Nova(s) pergunta(s), nova "viagem"...

Respondida que foi a questão nº 1, o nosso Quadro das Perguntas tinha ficado à espera do início do segundo período para responder à nº 2...
Desta vez é uma pergunta "3 em 1" que tem a ver com a origem de 3 alimentos: o açúcar, o sal e o arroz.
Como estivemos muito ocupados ainda não tivemos oportunidade de começar a pesquisar as respostas mas planeamos fazê-lo na próxima semana...

Antes de começar, estivemos a fazer o levantamento daquilo que já sabemos sobre o assunto.Vejamos então:
Sobre a origem do Açúcar - ninguém sabe nada.
Sobre a origem do Sal:
- O sal está no mar!
- A sério? Que engraçado, nunca vi!
- É porque está assim... debaixo da areia.
- Não é nada, ele não se vê, mas ao engolir sente-se!
- Pois é, a água com sal fica salgada e faz bem ao nariz. mas comigo não resulta, já experimentei  e fica na mesma.
- O sal faz mal ao coração. É por isso que o meu tio está doente dos pulmões.
- Então o sal faz mal ao coração e o teu tio está doente... dos pulmões?
- Pois, não sabes que os pulmões estão dentro do coração?
- Não, não sabia, vocês sabiam?
- Não, eu acho que não é bem assim...
- Outra coisa que podemos descobrir!
Sobre a origem do Arroz:
- O arroz nasce numa planta.
- A planta está na água.
- E em que água está essa planta? Na água da torneira?
- Não sei bem se é na água do mar... ou na do rio, mas acho que é no rio. Depois os homens apanham a planta e tiram as sementes. Metem-as numa máquina, que não sei o nome e essas sementes são o arroz. Depois os grãos vão para os sacos e para o supermercado. Foi o meu pai que me disse.
- E esses sacos, são muito grandes? Quanto pesam?
- Eu não sei quanto pesam, mas deve ser para aí 80 kg...
- Eu acho que são 12...
- Pronto, então para a semana podemos planear uma experiência...
- É, vamos pesar o saco do arroz!

Pronto, os dados estão lançados, há que planificar de acordo... procurar actividades desafiadoras e interessantes, que envolvam os mais pequenos numa construção activa da sua aprendizagem.

Comentários

  1. E já têm aí muito que pesquisar ...
    Boas pesquisas vos desejo,
    Leonor

    ResponderEliminar
  2. Por cá depois dos reis (que nos irão acompanhar mais uns tempos uma vez que no 2º período vamos saber mais coisas sobre "a corte") também estamos envolvidos em descobrir mais coisas acerca do pão, do leite, do bacalhau e do azeite. Nós é quatro em um...vamos ver como vai correr.

    ResponderEliminar
  3. è mesmo isso, questionar, questionar, questionar e depois ouvir, ouvir , ouvir e continuar a questionar. sem dúvida que seria bem mais fácil responder, mas, mais uma vez sria não proporcionar às crianças a hipótese de crescer.
    Obrigado pelas lições que de forma tão clara e tão simples vais partilhando connosco!
    Boa semana
    Luz

    ResponderEliminar
  4. Isso é que vai ser trabalhar e... se vos conheço bem, nenhuma pergunta vai ficar sem resposta.
    Beijinhos

    Prof. Anabela
    BLOGando na Escola

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.