A magia da compostagem

Foi a história que conhecemos hoje, na sala de TIC da nossa escola: duas salas de JI e quatro salas de EB1, todos bem juntinhos, a ver e ouvir a história deste livro:
Estivemos todos bem atentos... primeiro a escutar a chuva que caía lá fora e depois a ouvir a nossa professora a contar esta bonita história a toda a gente, com a ajuda do prof. Hélder do 1º ano.
Ficamos a saber em que consiste a compostagem, que é o processo de transformação de resíduos que iriam para o lixo (como cascas de legumes e de frutas, ou relva e ervas daninhas) em composto, um solo fértil para as plantas crescerem bem (sem necessidade de adubos/fertilizantes e, por isso, muito mais saudável).
Desta forma, podemos contribuir para um melhor ambiente... tanto na escola, como em casa. Sim, porque também podemos fazer compostagem em casa, basta para tal comprar um compostor e ler este guia.
Precisávamos era de uma ajudinha do tempo... só com um bocadinho de sol será possível apanharmos os pauzinhos e as folhas necessários para colocar no fundo do nosso compostor e assim dar início a este projeto em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo.
O composto que produzirmos vai ser útil para a nossa horta biológica... que vai nascer em boa companhia: na companhia dos nossos avós!
Vamos fazer histórias e memórias da nossa horta, ou de como eram as hortas de antigamente... mas só quando houver um dia de sol!


Comentários

  1. Boa parabéns. Nós também remos no nosso JI, uma coisa que é muito boa, são as borras de café, se tiverem um café por perto, aproveitem.

    ResponderEliminar
  2. Estão a aprender coisas muito importantes! obrigado por as partilharem connosco!
    Luz e estrelinhas

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.