Dia de correio...

De regresso à sala após o fim de semana, tínhamos novidades... umas para contar e outras para ver. Depois das primeiras, passamos às segundas:
O carteiro trouxe 2 postais, 1 carta e 1 encomenda! Que entusiasmo...

- Os dois postais chegaram à sala Fixe através da iniciativa "Teach Preschool Postcard Exchange", uma troca de postais entre instituições de educação de infância de qualquer parte do mundo, que se inscreveram nesta aventura. Teach Preschool é um blogue de autoria de Deborah J. Stewart, que pretende promover a excelência no ensino pré-escolar.
O postal da esquerda (em cima) chegou-nos da Brush Street Schoolhouse, em Cottonwood, Califórnia. 

O de baixo veio também dos EUA, da Doodle Bug Academy, em Belleville, Kansas.
O primeiro postal refere que são 9 meninos e 5 meninas na sala e que estão, no momento, muito interessados na letra C. Diz ainda que a cidade deles fica a cerca de duas horas de Oregon.

O segundo postal explica que a professora casou há pouco tempo e todas as crianças foram cantar-lhe uma canção intitulada "Tu és o meu raio de sol"...

Agora vamos ter que arranjar um mapa do mundo, para podermos localizar as terras destes nossos amigos... e, claro, responder-lhes com um bilhete postal! Assim nos vamos familiarizando com a globalização, uma realidade já nos nossos dias e muito mais no nosso futuro!

-----------------------------------------------------------------------------------------

Já no que se refere à carta e à encomenda, chegaram da parte do Sr. Mago Antão, da história "O Sr. Mago e a folha" que conhecemos na outra semana...


Dizia que tinha andado um pouco atrapalhado para enviar a nossa encomenda, pois a floresta perto de casa dele já quase não tem folhas de Outono, por isso não sabia se tinha conseguido juntar uma para cada menino... pois não sabia quantos éramos!

- Então quantos somos?
A pergunta, que até parecia simples, deu azo a grandes contas de cabeça...
Os palpites foram surgindo, uns mais acertados do que outros, até que alguém disse "20!".
É isso mesmo, somos 20, mas para evitar novas dúvidas destas vamos elaborar um cartaz sobre nós: quantos somos, quem somos (meninos e meninas), quantos anos temos...

Folha a folha lá foram elas saindo da caixa da encomenda do Sr. Mago.
Contamos até 20... mas continuava a haver folhas, por isso continuamos a contá-las:
- 21, 22, 23, 24, 25 e 26!
- Temos mais ou menos do que 20 folhas?
- Mais!
- Mais... quantas?
- Humm... (com meninos de 2, 3 e 4 anos... não é de admirar)
- Uma mão cheia mais 1!
- 5 mais 1 - 6!
- Boa!

E passamos a manhã a escolher e a colar as nossas folhas de árvores numa folha de papel, para amanhã decorarmos as nossas Anteias, quando estiverem bem secas.
Não sabem o que são as Anteias? Perguntem-nos, ou leiam a história...

Depois daremos mais novidades... na volta do correio!

Comentários

  1. Muito interessante!
    Espero que apreciem bastante esta oportunidade de trabalho que saberão aproveitar muito bem.
    Beijinhos

    Prof. Anabela
    BLOGando na Escola

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Vocês tiveram muita sorte por o Sr. Mago Antão se ter lembrado de vos mandar folhas tão lindas! A Xinha tinha projectado irmoe à floresta apanhá-las mas não tivemos assistente operacional para nos acompanhar e não fomos :c
    Assim a Xinha teve de ir à Floresta sozinha à hora do almoço apanhar algumas folhas para colarmos na nossa poesia de outono.
    Beijinhos para todos e para a Juca dos Príncipes e Princesas e da Xinha.

    Da próxima vez peçam ao Sr. Mago Antão para enviar algumas folhas para nós!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.