Procurar no Bloguefólio:


Widget UsuárioCompulsivo

quarta-feira, 30 de março de 2011

Não é preciso dizer mais nada, pois não?

Parece que o "pica, pica, coça, coça" chegou à nossa Sala... o que não é nada Fixe, mas acontece!

Por isso, muita atenção às histórias que aqui vão:

O Zé do Boné:


João e os piolhos 


Um assunto um pouco "feio", abordado numa bonita canção...



Para terminar, mais informação:

- Guerra ao piolho (artigo informativo)

- Paranix (apresentação pronta a usar e folheto informativo)

- Quitoso (informações várias)

E agora, toca a ver as cabecinhas todas e a tratar aquelas que precisarem...
Pais, contamos convosco!

terça-feira, 29 de março de 2011

Afinal...

Depois de conhecermos esta história que está no Pré Histórias...


... as nossas ideias sobre a Páscoa, que ontem estavam um bocadinho baralhadas, ficaram bem mais claras...

Afinal, nas palavras ditas por um dos mais crescidos, Páscoa é:
- A festa da vida, porque Jesus morreu, mas ressuscitou.
E o que quer dizer ressuscitou?
- Libertou-se da morte e viveu! 
E um dos pequenitos acrescentou:
- Ah! Por isso é que na Páscoa damos um beijinho na cruz do Jesus na casa da avó...

Amanhã vamos tentar descobrir o que é que o coelhinho e os ovos de chocolate têm a ver com tudo isto...

segunda-feira, 28 de março de 2011

Ideias baralhadas...

- É uma festa! (Guilherme)
- Quer dizer que está a chegar aí o dia dos ovinhos de chocolate... (Simone)
- Na Páscoa temos que encontrar os ovos escondidos! (Tomás L.)

E o que se festeja na Páscoa?
- Hum...
Vamos lá a pensar... no Natal, por exemplo, o que é que se festeja?
- O Pai Natal!
- Não, o Natal é porque nasceu o Jesus! (Pedro)
Pois é, por isso se festeja o Natal e na Páscoa acontece algo parecido... também tem a ver com o Jesus. Alguém se lembra o que foi que lhe aconteceu na Páscoa?
(silêncio...)

Parece que as nossas ideias estão um bocadinho baralhadas... mas vamos guardar na cabecinha que não é por causa do coelhinho que há Páscoa, é por causa da Páscoa que há o coelhinho! Combinamos então conhecer durante esta semana a "Verdadeira história da Páscoa" e a "Lenda dos ovos", para ficarmos com as ideias certas na nossa cabeça.

Mas, entretanto, hoje a professora já tinha planeado outra história para hoje, dia dessa rotina:
Estivemos atentos e gostamos muito de conhecer o Vivinho, a sua família e os seus amigos. No final recontamos e fizemos o registo... querem ver como já somos capazes de desenhar?(antes alguns meninos só sabiam riscar, mas agora já cresceram e começam a conseguir desenhar)



sexta-feira, 25 de março de 2011

Festa da Primavera

Foi hoje!

As crianças que frequentam os jardins de Infância de Vila Franca (2 salas), Sub-portela (1 sala), Cabedelo (1 sala) e Srª da Oliveira (4 salas) juntaram-se todas, com as suas educadoras e assistentes, para comemorarem a chegada da Primavera.

O tempo estava inseguro, por isso ficamos algum tempo no espaço exterior da Srª da Oliveira, antes de arriscarmos a caminhada até à beira-rio... entre as brincadeiras no parque (que alegria!) e o lanche, o tempo compôs-se e permitiu a deslocação a pé até à margem sul do rio Lima, de onde se vê uma bela paisagem da nossa cidade...
Observamos barcos e até lampreias, pois estamos na época delas.

De regresso à Srª da Oliveira fizemos um almoço piquenique (pão com panado e alface, banana e uma fatia de bolo de laranja) e colocamos os nossos painéis à entrada da escola, para todos verem.

De tarde decorreu o espectáculo-surpresa:
Todas as salas prepararam uma apresentação para os restantes colegas e foram todas muito bonitas.
Nós optamos por cantar e mimar a canção "Gosto de flores", juntamente com a Sala dos Amigos e recebemos muitas palminhas...

O tempo passou depressa e logo chegou a hora de regressar.
Mas não sem antes trocarmos os presentes que cada sala preparou; o nosso, lembram-se, eram as borboletas de origami e foram entregues à sala da educadora Isabel, que esteve aqui no jardim no ano passado; em troca recebemos uns bonitos colares com medalhas de massa comemorativas deste dia.

Voltamos cansados, mas contentes, foi muito bonita esta nossa primeira Festa da Primavera!
 Vejam as imagens:

Your pictures and fotos in a slideshow on MySpace, eBay, Facebook or your website!view all pictures of this slideshow



Queremos aqui deixar os nossos parabéns e agradecimentos à educadora Zinha (coordenadora de departamento do Pré-escolar) por ter sido incansável no apoio e na organização, para que tudo corresse como correu: o melhor possível!

quinta-feira, 24 de março de 2011

Num painel de pano cru...

...junto com os colegas da Sala dos Amigos, pintamos a Primavera, pé ante pé... mão na mão...


Create your own video slideshow at animoto.com.



Amanhã será dia de festa... se S. Pedro ajudar, é claro!

quarta-feira, 23 de março de 2011

Borboletas!

Na próxima sexta-feira realizar-se a Festa da Primavera, que reunirá todos os jardins de infância do Agrupamento. É o que temos estado a preparar...
  • Ensaiando e coreografando uma canção para apresentar aos outros meninos;
  • Pintando um grande painel de Primavera para expôr;
  • Fazendo um origami (dobragem de papel) para uma troca de lembranças.
Comecemos pelo fim, o origami.
Tinha que ser simples, para que os meninos pequenos o pudessem fazer, por isso optamos pela borboleta:
  • usamos filtros de café, que colorimos com marcadores; 
  • depois deitamos álcool em spray e assim a tinta diluiu-se e misturou-se, criando efeitos surpreendentes;
  • pusemos a secar;
  • recortaram-se quadrados e fez-se a dobragem do origami: dois quadrados, duas asas de borboleta e o centro do filtro fez o corpo;
  • tudo agrafado, pintamos dois olhinhos às nossas borboletas.
Foi assim:

Your pictures and fotos in a slideshow on MySpace, eBay, Facebook or your website!view all pictures of this slideshow


Olhem só o resultado final:
Os nossos colegas dos outros jardins vão gostar, não acham?

terça-feira, 22 de março de 2011

Plantar árvores... e livros

Como o tempo não estica e vale mais tarde do que nunca, hoje plantamos uma árvore no recreio da escola. Era um pequeno pessegueiro.

Depois de abrir o buraco na terra com a enxada, a Celeste e a Rita foram buscar composto ao nosso compostor, para a ajudar a ficar forte e saudável, com a força desse adubo.

Depois foi bem regada e vai crescer muito bem acompanhada... por todos os meninos e meninas da nossa EB1/JI.



Your pictures and fotos in a slideshow on MySpace, eBay, Facebook or your website!view all pictures of this slideshow


Ainda tivemos oportunidade de ver uma nova história que a nossa professora colocou no Pré Histórias e que foi elaborada para comemorar a Semana da Leitura do PNL (Plano Nacional da Leitura), que tem como tema a floresta.

 
 
Através dela percebemos muitas coisas, entre as quais que as folhas podem ser de árvores ou de livros e que umas provêm das outras, ou seja, que as árvores servem para produzir o papel com que são feitos os livros.  

Por isso é importante tratá-los bem, não os estragar e  também não desperdiçar papel, para que não seja necessário cortar ainda mais árvores. 

Ainda vimos que o papel desperdiçado que é deitado no ecoponto vai servir para fazer papel novo (reciclado) e que assim se evita também o corte exagerado de árvores na floresta.

Como vêem, foi uma tarde recheada de aprendizagens importantes!

English lesson

A propósito da Primavera e do estado do tempo, recebemos visitas hoje de tarde :

- Hello, my name is Sandra, what is your name?

E toda a gente - mesmo a mais pequenina - se apresentou, respondendo a esta pergunta com o seu nome. Foi assim  que a prof. Sandra (tia do Tomás L.) e a D. Isabel (mãe)  chegaram para mais uma actividade no âmbito da iniciativa "Estar juntos na Sala é Fixe".

Foi uma actividade muito apelativa e agradável, onde todos se mantiveram atentos e interessados. Apesar de inicialmente não compreenderem as palavras em inglês, depressa se aperceberam do seu sentido e começaram a utilizá-las com naturalidade.

Novas palavras como: 

Sunny (ensolarado) Windy (ventoso) Cloudy (nublado) Rainy (chuvoso) 
começaram a ser pronunciadas e aplicadas no devido contexto...

Hat (chapéu) Jumper (camisola) jacket/coat (casaco) Boots (botas)
foram mimadas e compreendidas...

Look (olha) Listen (escuta) Point (aponta) Open/close (abre/fecha)
Shiu, be quiet (silêncio, está calado)
foram também acompanhadas de gestos e percebidas por todos.

Foi já a segunda visita (primeira deste ano lectivo) da Prof. Sandra a esta sala... e ficamos sempre com vontade de mais!

Deixamos aqui um "cheirinho" em vídeo, para aguçar o apetite...


Bye, bye...

segunda-feira, 21 de março de 2011

Sentir a Primavera

Hoje, 1º dia de Primavera e Dia da Árvore, colocamos em marcha uma actividade conjunta do Plano Anual de Actividades: a visita às lagoas de Vila Franca, um local lindíssimo, mas a necessitar de atenção.

Por isso tivemos que pensar sobre o assunto, criámos as frases para alertar as pessoas para comportamentos menos correctos para com a natureza e escreveram-se os cartazes para colocar nas árvores.

De manhãzinha, pela fresca, pusemos os pés ao caminho; cada um arranjou um parceiro do 4º ano para dar a mão, o que foi uma boa estratégia, pois a jornada era longa... os meninos da sala dos amigos e do 1º, 2º e 3º ano também foram, é claro!

E lá fomos, observando a paisagem, cantando e conversando até lá chegar...
Acompanhem-nos na caminhada e vejam que bonita que é a nossa freguesia:



Depois de colocados os cartazes em diversos locais, regressamos à escola, cansados, cheios de calor pelo sol do meio-dia, mas com os olhos cheios de flores, borboletas, lagoas, vegetação e muitas árvores... com o coração recheado de Primavera!

domingo, 20 de março de 2011

Hoje tem início o caminho da Primavera...

Hoje, dia 2o de Março, pelas 23h21m, bem de mansinho,
quase com sapatinhos de veludo, chega a Primavera!
Ilustração de Sophie Adde in "Pinzellades al món"

Boas caminhadas pela nova estação!

sábado, 19 de março de 2011

Olá pai,

Neste  dia 19 de Março, dedicado a ti que és o meu papá e a todos os pais  de todas as crianças do mundo, escrevo-te esta "carta virtual"...
Quero dizer-te que te preparei uma surpresa, com todo o cuidado e carinho:


É uma base de copos feita por mim, usando a técnica do guardanapo. 

Sabes, como os pais são todos diferentes,  lá na minha sala cada um  de nós escolheu o que  queria para decorar a sua base ao gosto do pai: coração, flor, bola, casa, borboleta, letra inicial do nome... enfim, houve ideias para tudo!  E sempre a dois tons, preto e vermelho, num contraste com um bonito efeito. 
Queres ver como ficaram bonitos os nossos presentes?


Para além da base que decorei tens ainda um copo, uma palhinha e um postal, também ele em forma de guardanapo e com uma poesia escrita. 
É uma prenda pequenina e simples, tal como eu! 
Podes usá-la quando quiseres relaxar e tomar uma bebida... 
Espero que gostes e passes um dia muito feliz na minha companhia.
Mas todos os dias são bons para estar contigo, pai.

Gosto muito de ti, és um pai "muit'a fixe"!
Beijinhos e abraços...

Do(a) teu(tua) filhote(a) fixe.

sexta-feira, 18 de março de 2011

O meu pai é um...

Arranjamos novos nomes para os nossos papás e foi muito divertido!

O meu pai é um...

PAPIGO
porque é um papá amigo
(Tomás L., Guilherme, Margarida)

PAPOCO
porque é um papá dorminhoco... 
(Simone, Mirian, Rafael)

PAPOTA
porque é um papá que anda de mota! 
(Rodrigo P.)

PAPIÃO
porque me faz "andar de avião
(Rodrigo B., Tiago R., André)

PAPOM
porque é um papá bom 
(Tiago A.) 

PAPOLA
porque gosta de jogar à bola 
(João)

PAPÃO
porque é um papá comilão 
(Pedro)

Para todos os nossos papás aqui deixamos um beijinho especial, ora escolham lá qual: 
BEIJEÇA - um beijinho na cabeça

BEIJECHA - um beijinho na bochecha

BEIJEIXO - um beijinho no queixo

BEIJESTA - um beijinho na testa

BEIJIZ - um beijinho no nariz

???

Então, qual deles preferem?

Também podem inventar mais alguns... nós ajudamos.
É muito divertido brincar a juntar palavras e desenvolve a consciência fonológica (um aspecto muito importante na aprendizagem da leitura e da escrita) !

E se quiserem perceber como tudo isto começou... espreitem aqui esta brincadeira que está no Pré Histórias.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Com copos

Hoje foi dia de desafios, por isso realizamos uma experiência com copos (isto porque os copos estão ligados àquela surpresa que estamos a preparar e da qual não devemos dar pormenores...)

Aproveitamos a presença de tantos copos na sala para realizar uma experiência com água:
 Precisamos de uma garrafa grande (litro e meio), os copos, um funil (que estivemos primeiro a descobrir o que era e para o que servia) e uma pergunta:

- Quantos copos de água serão precisos para encher esta garrafa?
Surgiram então as estimativas: havia quem dissesse 3, 4, 5 e por aí fora até 10!

Deitamos 1 copo lá dentro e observamos o que aconteceu.
- Então, agora já conseguem dizer quantos copos mais precisamos para encher a garrafa?
As estimativas começaram então a ficar mais correctas: talvez 3, ou 4, ou 5... (houve até quem "medisse" as riscas da garrafa ocupadas pela água e contasse pela garrafa acima a ver até quantos espaços idênticos contava...)

Continuamos a deitar 1 copo de cada vez até a garrafa ficar cheia e o total de copos necessário foi 5. Nas representações gráficas da experiência até os meninos mais pequenos (pelo menos a maioria) conseguiram incluir a resposta certa!




De seguida o desafio complicou-se: a água voltou a entrar em 2 copos e escolheram-se alguns recipientes diferentes entre os disponíveis na sala: uma caixa tipo tupperware rectangular, uma tampa de caixa de CD's, um copo-medida e um recipiente da nossa balança.

Deitou-se 1 copo na caixa e o outro no copo-medida e a pergunta foi :
- A quantidade de  água nestes dois recipientes é igual ou diferente?
Muitos disseram diferente, o copo tem mais...
Mas houve meninos dos mais crescidos que disseram que a água era igual, porque tinha sido deitada de copos iguais.

Revertemos o processo para comprovar e a água voltou aos copos, onde todos verificaram que era a mesma quantidade.

Mas havia alguns que ainda não estavam convencidos e então testamos de novo, com outros dois recipientes: a caixa e o recipiente da balança.
- A caixa parece que tem menos porque a água está estendida!
- Pois, e o "coiso" da balança é mais estreito!
- Mas a água é sempre igual!
Assim se testou o conceito de conservação de substância de Jean Piaget.

Não temos fotos pois a professora esteve a trabalhar connosco e não pôde tirar fotografias ao mesmo tempo, porque ficavam todas molhadas!

Ainda tivemos tempo para brincar com a água, reproduzindo sozinhos estas experiências.  Claro que o resultado só podia ser... bem molhado!
No final e ainda a propósito dos tais copos, brincamos com a linguagem aprendendo um destrava-línguas:

Jericopo, copo, copo
Jericopo, copo, cá
Quem não disser 3 vezes:
Jericopo, copo. copo
Jericopo, copo, cá
Por este copo não beberá!
Foi uma manhã em cheio!

terça-feira, 15 de março de 2011

Acerca do pai

Esta semana temos andado envolvidos em actividades sobre um dia importante que está quase a chegar: o Dia do Pai.

Já vimos esta e outras histórias, conversamos sobre as características dos nossos pais, aprendemos uma canção nova e representamos a figura do pai em desenho. Ficou assim:


Depois emolduramos  a nossa representação do pai com um coração, porque gostamos muito dele!

Entretanto, estamos a preparar uma surpresa para lhe oferecer, mas, como é surpresa, não podemos dizer já de que se trata! Espreitem só mais um pouquinho...


E ainda andamos às voltas com as palavras sobre o pai, mais os sinónimos e antónimos...


Os meninos grandes estiveram hoje a trabalhar em pequeno grupo: o desafio era "ler" (em letra manuscrita maiúscula e com ajuda de uma pequena ilustração) as palavras que tínhamos dito e associar-lhes os respectivos sinónimos (palavras que querem dizer o mesmo, ou quase) ou antónimos (palavras que significam o oposto, ou contrário), para montar um cartaz.

Aqui está o resultado de um trabalho colaborativo entre pares, onde tivemos que descobrir sinónimos e antónimos (ou procurá-los no dicionário on-line), escrever as palavras, pesquisar uma imagem para ilustração e depois recortar as palavras, "lê-las" e colá-las no sítio certo.
Trabalhamos mesmo "como gente grande"!

Atenção Pai...

sábado, 12 de março de 2011

Tantas palavras...

As conversas são mesmo assim... quase como as cerejas!

Nos dias em que estamos menos meninos na sala parece que ainda esticam mais e  as palavras vão saindo, ligeiras, umas atrás das outras...
Desta vez a professora pediu-nos que pensássemos no nosso pai e disséssemos a primeira palavra que nos viesse à cabeça. 
Não foi muito fácil começar (principalmente para se dar oportunidade aos meninos mais pequenos, antes que os grandes dissessem tudo, pois estes nem sempre têm a paciência necessária para lhes dar o tempo de que precisam)

Então a primeira palavra a vir à mesa foi bonito e, dali a pouco, outra lindo.
Foi aí que a Margarida disse: - São sinónimos!
E explicou aos amigos o que isso significa: - Quer dizer que as palavras dizem quase a mesma coisa, foi o meu pai que me ensinou!

A partir dali a brincadeira foi arranjar sinónimos para as palavras que já tínhamos descoberto, ou seja, palavras que signifiquem (quase) o mesmo:

Fixe - bom
Forte - gordo
Alto - grande
Alegre - contente - feliz
Simpático - amigo

O jogo ia continuando, mas a professora resolveu complicá-lo, propondo que descobríssemos palavras que querem dizer o contrário, ou seja, antónimos.
- Antónios??? - perguntou o Tomás L.
- Não, antónimos, os opostos, os contrários. Por exemplo, o contrário de bonito é...
- Feio!
Bonito - feio
Alegre - triste
Bom - mau
Contente - zangado
Alto - baixo
Trabalhador - preguiçoso
Simpático - antipático 
(esta precisou de uma ajuda...)
Amigo - inimigo 
(e esta também...)


E ficávamos por ali mais tempo... se o relógio não dissesse que já eram horas!

Aqui no Wordle podem espreitar a nuvem de palavras resultante deste autêntico exercício de linguagem / gramática, com meninos de jardim de infância...

quinta-feira, 10 de março de 2011

Uma manhã de trabalho...

No regresso à sala após o Carnaval,  depois da conversa matinal acerca das novidades e notícias, (nomeadamente de Carnaval, as quais incluíram a participação no corso da cidade por parte de alguns de nós), começamos a planear os dias que aí vêm:
  • Está quase a chegar o Dia do Pai, por isso temos que pensar sobre o assunto (e mais não dizemos...)
  • Vamos continuar a fazer os mobiles para a área da mesa grande e, após o sucesso das tesouras gigantes, decidimos fazer também lápis de cor e pincéis de colagem gigantes.
Eis, então, o resultado de uma bela manhã de trabalho colaborativo, na área dos projectos, com 6 elementos empenhados e muito produtivos: um verdadeiro arco-íris de lápis gigantes!

Foram elaborados com aproveitamento de rolos de papel (de cozinha e higiénico) e com cones feitos de papel kraft.

Só falta mesmo pendurar (embora haja ainda quem queira fazer uma "borracha" para colocar na extremidade)...

quarta-feira, 9 de março de 2011

Ainda, ontem.

Ainda a propósito do Dia Internacional da Mulher, cujo centenário se comemorou ontem, aqui fica um vídeo intitulado We Are Equals (Nós somos iguais) onde Daniel Craig (o actor de James Bond) se despe do papel de homem para se vestir de mulher, com o objectivo de promover a igualdade de género e fazendo alusão a questões como a desigualdade salarial e a violência doméstica. 

Em We Are Equals, Daniel Craig transforma-se e tenta colocar-se no papel de uma mulher. Durante toda a gravação, com pouco mais de dois minutos, o actor mantém-se em silêncio, enquanto Judi Dench enumera alguns dos obstáculos que a mulher enfrenta nas sociedades actuais (Fonte) :



Como não se encontra legendado, aqui fica uma tradução livre das palavras da actriz: 
Somos iguais, não diria que sim?
No entanto, estamos em 2011 e é muito provável que um homem ganhe mais do que uma mulher, mesmo que desempenhem a mesma função.
Ele tem muito mais oportunidades de se tornar político ou  director de uma empresa.
Como homem, é muito menos provável que seja julgado por comportamento promíscuo, o que até está certo, francamente. E será muito improvável que  seja vítima de abuso sexual.
Mas, não como as cerca de 30.000 mulheres do Reino Unido que perdem os seus empregos devido à gravidez, não correrá nenhum risco para a sua carreira se escolher tornar-se pai, ou isso acontecer por acaso... 
Para alguém tão apreciador de mulheres, interrogo-me se já considerou alguma vez como será tornar-se numa delas.
...
O mundo mudou. Mas os números mantêm-se contra nós:
As mulheres são responsáveis por 2/3 do trabalho feito em todo o mundo, mas apenas ganham 10% do rendimento total e possuem 1% da riqueza. 
Não é só uma questão de dinheiro e poder. Em cada ano 70 milhões de raparigas são privadas da mais básica educação e uns assustadores 60 milhões são atacadas sexualmente a caminho da escola. 
Temos medo de sair à rua à noite, mas algumas têm ainda mais medo de regressar às próprias casas. 
Pelo menos 1 em cada 4 mulheres é vítima de violência doméstica. E no Reino Unido, a cada semana, 2 mulheres são mortas por um actual ou antigo companheiro. 
Então? Somos iguais?
Até a resposta ser sim, não podemos deixar de perguntar.
Porque estas causas também devem fazer parte da educação das crianças mais pequenas... 

terça-feira, 8 de março de 2011

Hoje.


Este ano o calendário não nos permite comemorar este dia especial em contexto escolar... no entanto, aqui fica uma singela homenagem a todas as mulheres, como fontes de inspiração:


Para conhecer mais sobre os autores dos quadros que aparecem no vídeo, espreitem aqui.

Podem também visitar esta exposição virtual disponibilizada pela Secretaria-geral do Ministério da Educação, ilustrada através de diferentes representações da mulher, presentes no património museológico escolar português, clicando aqui. Vale a pena conhecer.

Para aprofundar (ou recordar) as razões da origem desta comemoração, vejam a apresentação que se segue (está no Pré Histórias):



Feliz Dia da Mulher!

sexta-feira, 4 de março de 2011

É Carnaval!

A malta estava mesmo fixe...

Aqui ficam as imagens do desfile na sala e pela freguesia, com visita à Creche e ao Lar de Idosos:



Aproveitamos para agradecer à Associação de Pais e à Associação Cultural e Recreativa de Vila Franca, que disponibilizaram a carrinha com o som para animar a festa.

Bom Carnaval (e bom descanso) para todos, também para os nossos amigos virtuais!

Eventos desta semana...

Começamos a festejar na segunda-feira, dia em que o Pedro, o mais velho da sala, completou 6 anos à volta de um bolo de chocolate, com pintarolas a formar um 6!

Este nosso campeão é um benfiquista de primeira... e não é que até nasceu no dia 28, dia de aniversário do Benfica??? Também é um grande e motivado futebolista (para a idade).
A continuar assim, daqui a uns anos ouviremos falar do Pedro Pinto!

No dia seguinte, fez anos a nossa assistente Celeste e novamente todos nos reunimos à volta... de outro bolo de chocolate!
Parabéns à Celeste e que complete outros tantos são os nossos votos(não dizemos quantos, como é óbvio, mas já são alguns, pois os meninos disseram que era melhor não deitarmos tantos "foguetes", depois de cantar os parabéns).
Nesse mesmo dia aconteceu o nascimento do irmãozinho do Santiago.
É verdade, o Vicente já veio à luz, para alegria da mamã Sandy e do papá André.
A esta família os nossos parabéns!
Ontem foi a vez do André. Os nossos pequenitos começam agora a completar 4 anos.
Estão mesmo a ficar crescidos...
Foi uma semana recheada de eventos...e  ainda não acabou!
Hoje haverá mais...

quinta-feira, 3 de março de 2011

O palhaço Batatinha precisou de uma ajudinha...

Uma actividade diferente do habitual na Sala Fixe... mas que agradou a todos!

O palhaço Batatinha precisou mesmo de uma ajudinha nossa para resolver alguns pequenos problemas, que nos revelou nesta apresentação propositadamente criada a preto-e-branco:


E nós, claro, não fizemos por menos, quisemos dar-lhe uma "mãozinha"...
Alguns, dos mais crescidos, até escolheram ajudar a resolver todos os problemas de forma individual, por isso as folhas foram fotocopiadas e disponibilizadas a quem as pediu.
E foi com empenho e atenção que a maioria se dedicou a resolver os desafios:




Esta actividade serviu também para a nossa educadora recolher alguns dados sobre o nosso desenvolvimento ao nível do pensamento lógico, da linguagem oral, da representação do esquema corporal, da motricidade fina (manejo do lápis, da tesoura e da cola) e  da matemática, pois até incluiu um exercício de simetria, que foi superado com sucesso!

quarta-feira, 2 de março de 2011

Um dia com água na boca...

Foi assim que ficamos, logo de manhã...
 Então não é que hoje tivemos uma autêntica fábrica de crepes na sala?
O Sr. Paulo, pai do Tiago A., veio cá no âmbito do "Estar juntos na Sala é Fixe!" e trouxe esta doce proposta: fazer crepes, um doce típico do Carnaval em França, onde é habitualmente saboreado no dia 2 de Fevereiro. Ora não foi nesse dia, mas um mês depois... e ainda foi a tempo do Carnaval!

Começamos logo de manhã por preparar a massa, misturando todos os ingredientes e depois colocamos a repousar no frigorífico; de tarde o Sr. Paulo voltou, desta vez acompanhado por uma máquina de fazer crepes e... toca a trabalhar! 
Foi um "ver se te avias"... depois de cada um ter escolhido o recheio: simples com açúcar; com chocolate ou com doce de morango. Ora vejam no slideshow:



Your pictures and fotos in a slideshow on MySpace, eBay, Facebook or your website!view all pictures of this slideshow

Claro que tivemos que esperar um bocadinho, pois a máquina só faz um crepe de cada vez...
Por isso foi necessária muita paciência... tanto mais que estavam as duas salas juntas e éramos muitos. Mas a paciência é uma virtude e valeu a pena! 
Ora vejam só a expressão do antes e depois:

                                          A esperar...                                        A saborear!

Aqui fica a receita, para quem quiser experimentar:
Bom apetite!

terça-feira, 1 de março de 2011

Oficina de máscaras...

A sala está quase completamente decorada... o Carnaval está mesmo a bater à porta!
Os fatos de Carnaval virão vestidos de casa na sexta-feira, com a colaboração dos pais e cada um vai  disfarçar-se de acordo com a sua vontade... afinal não é esse mesmo o espírito do Carnaval? Que cada um possa ser, por um(s) dia(s) o personagem que sonhou???

Como não estamos aqui para contrariar desejos, na sala resta-nos fazer máscaras, também ao gosto de cada um. E é aqui, na área dos projectos, que temos estado a trabalhar nos últimos dias:

Com placas de espuma coloridas (conhecidas por eva ou musgumi), tesoura, cola e moldes retirados da internet por nós, temos feito lindas máscaras para o baile de mascarados.
Há para todos os gostos, cores e feitios, mas o Homem-aranha é mesmo o herói preferido, principalmente dos mais pequenos... 

Depois mostraremos o resultado final.

Diário Bloguefólio

Porquê e para quê um Blogue-Portefólio?

Uploaded on authorSTREAM by jusousa | 

De onde nos chegam amigos