Continuando... ao ritmo da música

Logo pela manhã, após termos reunido em assembleia de turma para decidir os assuntos a levar à Assembleia de Escola de amanhã, continuamos a ver e ouvir a apresentação sobre "A música" (na postagem abaixo)

  • Já tínhamos explorado a Música Clássica, onde conhecemos  grandes nomes como Beethoven, Mozart, Chopin, Strauss, Bach, Verdi e Vivaldi e ouvimos as suas composições. Achámos que era uma música boa para relaxar, descansar a cabeça ao fim do dia...
  • Seguiu-se o Rock' n Roll , onde ouvimos e vimos artistas famosos como o Elvis Presley (que dançava tão bem o rock...) os Beatles (os meus pais gostam desses...) e os portugueses Rui Veloso (pai do rock português, com "Xico Fininho") e Xutos & Pontapés. Todos gostamos muito deste género, porque é uma música alegre e dá para dançar!
  • Depois foi a vez do Jazz  e ficamos a conhecer alguns nomes importantes deste tipo de música, alguns que até já morreram, como Louis Armstrong, Nat "King" Cole, Ella Fitzgerald ou, mais recente, Diana Krall. Também gostamos deste tipo de música, por ser calma e as vozes dos artistas eram muito bonitas.
  •  O Hip-hop veio a seguir e alguns meninos já conheciam este género musical, pois têm irmãos mais velhos e eles gostam, ou andam na dança do hip-hop como a minha irmã... (Guilherme). Gostamos muito de ver e ouvir o Boss AC e os The Weasel, que são artistas portugueses.
  • Depois passámos à Ópera e vimos que é possível representar uma peça de teatro sem falar, só a cantar. Foi o que fizeram grandes cantores como Luciano Pavarotti, ou Plácido Domingo... que vozes bonitas e fortes que eles têm!
  • Mas a Música Pop foi a reuniu maior consenso, com muitos adeptos da Shakira (Waka-waka) e do Michael Jackson, que fez o seu moon-walk no vídeo que vimos; mas também a Celine Dion e a música do Titanic e os portugueses Pedro Abrunhosa e André Sardet foram do agrado de todos. Põe outra vez a Shakira, professora! Claro, com tantos rapazes / adeptos de futebol na sala...
  • Na Música do Mundo falamos de Fado, que é uma música que representa Portugal e ouvimos Amália Rodrigues a cantar "Havemos de ir a Viana", mas também fadistas contemporâneas como Mariza e Ana Moura. Ouvimos também a guitarra portuguesa.
  • Quase a terminar (porque a Celeste reparou que já passava bastante da hora do lanche e ninguém tinha dado por isso...) ainda visitamos a Música Sacra, um tipo de música que se canta nas igrejas. Ouvimos a "Avé Maria" de Schubert e o Canto Gregoriano dos Eva.
  • Finalmente e mesmo a acabar, a surpresa: na Música Folclórica o vídeo que vimos foi do Rancho Folclórico das Lavradeiras de Vila Franca: conhecemos algumas pessoas e alguns meninos que andam no rancho com os pais vibraram com esta apresentação. Afinal, é o "lai-lai" de que tanto gostam!
Foi uma manhã cheia de melodia, ritmo, palmas, batimentos, movimento, dança...
Foi também uma manhã de contacto com a cultura musical, já que o mesmo não é possível de fazer de outras formas (assistindo a concertos, por exemplo).
Foi lançada a sementinha da música... veremos se cresce!

Comentários

  1. Agora podiam ouvir as "Músicas do Mundo", as músicas típicas de cada país ... é que eu gosto tanto de música africana... os Galegos Encarnados também gostam ... :)
    Beijos,
    Leonor

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.