Experimentando Ciência


O Dia dos Desafios trouxe uma experiência nova e aliciante: desta vez, a Química veio à sala.

Utilizando os alimentos que integram a nossa pergunta (o açúcar, o sal e o açúcar) descobrimos algumas das suas propriedades e atributos, nomeadamente como se comportam com a água, ou seja, a proposta era fazer uma experiência de dissolução / evaporação para descobrir de algum dos três se dissolvia ou, por outras palavras, se era solúvel na água. 

Para isso seguimos este Protocolo da Experiência:

1.      Levantamento das concepções prévias das crianças – após a apresentação oral da experiência a realizar e dos materiais a utilizar, inquirir o grupo acerca daquilo que pensam que vai acontecer e registar as suas ideias. Ei-las:
- A água vai desaparecer…
- O açúcar é que vai desaparecer!
- A água vai ficar branca.

2.      Realização da experiência de dissolução:

Apresentação da experiência em grande grupo:
Colocar em 3 taças de vidro iguais 20 ml de água (em cada);
Colocar 2 colheres de sobremesa de açúcar na primeira e mexer bem;
Colocar 1 colher de sobremesa de sal na segunda e mexer bem;
Colocar 1 colher de sobremesa de arroz na terceira e mexer bem.
Observar aquilo que vai acontecendo.
Conclusão: pedir às crianças para tentarem explicar o que aconteceu e porquê:

- O sal está a desaparecer…
- Mas o arroz não desaparece, a água é que ficou branca!
- O arroz não desaparece porque os bocados não são pequenos…
- A água chupou o açúcar!
- Ou, se calhar, o açúcar chupou a água!

Concretização individual da experiência de dissolução:
Cada criança tem 3 pequenos copos plásticos, onde deverá colocar 20 ml de  água, medindo-a pelo copo medidor.
Ser-lhe-ão distribuídos os ingredientes necessários: arroz, sal e açúcar. Deverá proceder à experiência misturando o arroz, o sal e o açúcar na água e mexendo bem.

Depois pode baralhar os copos e tentar arranjar forma de descobrir como identificar o do sal e do açúcar (pode ser feito usando o paladar).  
- E agora? Qual a taça que tem o açúcar e a que tem o sal?
Depois de verificarem que os olhos não nos davam essa informação, pois a água era toda transparente (incolor) e que o nariz também não a dava, pois a água não tinha cheiro  (inodora), tiveram que recorrer à boca e usar o sentido do paladar: colocaram o dedinho e provaram, identificando dois sabores diferentes: o salgado era da taça onde se pôs o sal e o doce era o da taça onde se colocou açúcar.

3.      Realização da experiência da evaporação (revertendo assim o processo de dissolução):

Colocar as 3 taças à janela, num local onde estejam expostas ao sol ou, em alternativa e para a obtenção de resultados mais rápidos, colocá-las sobre  uma fonte de calor, até a  água secar.
Ao longo do tempo, observar o que se vai passando: surgem cristais de açúcar e de sal (não se aplica ao arroz, pois este não se dissolveu, uma vez que não é solúvel na água).
Conclusão: procurar explicações para o que observaram.
No final, os meninos mais crescidos fizeram a representação gráfica da situação experienciada: a dissolução.

Os procedimentos de avaliação previstos foram:

-   Por parte da Educadora: observação do envolvimento e participação de cada criança; realização de registos fotográficos e escritos (das vozes das crianças); análise das suas produções / representações.
     Por parte das crianças: verbalização, aquando do registo gráfico individual e partilha em grande grupo, no momento de revisão e preenchimento do Diário de Sala.

Este foi o protocolo seguido, com  entusiasmo e interesse por parte de todos os envolvidos.

Agora é só aguardar que o tempo ajude e o sol faça o seu papel nos copinhos todos que temos colocados no parapeito da janela…

Entretanto, o dia seguinte trouxe novidades, pois o radiador fez o seu trabalho: secou a água que tinha dentro das 3 taças e pudemos analisar o que apareceu.
  • Na primeira tinha grãozinhos claros, muito secos e pequeninos – era o arroz
  • Na segunda tinha cristais pequeninos e transparentes que brilhavam – era o açúcar.
  • Na terceira tinha pedrinhas brancas e baças – era o sal.
Chegamos à conclusão que o calor fez a taça aquecer e a água também; assim a água saiu em fumo (vapor) e voltaram a aparecer o açúcar e o sal que tínhamos posto lá dentro.

Os meninos pequenos registaram esta parte da experiência com técnica mista de desenho e colagem.

 No slideshow que se segue poderão ver todos os passos desta experiência:

 

Comentários

  1. Parabéns aos cientistas da Sala Fixe e sua Educadora pelo trabalho realizado.

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  2. Parabéns a todos pelo excelente trabalho e obrigada pela partilha.bjs
    Rosarinho

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  3. Considero muito importante que se divulguem desta forma pormenorizadas as pequenas-grandes coisas que se fazem na educação de infância, pois há muita e boa gente que não sabe que no pré-escolar é possível abordar todo o tipo de conteúdos, neste caso a físico-química.
    Quem diria?
    Este blogue, que visito com regularidade, embora muitas vezes saia sem comentar, é um bom exemplo disso, por isso hoje quis deixar o meu testemunho.
    Tenho a certeza de que é uma inspiração para muitas colegas de profissão, continue.
    Cumprimentos.
    Prof. Ana Maria

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