Com copos

Hoje foi dia de desafios, por isso realizamos uma experiência com copos (isto porque os copos estão ligados àquela surpresa que estamos a preparar e da qual não devemos dar pormenores...)

Aproveitamos a presença de tantos copos na sala para realizar uma experiência com água:
 Precisamos de uma garrafa grande (litro e meio), os copos, um funil (que estivemos primeiro a descobrir o que era e para o que servia) e uma pergunta:

- Quantos copos de água serão precisos para encher esta garrafa?
Surgiram então as estimativas: havia quem dissesse 3, 4, 5 e por aí fora até 10!

Deitamos 1 copo lá dentro e observamos o que aconteceu.
- Então, agora já conseguem dizer quantos copos mais precisamos para encher a garrafa?
As estimativas começaram então a ficar mais correctas: talvez 3, ou 4, ou 5... (houve até quem "medisse" as riscas da garrafa ocupadas pela água e contasse pela garrafa acima a ver até quantos espaços idênticos contava...)

Continuamos a deitar 1 copo de cada vez até a garrafa ficar cheia e o total de copos necessário foi 5. Nas representações gráficas da experiência até os meninos mais pequenos (pelo menos a maioria) conseguiram incluir a resposta certa!




De seguida o desafio complicou-se: a água voltou a entrar em 2 copos e escolheram-se alguns recipientes diferentes entre os disponíveis na sala: uma caixa tipo tupperware rectangular, uma tampa de caixa de CD's, um copo-medida e um recipiente da nossa balança.

Deitou-se 1 copo na caixa e o outro no copo-medida e a pergunta foi :
- A quantidade de  água nestes dois recipientes é igual ou diferente?
Muitos disseram diferente, o copo tem mais...
Mas houve meninos dos mais crescidos que disseram que a água era igual, porque tinha sido deitada de copos iguais.

Revertemos o processo para comprovar e a água voltou aos copos, onde todos verificaram que era a mesma quantidade.

Mas havia alguns que ainda não estavam convencidos e então testamos de novo, com outros dois recipientes: a caixa e o recipiente da balança.
- A caixa parece que tem menos porque a água está estendida!
- Pois, e o "coiso" da balança é mais estreito!
- Mas a água é sempre igual!
Assim se testou o conceito de conservação de substância de Jean Piaget.

Não temos fotos pois a professora esteve a trabalhar connosco e não pôde tirar fotografias ao mesmo tempo, porque ficavam todas molhadas!

Ainda tivemos tempo para brincar com a água, reproduzindo sozinhos estas experiências.  Claro que o resultado só podia ser... bem molhado!
No final e ainda a propósito dos tais copos, brincamos com a linguagem aprendendo um destrava-línguas:

Jericopo, copo, copo
Jericopo, copo, cá
Quem não disser 3 vezes:
Jericopo, copo. copo
Jericopo, copo, cá
Por este copo não beberá!
Foi uma manhã em cheio!

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