Porque é importante separar...

... neste caso separar os resíduos que todos fazemos (em casa e na escola), iniciamos esta semana uma actividade integrada no PAA sobre o assunto.

Começamos por conversar e partilhar em grande grupo as concepções  de grandes e pequenos; notamos que a palavra ecoponto é familiar a quase todos e que até já sabem as suas cores e para que servem; no entanto, muitos referem que, em casa, não se faz separação do lixo porque não há ecoponto perto...


Para verificar essa situação, a educadora Susana, que é a responsável por esta  actividade, elaborou inquéritos a serem preenchidos por pais e a filhos, para que assim possamos fazer o diagnóstico real da situação no que à separação selectiva diz respeito.

Na nossa sala vimos a história "Xico, o campeão da reciclagem"; recontamos a história direitinho e até fizemos registos em desenho, com os vários elementos da história. 
Sinal de que estamos a crescer e a conseguir estar mais atentos e representar graficamente as nossas vivências!

Também elaboramos um "cartaz" (que não é bem um cartaz...)  sobre o ecoponto amarelo, que foi o que nos coube em sorte, na distribuição entre todas as turmas.
Fizemo-lo com uma técnica diferente... por isso não é bem um cartaz, é um" janelão"!

Eis o "Janelão do Embalão":
 pintamos e forramos um caixote de amarelo
 pusemos papel autocolante transparente, com a parte aderente virada para dentro
e aí colamos diversos materiais (dos que se devem colocar no ecoponto amarelo)
 Gostamos muito do efeito!
 Depois fizemos as letras EMBALÃO em papel autocolante e colaram-se na parte de cima
Ficou um cartaz-janelão muito engraçadão, não acham?

Nota:
Estamos a "falar tudo em ão" porque temos andado a descobrir que as coisas grandes terminam em ão e as pequeninas em inho... até já temos uma lista delas!
Depois mostramos...

Comentários

  1. Mãe do Tiago Rodrigues18 de maio de 2011 às 13:19

    Acho muito interessante tratar o tema da reciclagem com as crianças para perceberem o quanto é importante preservar a Natureza. O Tiago foi habituado desde pequeninho a colocar no ecoponto de casa os materiais recicláveis mas às vezes ainda pergunta " é no lixo ou na reciclagem?" Continuação de um bom trabalho.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Leonor pelas tuas palavras, sempre atenta e simpática!

    Olá Isabel,
    Nota-se que o Tiago tem vivências nesse sentido, pois já identifica muito bem onde deve colocar cada tipo de resíduo.Parabéns por esse bom exemplo!

    ResponderEliminar
  3. Foi um trabalho muito interessante!
    A ideia parece uma forma muito eficaz de transmitir a informação pretendida.
    Bom trabalho

    Prof. Anabela
    BLOGando na Escola

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.