"Obras em casa"... da boneca!

Numa sala de jardim de infância, de vez em quando, há necessidade de repensar rotinas e reorganizar espaços e materiais... é sinal de mudança, de evolução. As crianças crescem a olhos vistos e o espaço deve "crescer" com elas, acompanhando os seus interesses e necessidades!

Foi o que fizemos esta semana: queríamos introduzir na nossa área da Casa da Boneca uma zona para disfarce, com arca das trapalhadas e tudo. 
Afinal, o Carnaval é a festividade que se segue e há que começar a "treinar" (ou melhor, há que ajudar os mais pequenitos a começarem a perder desde já o medo de mascarados...)

Para isso pedimos a colaboração aos pais e de casa vieram: gravatas, saias, calças, sapatos de salto, carteiras, óculos, cintos, calças e vestidos de lantejoulas e dourados, para além de verdadeiras jóias (colares, pulseiras) com brilhantes e tudo! 
Mas também nos chegaram alguns fatos de Carnaval: do Tweety, de coelho, de palhaço, de mágico... 
Tudo muito giro e chique...
Imaginam o entusiasmo que foi tentar vestir-se e calçar-se e depois despir-se e descalçar,-se como é lógico... e voltar a calçar os sapatos! 
Estamos a treinar a autonomia e independência pessoal e os meninos de 3 anos, devagarinho, já vão sendo capazes de fazer muitas coisas quase sem ajuda...

Mas o espaço disponível era pouco e tivemos que reorganizar a cozinha e o quarto da boneca, (que ficaram mais apertadinhos), introduzindo a mala das trapalhadas e o cabide com os fatos mesmo ao lado do espelho. 
Agora sim, a área da Casa da Boneca, que era a menos procurada da sala (talvez por existirem no grupo apenas 3 meninas) tem sido muito concorrida...

Surgiu também uma regra muito importante: é "proibido" espalhar as coisas no chão. 
As roupas guardam-se nos armários, não são para espalhar e é de pequenino que se educa o menino...
 

Comentários