À volta de uma mesa...

"Uma mesa é uma mesa. Será?" Este é o título do livro de Isabel Minhós Martins, que a prof. Carminda, bibliotecária do agrupamento, nos trouxe para a escola, juntamente com  outros títulos da mesma autora. Explicou-nos que ela escreve os livros, mas também os ilustra e ainda tem uma editora, que é onde se fazem os livros.
Isto porque vamos dar início ao Projecto de Leitura em Vai-vem, do Plano Nacional de Leitura (ver topo) e precisávamos de livros novos.

Ao olhar os novos livros reparamos que tinham código de barras (ainda ninguém se esqueceu...) e que não começava por 560... logo, não eram produtos portugueses!

Nessa altura, perguntamos à Prof. Carminda se a Isabel (autora) era portuguesa e a resposta foi sim;
Depois perguntamos-lhe se a "fábrica dos livros" dela (a editora Planeta Tangerina) era em Portugal e ela disse que sim.
Então perguntamos-lhe porque é que os livros dela não tinham um código de barras português... aí a prof. Carminda já não soube responder-nos e aconselhou-nos a perguntar à Isabel, pois ela também tem um blogue e podíamos enviar-lhe uma mensagem. 

Foi isso mesmo que fizemos hoje, ou melhor, a professora escreveu o que íamos dizendo no blogue Planeta Tangerina. Agora vamos ficar à espera da resposta...

Enquanto isso, fomos criando e desenhando mesas de muitos tamanhos, feitos, cores e finalidades. Algumas ficaram bem originais, querem ver?



Assim se aprende a olhar as coisas do ponto de vista dos outros... e a ser criativo a partir de coisas do dia-a-dia.

Comentários

  1. Olá Juca e amiguinhos da Sala Fixe:

    Que saudades que eu tinha deste cantinho com meninos tão atentos e curiosos!
    Que bom voltar e ver que continuam a trabalhar e encantar.
    Beijinhos

    Prof. Anabela
    BLOGando na Escola

    ResponderEliminar
  2. Amigos
    Este é um dos livros que melhor demonstra o que é diversidade e comom, até olhando um simples objecto do quotidiano, nós podemos vê-lo de forma muito diferente. Um livro muito bom, que apela à tolerancia e que nós usamos muito em contexto de sala de aula.
    Boas leituras
    Luz

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.