Como deve ser...

Para terminar o ano na Sala Fixe, contamos esta história que é muito útil para conhecer, de modo subtil, as concepções das crianças acerca da qualidade dos espaços educativos em que se movimentam:


No final, procuramos que cada criança ajudasse as pessoas daquela cidade, com respostas para as suas perguntas. Foi o que quiseram fazer, de muito boa vontade e essas respostas foram gravadas em áudio.

Pedimos também às crianças que desenhassem aquilo que tinham dito; algumas tiveram que ouvir o ficheiro de som com a sua voz no gravador para se recordarem e assim desenharem mais facilmente o que tinham dito.

O resultado final é este filme, que ilustra as concepções do grupo acerca do que deveria ser um jardim de infância muito especial... mesmo fixe!


Note-se que, apesar de termos muitos pequenitos no grupo, a maioria já conseguiu realçar o que é mais importante para si. 

Os mais crescidos foram competentes em acrescentar informação relevante. Interessante é, também,  observar que integraram muitas das coisas que fazem parte do seu contexto, mas também foram capazes de incluir nas suas respostas aquilo que não têm, mas gostariam de ter na sua escola.

Estão todos de parabéns pelo seu envolvimento e desempenho na realização desta proposta!

Comentários

  1. Uma proposta muito fixe! Obrigada pela partilha.bjs da Rosarinho e dos Fofos

    ResponderEliminar
  2. Eu gosto muito disto. Em 1999 comecei a minha tese de mestrado com entrevistas às crianças a propósito do jardim de infância. Uma das questões tinha a ver com o que seria preciso para brincar... Adorei.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.