Experiências, misturas... e mais luz!

Antecipamos o dia dos desafios e realizamos uma coisa de que muito gostamos: uma experiência, desta vez de mistura de líquidos (mas não só...)
Seguindo o protocolo, precisamos de:
Líquidos:
Água, detergente da louça, tinta guache, álcool, óleo, azeite 
Outros produtos:
Purpurinas coloridas e estrelas brilhantes
O conjunto de laboratório de química (Discovery Channel), com funil, provetas e respetivo suporte.
Começamos por misturar dois deles, água e azeite, não sem antes registamos as conceções prévias: - Vão misturar-se e a água vai ficar amarela...
No final observamos que a água e o azeite não se misturaram, o azeite ficou em cima.
De seguida, misturamos água, tinta guache vermelha,  azeite e álcool...
- A água vai ficar vermelha, mas o azeite não se vai misturar! (aí está a aplicação correta da aprendizagem anterior...)
Foi mesmo isso o que aconteceu: a água misturou-se com o guache, mas o azeite e o álcool não se misturaram, tendo ficado por cima.
Depois, a mistura a fazer incluía água, óleo, corante alimentar e detergente da louça...
- Não se vai misturar nada...
O óleo ficou sobre a água; o corante alimentar atravessou o óleo e juntou-se à água, tornando-a azul; o detergente da louça, ao cair sobre o óleo, ficou em forma de pingo... muito interessante!
Decidimos então misturar purpurinas coloridas e estrelas douradas com água... só para brincar e ver no que dava:
Os brilhantes dançaram na água e quanto mais se agitava, mais eles dançavam...
Finalmente, o Guilherme deu uma ideia "da cabeça dele": 
misturar cola líquida, detergente da louça, guache vermelho e álcool. Não temos a foto do resultado, mas ficou tudo muito direitinho, sem se misturar, numa primeira fase. O pior foi quando disseram para agitar! Misturou-.se tudo e ficou tudo vermelho! Pusemos a repousar no suporte e depois veremos se volta a separar-se como inicialmente...
Conversamos sobre estas experiências e alguns meninos referiram que os líquidos que não se misturavam eram gorduras...
Depois a professora explicou que tudo isto é ainda um pouquinho complicado para nós percebermos, vamos aprender quando formos mais crescidos, mas podíamos já ficar a saber que os produtos que ficaram por cima são mais leves (menos densos) do que aqueles que ficaram por baixo (mais densos).
Trabalhamos assim, sem dar por isso, conceitos como a densidade, a dissolução e a insolubilidade. Os meninos médios conseguiram registar a mistura de que mais gostaram.
E como a caixa de luz está em alta cá na sala, usamos 3 produtos destas experiências nela... o efeito é surpreendente!

Comentários

  1. Olha que caixinha de "experiências" tão interessante!
    ainda dizem que são pequeninos...eu cá acho que trabalham e aprendem como gente grande!
    Bjs.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.