A importância de bem escutar

Esta é a semana do último rastreio no âmbito da Educação para a Saúde: o rastreio auditivo.

Por isso mesmo, estivemos a explorar no computador uma apresentação que já está no Pré Histórias há algum tempo: Escuta!


Alguns relembraram e outros aprenderam vários conceitos importantes: 
  • Temos ouvidos, tal como os animais, e servem para ouvir/escutar; 
  • Escutar é ouvir com atenção; 
  • O que ouvimos? sons muito diferentes, como pessoas (vozes, palmas e outros sons feitos com o corpo), animais (e os diversos sons que produzem), máquinas (carro, avião, microondas, sirenes) natureza (chuva, vento, mar, trovoada) e música...
Então fizemos um jogo de reconhecimento de sons, em que, apenas pelo sentido da audição, tivemos que descobrir o que era, e eram mais de cinquenta sons diferentes! Acertamos quase todos, o que significa que temos boa discriminação auditiva.
Mas, para sabermos se os nossos ouvidos funcionam mesmo bem, seguiu-se o rastreio que, no nosso caso, como ainda somos pequenitos, consistiu numa otoscopia (exame visual directo do canal auditivo externo e do tímpano, efectuado com a ajuda de instrumentos específicos) e num tímpanograma (exame que permite medir a resistência à pressão do ouvido médio, o que ajuda a determinar a causa da dificuldade de audição). 
Portámo-nos todos lindamente! Querem ver?
 
Queremos aqui agradecer a colaboração do GAES Centros Auditivos - Viana do Castelo, que gentilmente fez deslocar duas profissionais para fazerem o rastreio a todas as crianças (e alguns adultos) da nossa escola. 
Os pais irão receber em suas casas os resultados desta iniciativa, para poderem dar o devido encaminhamento, se necessário.

Comentários

  1. Olá amiguinhos,

    Nós também andamos muito interessados em preservar a nossa saúde. Brevemente iremos fazer um rastreio oral e outros se seguirão.
    As nossas escolas, que já se enchem de meninos lindos, também vão ficar com meninos muito fortes e saudáveis.
    Beijinhos

    Prof. Anabela
    BLOGando na Escola

    ResponderEliminar
  2. Iniciativa muito importante, sem dúvida, com todo e qualquer rastreio ...
    Desejo que todos estejam a ouvir muito bem!

    Beijos,
    Leonor

    ResponderEliminar
  3. Bom dia,

    Ficou muito bem o blogue.

    Estamos ao dispor para qualquer esclarecimento adicional.

    Com os melhores cumprimentos,

    Alexandra Marinho

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.