Práticas de cidadania

Chegados ao segundo período, terminaram os mandatos dos vários Presidentes de Sala (que já tínhamos elegido, o nosso presidente do 2º período é o Guilherme) e também do Presidente da Assembleia de Escola, pelo que hoje tivemos que ir a votos de novo, para o eleger entre todos os representantes das seis salas. 
A votação foi renhida e houve até lugar a segunda volta, pois registaram-se dois empates entre os candidatos. No final, o vencedor foi o Marcelo, do 4º ano (blogue Janela Aberta) que logo pôs os seus dotes de orador à prova, na Assembleia de Escola que hoje teve lugar.

A IV Assembleia de Escola da EB1/JI de Vila Franca foi demorada, mas muito participada. Avaliaram-se os resultados de decisões anteriores e discutiram-se  os principais problemas que as crianças encontram no seu contexto escolar, bem como se procuraram as possíveis soluções para eles.
Tudo coordenado pelos alunos, sendo o Presidente o responsável por gerir a reunião, impondo a ordem e dando a palavra a quem a solicitar. Um belo exercício de cidadania e um exemplo do direito à participação de que todas as crianças deveriam usufruir.

No final, votou-se o nome do novo jornal da nossa escola, que vai existir em formato digital.
A proposta vencedora foi a dos meninos do 4º ano, que foram coerentes e votaram em massa, tendo ficado "Jornal Júnior". E está quase a sair o primeiro número...

Comentários