Uma situação-problema... entre amigos

... o que é muito mais fácil de resolver, pois uns ajudam os outros e assim todos aprendem  alguma coisa e todos crescem.

Foi o que aconteceu quando a professora nos contou que havia uma escola onde 5 meninos (o Ivo, a Maria, o David, a Marta e o Miguel)  eram muito, muito amigos. Tão amigos que, um dia, resolveram jogar ao Jogo dos Abraços...

(Só uma coisinha entre parêntesis...
Os abraços são muito importantes, porque só os damos a quem gostamos!
Mas também são importantes porque nos fazem ficar felizes... ora espreitem:

Fechando os parêntesis, voltamos à situação-problema...)
Esse Jogo dos Abraços tinha 2 regras:
  1. Ninguém pode dar abraços a si próprio.
  2. Só se pode abraçar cada amigo uma vez, ou seja, ninguém pode repetir abraços.
Primeiro foram os meninos grandes a tentar resolver o problema e depressa acertaram na solução, que representaram através de uma tabela de entrada dupla:
Mesmo assim, conseguiram pensar em duas formas diferentes de representar a solução: uma gráfica e outra numérica:


Já os mais pequenos, primeiro representaram a situação ao vivo (literalmente, como actores), incorporando os personagens e dando os respectivos abraços; depois acolheram a proposta de fazer o registo do problema, com ajuda do adulto:


Os resultados foram positivos, embora sejam ainda muito pequeninos... (dificuldades próprias de se ter um grupo com idades muito afastadas e sem meio termo: de um lado os 6 finalistas, todos a fazerem 6 anos; do outro 10 pequeninos, que só farão 4 anos quase no final do ano lectivo)

Para terminar, apreciamos a bonita música de Miguel Gameiro "Dá-me um abraço"!

Comentários

  1. Essa actividade foi muito bem pensada ... eu tenho dificuldade em "criar situações" para as diversas áreas, mas a partir da mesma temática e tu consegues fazê-lo brilhantemente. Parabéns ... a sério.

    bjs,
    Leonor

    ResponderEliminar
  2. Uau! Adorei esta! Já está na lista das preferidas.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.