Organizando o tempo e as interações...

Depois do espaço e dos materiais, é também necessário organizar o tempo que passamos na sala, criando uma rotina diária/semanal flexível mas consistente, de forma negociada com o grupo de crianças.
Privilegiando-se na sala uma gestão democrática, as crianças são agentes ativos e participativos, com direito a opinião e poder de decisão. Daí terem uma palavra a dizer. 
Para organizar o tempo e as interacções entre as crianças necessitamos de recorrer a instrumentos de gestão partilhada, como estes que temos na sala:

Mapa de Presenças
(mensal, de dupla entrada, inspirado no do Movimento da Escola Moderna)

É aqui que, todos os dias ao chegar, marcamos a nossa presença, assinalando um P (médios) ou uma marca (X/+ pequenos) na interseção entre o nome (com foto) e a data do dia. Há sempre um responsável para ajudar os mais pequenos a cumprir esta rotina diária.

Quadro da Rotina Diária
(quadro-leque criado pela educadora)

É um modelo simplificado, adaptado do utilizado no ano anterior; a cada momento da rotina, o responsável coloca para o lado esquerdo a imagem correspondente ao tempo que já passou, deixando visível a rotina daquela hora. Este quadro permite aos mais pequenitos aperceberem-se das diferentes rotinas/momentos do dia e do que podem/devem fazer em cada um deles.

Quadro de Tarefas
(quadro de entrada simples, de correspondência horizontal)

É o instrumento organizador das tarefas que vão surgindo na sala. É evolutivo e vão sendo acrescentadas tarefas, conforme necessário, ao longo do ano. Todos os dias as distribuímos usando os cartões individuais. Inclui tarefas como ser responsável das rotinas, contar os meninos, distribuir as mochilas e as colheres para o lanche, dar de comer à tartaruga, distribuir o leite escolar e os vai-vens...

Quadro do Tempo, rotina e ementa
(quadro de entrada dupla criado pela educadora)

Permite-nos saber em que ano, estação e mês estamos, qual o dia da semana (cada um associado a uma cor), como está o tempo (atmosférico), a atividade do dia (historia, culinária, jogo, música, motricidade, etc) e a ementa do almoço. Ajuda as crianças a organizarem-se e a interiorizarem, a pouco e pouco, as noções de tempo.

Quadro de Atividades
(quadro de entrada simples, de correspondência vertical)

É este o nosso instrumento de planeamento, onde diariamente colocamos o cartão na área onde vamos desenvolver as nossas atividades e projetos. Estamos a aprender a usá-lo, pois só foi introduzido esta semana. 
Implica que cada um escolha a sua atividade, coloque o cartão na respetiva área num espaço livre (se estiverem todos ocupados temos de escolher outra área). Ao terminar, devemos arrumar tudo o que usamos e só depois retirar o cartão dessa área para outra.
Todas as áreas da sala estão identificadas com o respetivo cartaz, bem como foi definida para cada uma a lotação considerada adequada pelo grupo de crianças (o número de meninos e meninas que podem estar em cada área em simultâneo, para que o espaço e os materiais disponíveis estejam adequados).




  
Quadro dos Fixes

Esta adaptação do quadro da luzinha do coração (usado no ano anterior) facilita a análise do próprio comportamento e do seu efeito nos outros, ajudando a desenvolver a consciência moral das crianças e o seu sentido de responsabilidade. 
Ao final de cada dia cada um de nós reflete sobre o seu comportamento e verbaliza a sua opinião acerca de onde colocar o seu cartão:
  • Se teve a luzinha do coração sempre acesa (só fez / disse coisas boas) por isso tem um Fixe Contente;
  • Se teve a luzinha do coração fraquinha (por vezes, fez / disse coisas que não devia) tem um Fixe Mais ou Menos;
  • Se teve a luzinha do coração apagada (fez / disse muitas vezes coisas más, principalmente com impacto negativo nos colegas) tem um Fixe Zangado.

Por vezes há lugar a discussões, quando alguém não concorda com a apreciação feita pelo próprio (ou porque foi muito favorável, ou muito crítica, o que também acontece...). 
Essas questões são debatidas ao redor da mesa grande até se chegar a um consenso. Pode haver lugar a pedidos de desculpa (se necessários) e também a assunção de compromissos (prometer não fazer mais).

Para além destes, temos ainda o Quadro dos aniversários e o Quadro dos padrinhos, mas esses já os apresentamos noutros posts.

É assim que gerimos o nosso tempo e as nossas relações interpessoais, para aprendermos a brincar e a crescer todos juntos!



Comentários

  1. Tornam-se muito úteis e alguns que utilizo, até me inspirei em ti.
    Bjs,
    Leonor

    ResponderEliminar
  2. Ai Juca e sala fixe! Acabei de ficar extasiada com tudo o que já conseguem ter organizado. Na nossa sala este ano andamos tipo "Caracol" bem lentos, lentos neste aspeto...mas temos de respeitar o nosso ritmo condicionado pelas condições de espaço que possuímos,
    beijinhos e obrigado por facilitarem a nossa caminhada com as vossas partilhas.
    Gabriela

    ResponderEliminar
  3. Olá Leonor e Gabriela,

    Obrigada pelas vossas palavras simpáticas.

    Sabes, Gabriela, este ano a "malta fixe" é tão pequenita que houve necessidade de, desde o início, organizar o espaço, o tempo e as rotinas de forma intencional, para que adquirissem bons hábitos.
    E não foi assim tãaoo rápido, afinal já vamos na 5ª semana completa de atividade letiva!
    Mas, como dizes, temos que andar ao ritmo das crianças e é o que tenho procurado fazer... acompanhar a pedalada!

    Como sabem não se publicam aqui comentários anónimos, mas gostaria de responder a quem deixou um no post "Tudo muda com a passagem do tempo".
    No entanto, como não tenho endereço, nem se identificou, não posso fazê-lo.
    Teria todo o gosto em explicar-lhe como utilizo o quadro...

    ResponderEliminar
  4. Como sempre tudo muito organizado. Adorei o leque das rotinas. O sistema da bolsa do quadro de tarefas é muito prático.Onde compras esse material Juca?

    ResponderEliminar
  5. Olá amiga
    Parabéns
    Bjo
    Esmeralda Certo

    ResponderEliminar
  6. Olá Vilarinho,

    O sistema de bolsas do quadro das tarefas foi comprado na CASA, um franchising bastante conhecido de artigos para o lar (passe a publicidade...)
    Era um painel grande, que cortei ao tamanho que quis.

    Obrigada pelo comentário. Volta sempre!

    Bjs, Juca e Sala Fixe

    ResponderEliminar
  7. Olá, muito boa noite!
    Antes de mais muitos parabéns pelo seu trabalho, dedicação, amor e acima de tudo uma fonte de inspiração para muitas de nós!
    Gostaria de pedir a sua ajuda em relação ao mapa de presenças do MEM - por acaso tem em formato digital? como o arranja em formato grande? desde já muito obrigada pela atenção.
    Beijinhos
    Ana Isabel Santos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana Isabel, muito obrigada pelo comentário.
      Tenho o mapa que refere em formato digital, se me disponibilizar um contacto, posso enviar-lho.
      Beijinhos

      Eliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.