Grande, médio e pequeno

Um conceito importante o de tamanho, pois temos andado um pouco baralhados para identificar:
- Quantos somos (contamos todos os dias os meninos presentes);
- Quem somos (meninos ou meninas)
- Quantos anos temos (2, 3, 4 ou 5)
Daí a chegada desta história:
Os 3 ursinhos (cliquem para ver, tal como prometido)


Através dela compreendemos melhor os 3 tamanhos e conseguimos aplicar esse conceito associando:
- o grande aos 5 anos, 
- o médio aos 4 anos,
- o pequeno aos 3 (e 2) anos.


Para consolidar esta aprendizagem, na "caixinha das surpresas" chegaram:
- Os "fantoches de andar com os dedos" com as personagens;
- As personagens e adereços necessários para contar a história no flanelógrafo;
- Uma caixa de ursinhos de triagem, com 6 cores e 3 tamanhos (grande, médio e pequeno)


O tempo não deu para mais e hoje só fizemos o jogo dos conjuntos: formando grupos por cores, os meninos(as) pequenos(as) conseguiram triar os ursinhos corretamente, identificando e nomeando cada cor.



Para amanhã ficou prometido novo jogo dos conjuntos, desta vez pelo critério tamanho, em vez de cor.

Estamos também a elaborar um quadro de registo... para ninguém se esquecer destas aprendizagens importantes!
Ainda não está pronto... depois mostramos como ficou.

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