem por isso deixa os seus créditos por mãos alheias"! 
Num destes dias, estava ele sentado na mesa grande a escolher um balão e não conseguia decidir-se pela cor... 

Olhei para os balões e reparei que faltavam algumas cores, entre elas o vermelho (o irmão do Miguel é um grande benfiquista ;) 
Fui buscar as cores em falta e coloquei na mesa, pensando que assim iria resolver o problema do Miguel. 
Mas não, ele continuou indeciso. 

 Decidi então conversar com ele:
- Então Miguel, qual é a cor que gostas mais? 
(Nenhuma reação). 
 Passados uns momentos arrisquei perguntar-lhe: 
- Tu não és do Benfica como o Pedro e o pai? 
Virou-se para mim de sobrolho franzido e disse: 
- Não! 
- Então? És do Porto, como a mãe? 
Novamente: 
- Não! 
Dali a um bocadinho o Miguel pegou num balão amarelo.
- Boa, Miguel, já decidiste! Diz-me lá, afinal qual é o teu clube? (estava mesmo curiosa...)
Olhou para mim e disse convicto:
- O Beira-mar, é amarelo!

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

E já vão 3...

Este foi o primeiro dia completo na Sala Fixe...
E correu (mesmo) muito bem:

- Os nossos "fixes" do ano passado estão mais crescidos (e mostram-no bem)!
- Os "fixes" mais recentes, apesar de bem pequenitos, estão a adaptar-se a esta nova realidade, mas estão a fazê-lo sem lágrimas e com harmonia, o que é mesmo muit'a FIXE!

Hoje o nosso dia incluiu algumas canções divertidas para darmos "Bom dia", entre as quais esta de que gostamos muito (vamos lá a treinar em casa, para cantarmos de novo segunda feira):


Seguiram-se atividades em todas as áreas da sala... sempre muito animadas!

O intervalo, o almoço e o recreio foram também momentos bem passados (A primeira refeição na escola é sempre um momento marcante, mas correu tudo muito bem).

A tarde foi de "festas", porque dois meninos da Sala dos Amigos comemoraram o seu aniversário, o Telmo e a Diana. Houve dois bolos para partilhar, depois de cantarmos os parabéns e atirarmos os respectivos "foguetes"...

Foi assim:

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Dia 2...

Hoje recebemos na Sala Fixe não só os "caloirinhos", mas também os "mais experientes", os meninos de 4 anos que entraram no ano passado.
E que crescidos que estão!

Foi tempo de nos conhecermos, por isso começamos por sentar ao redor da mesa grande para nos apresentarmos, dizendo o nosso nome e idade. 
Com mais ou menos vergonha, falando ou usando os dedos, todos conseguimos fazê-lo.

Depois brincamos nas áreas da sala... adoramos explorar a plasticina de cores!
Com ela fizemos moldes, cobras, caracóis...

Também tiramos fotografias, um por um... ficamos mesmo fixes!

Depois foi tempo de arrumar e lanchar e todos colaboramos como gente grande!

Seguiu-se o recreio, que é sempre um momento de convívio alargado com os amigos da sala do lado e com os das restantes salas da escola, 1º, 2º, 3º e 4º ano.



quarta-feira, 14 de setembro de 2011

E uma surpresa para começar bem...

E o docinho foi um chupa-chupa!
(mas os 8 beijinhos recebidos foram bem mais doces...)

O primeiro de todos os dias...

Foi hoje...
E apesar de algumas "carinhas de caso" (sono? vergonha? receio?) à chegada, a coisa não correu nada  mal: oito pequenitos chegaram de novo à Sala Fixe e foi muito agradável (e calma...) a nossa manhã:
Demos as boas vindas à Anita, à Leonor, à Mariana, à Beatriz e à Íris e também ao Duarte, ao Mateus e ao Miguel (o nosso mais pequenito, de apenas 2 anos).

Guardamos os nossos pertences, brincamos nas áreas da sala e todos ajudaram a arrumar quando chegou a hora, depois foram à casa de banho direitinho (evitando "acidentes"...) para nos dirigirmos à cantina, onde estavam os restantes "caloiros" à nossa espera  (os meninos e meninas da Sala dos Amigos e da Sala do Primeiro Ano). 

Por esta altura, paizinhos, mãezinhas, irmãos e avós, já todos tinham ido à sua vida... ;)

Então lanchamos bolinho de chocolate e leite escolar e fomos lá para fora, para o recreio, esticar as pernas, conhecer o espaço ao ar livre e brincar. 

Terminamos com o jogo da teia, que reuniu todos os "caloiros" numa grande roda na relva, onde o novelo foi passando de mão em mão, conforme todos iam dizendo o seu nome e a sua sala. No final, a teia estava toda entrelaçada, tal como acontece com a amizade que, a partir de hoje, nos vai unir.

Ora espreitem lá (só um bocadinho) neste slideshow:




Fixe, não?

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Há escolas...

Há escolas que são gaiolas e escolas que são asas...
 
"Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo.
Pássaros engaiolados são pássaros sob controle.
Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser.
Pássaros engaiolados sempre têm um dono. 
Deixaram de ser pássaros.
Porque a essência dos pássaros é o voo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados.

O que elas amam são pássaros em voo.
Existem para dar aos pássaros coragem para voar.
Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros.
O voo não pode ser ensinado.
Só pode ser encorajado.
"

Rubem Alves (texto partilhado em Interactic 2.0, por José Paulo Santos)


E nós, como queremos a nossa escola?

Neste novo ano que se inicia, preparámo-nos para mais uma viagem... 
São, de facto, novos voos para muitos de nós!
Mas não queremos de voar de forma solitária...
A força é o colectivo, por isso vamos voar em bando.
Teremos a companhia de passarinhos alegres, chilreantes e coloridos.
Todos diferentes, pois é na diversidade que reside a nossa maior riqueza.
Cada um leva consigo aquilo que é e também o que pode vir a ser... 
Todos dispostos a colaborar para um objectivo comum: chegar ao destino.
E chegar da melhor forma possível, com o "papinho" cheio de coisas boas...
E com as asas cada vez mais livres e fortes para continuar a voar!

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Informações importantes

Informam-se todos os pais e encarregados de educação das crianças inscritas que na próxima 6ª feira, dia 9 de setembro, pelas 18h, se realizará uma reunião geral para lançamento do ano lectivo 2011-2012.

A reunião constará de duas partes:
- A primeira será realizada em conjunto com o primeiro ciclo, para abordagem das questões comuns;
- A segunda decorrerá na sala, onde serão tratados assuntos específicos de cada grupo/turma, com o respectivo docente.

Contamos com a vossa presença, pois cada um é uma peça fundamental neste "puzzle" da Educação!

Mais se informa que as actividades lectivas se iniciarão na próxima semana, sendo dia 14 (quarta-feira) o início para todas as crianças que vêm pela primeira vez (apenas de manhã) e dia 15 também para todas as que já frequentaram a instituição (também durante a manhã). A partir de sexta-feira, dia 16 de setembro, o horário será o habitual.

Diário Bloguefólio

Porquê e para quê um Blogue-Portefólio?

Uploaded on authorSTREAM by jusousa | 

De onde nos chegam amigos