Procurar no Bloguefólio:


Widget UsuárioCompulsivo

domingo, 27 de junho de 2010

A "canção de fim de ano"

Aqui está finalmente a gravação, feita de propósito, para partilhar a nossa "Canção de Fim de Ano" com os amigos dos Açores, que estavam curiosos por conhecê-la...


O vídeo da nossa actuação na festa não ficou muito bem, por causa do vento que se fazia sentir e que interfere com o som... mas não nos importamos nada de, antes de partir para mais um dia de praia, gravar esta canção para vocês e para todos os que a quiserem ouvir.

Foi a nossa educadora que fez esta letra para a música do grupo "Cabeças no Ar" - "A seita tem um radar". Esperamos que gostem tanto de a ouvir como nós de a cantar...

"Dias do Avesso"

Partilhado pela colega Cristina Pinto, do blogue "O Jardim da nossa Infância", a quem agradeço, aqui fica uma reflexão para escutar com atenção...


Clicando aqui, entrarão no site da RTP e aí deverão clicar no PLAY, como indica a imagem, para ouvir a pequena mas interessante conversa, entre Isabel Stilwell e Eduardo Sá que passou na Antena1, sobre "Testes de Admissão ao Jardim de Infância".

Algumas ideias-chave desta conversa:

"A Universidade começa no Jardim de Infância"

"Todas as Universidades deviam ser  Jardins de Infância"

"O que eu não acho compreensível é que todas as grandes qualidades do Jardim de Infância se esgotem no Jardim de Infância"

"Ter a vista na ponta dos dedos, continuar a perguntar porquê, aprender de dentro para fora do corpo, aprender com os outros e tudo o mais que é fantástico no Jardim de Infância, não pode esgotar-se! Pode e deve prolongar-se pela vida fora..."

Parabéns a você!

 - Eu hoje faço anos!
Foi o que se ouviu, logo pela manhã do dia 24, da boca do Tomás, em vez do habitual "Bom-dia"...  estava eufórico, fazia 5 anos!

 Como está crescido...

Cantamos-lhe os parabéns na cantina, ao redor de um bolo de chocolate e pintarolas, logo depois do almoço.
Depois, os meninos das duas salas contribuíram com um desenho para o seu livrinho de aniversário. Nesse dia aconteceu outra coisa muito importante na vida do Tomás: no regresso da praia, aprendeu a calçar-se sozinho! Está mesmo "um homem grande"...

sábado, 26 de junho de 2010

A banhos...

... é como estivemos toda a semana, na Colónia Balnear.
Querem ver?
Brincamos muito na areia
Até fizemos 100 castelos!
Exploramos as rochas e as pocinhas de água...
Tomámos banhos de mar
Lanchámos...
E a brincadeira continua...até chegar a hora de regressar à escola para o almoço

Sempre com muito juízo e em segurança, pois com coisas sérias não se brinca!

O tempo também tem ajudado e são assim as nossas manhãs, esta semana e na próxima!

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Notícias fresquinhas dos amigos dos Açores!

Hoje, ao visitar o Blog@ndo na Escola (blogue dos amigos dos Açores),  as "nossas" novidades já estavam postadas... que bom!

Aos nossos amigos de Terra Chã, em Angra do Heroísmo, enviamos um miminho que comprámos, para além de um livro com desenhos nossos; seguiu também na encomenda o que nos foi oferecido pela Câmara Municipal para esse fim:

O livro comemorativo dos 750 anos da elevação de Viana a Cidade e respectivo DVD (o livro "O ouro da mulher Vianense" que aparece na foto acabou por não seguir na encomenda, por excesso de peso, mas está guardado para vocês numa próxima oportunidade!) e uma pregadeira com o coração de Viana em feltro, para a prof. Anabela.
Parece que gostaram, pelo que se viu e leu no Blog@ndo na Escola... ainda bem!
Se quiserem conhecer a notícia toda, espreitem aqui:  Novidades na volta do correio.
Fica a vontade comum de dar continuidade a este trabalho de intercâmbio no próximo ano 2010-2011...

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Festa de Fim de Ano

Um Sábado de sol e algum vento, mas muita diversão!

A Associação de Pais foi incansável, preparou tudo ao pormenor:
  • Insufláveis para os mais pequenos se divertirem, antes de começar o espectáculo;
  • Espaço para as apresentações das crianças, com instalação sonora e tudo!
  • Bancas para "comes-e-bebes", com sardinha assada, febras e caldo verde...
 
O professor Luís e a professora Maria João, dois docentes das Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC's) fizeram "as honras da casa" sendo os apresentadores, pois os finalistas do quarto ano estavam muito nervosos... 

O jardim de infância abriu a festa, com a entrada de todos os meninos e meninas, envergando as T-shirt's que pintaram com o logotipo da sua sala... estavam muit'a fixes!
Depois perfilamo-nos todos para cantar a nossa "Canção de Fim de Ano", o que fizemos muito bem, apesar de alguns "problemas técnicos" de última hora...
Logo depois procedemos à cerimónia dos finalistas, com entrega das pastas, livros de fim de curso, cartolas e com direito a benção com a bengala, seguida da entrega de capas e diplomas a todos os que continuam no jardim de infância. Podem ver as imagens (bem descontraídas) no slideshow que se segue.




Your pictures and fotos in a slideshow on MySpace, eBay, Facebook or your website!view all pictures of this slideshow



A seguir foi a vez dos meninos e meninas da Sala dos Amigos, que também receberam os seus presentes de final de ano, entregues pela educadora Isabel  que está a substituir a titular do grupo, a educadora Milú, que se encontra doente.

E então a festa continuou com todas as apresentações das crianças da EB1, incluindo teatro, canção, coreografias, enfim, não faltou nada!

Já no final da tarde houve várias homenagens à professora Céu, que é a coordenadora desta escola e que completará em Setembro próximo 30 anos que aqui trabalha. O discurso foi feito pelo Director do agrupamento, na presença  da Vice-directora e de um dos seus Adjuntos.  Também os alunos actuais, que são finalistas e alguns antigos alunos prestaram os seus testemunhos com emoção, bem como a Associação de Pais, que lhe ofereceu um bonito presente.
Foi uma festa muito simples, mas agradável e cheia de calor humano.
Terminou com sardinhada, febras e caldo verde para toda a comunidade escolar, que assim viu terminar mais um ano, com alegria e animação. Parabéns à Associação de Pais, por todo o trabalho e empenho.

domingo, 20 de junho de 2010

Ainda antes da festa - a história que criámos

Tinha ficado por apresentar aqui no blogue o resultado final da história que cozinhamos na Panela das Histórias... lembram-se?
Pois aqui está ela, chama-se "O dinossauro na floresta" e foi criada e ilustrada por todos os meninos e meninas da Sala Fixe, para culminar o Projecto da Biodiversidade que as nossas estagiárias Isaura e Marlene desenvolveram connosco.



View more presentations or Upload your own.

sábado, 19 de junho de 2010

Hoje vai ser FIXE!

Porque é o dia da nossa Festa de Fim de Ano, organizada pela Associação de Pais de Vila Franca e com a colaboração de toda comunidade escolar.

Depois daremos notícias... está quase a começar!

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Ultimo dia "a sério" na Sala Fixe

Foi hoje que estivemos todos juntos na sala pela última vez:
  • Terminámos e arrumamos nas capas muitas produções individuais... 
  • Ensaiamos para a Grande Festa de amanhã - a "canção do fim do ano" e a "cerimónia dos finalistas"...
  • Brincamos, brincamos, até mais não...
  • Fizemos a avaliação, mas desta vez foi diferente. Não estivemos a pensar o que fizemos esta semana, o que mais gostamos/não gostamos e o que vamos fazer... nada disso! 
Hoje estivemos a pensar "mais fundo": 
Em todo este ano que passamos juntos, o que é que eu aprendi de mais importante?

Eis as respostas:
- Aprendi coisas novas sobre as abelhas (Margarida)
- Aprendi que os meninos devem ser todos amigos uns dos outros (Joana)
- Aprendi a jogar futebol com os meus amigos (Afonso Barros)
- Aprendi que dos vulcões sai a lava (Ana Maria)
- Aprendi a partilhar (Inês)
- Aprendi a pintar uma camisola muito bem! (Tomás)
- Aprendi a ser guarda-redes e sou muito bom! (Rodrigo Arieiro)
- Aprendi que as abelhas tiram néctar das flores, não tiram mel (Rodrigo Ribeiro)
- Aprendi a fazer cartolas e outras coisas para finalistas (Rodrigo Oliveira)
- Aprendi a jogar futebol de acordo com as regras (Nelson)
- Aprendi como as abelhas fazem o mel (Mirian)
- Aprendi o Hino Nacional (Pedro)
- Aprendi a gostar de música clássica, com a história do Coelho Alberto (Matilde)
- Aprendi a montar um jogador de futebol de papel (Afonso Rocha)
- Aprendi a cozinhar uma história na Panela das Histórias (Simone)
- Aprendi a jogar futebol (Letícia)
- Aprendi a partilhar (Gonçalo)
- Aprendi que os vulcões deitam lava quando a Terra está a tremer (Alexandre)
- Aprendi tudo, tudinho... e quero dizer que gostei muito de estar nesta sala (Luana) 
- Todos nós achamos que o Tiago, que não fala, aprendeu a fazer muito bem algumas tarefas, como distribuir as mochilas ou as colheres para o lanche ou dar de comer à tartaruga. 

(Não é nada fácil para crianças desta faixa etária relembrar memórias de tão longo prazo, por isso este foi um exercício que exigiu esforço e concentração)
Depois ainda tivemos uma surpresa, os amigos da outra sala vieram visitar-nos, para ensaiarmos todos juntos e trouxeram-nos um presente - bonitos colares que fizeram na sua "fábrica de colares" da sala - que pudemos escolher e tudo!
 
É mesmo FIXE ter AMIGOS, não acham?

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Está a chegar a Colónia Balnear...

Rima e é verdade! É já na próxima segunda-feira que vamos "de malas e bagagens" para a Praia da Amorosa, onde faremos a nossa Colónia Balnear durante 10 dias (2 semanas)... esperemos que o tempo esteja de feição, para nos podermos divertir até mais não!

E, já que continuamos a rimar, espreitem o recado "Instruções para uma Colónia Balnear muit'a FIXE", que levamos para os pais ...

   

Por falar em regras, antes de se irem embora as nossas estagiárias fizeram uma dramatização/mímica (a Marlene ficou sem voz no último dia de estágio!) sobre o nosso dia de praia...
Desde colocar o protector solar em casa, vestir o fato de banho e roupa prática, levar a mochila com tudo o que faz falta, entrar para o autocarro, não se afastar dos colegas e da educadora/auxiliar, despir, descalçar e arrumar devidamente os seus pertences, brincar e tomar banho em segurança, lanchar e trocar de roupa, arrumar tudo, vestir e calçar para regressar à escola, tudo foi representado... 

Depois estivemos a jogar um jogo novo: o Jogo do Galo da Praia.
Trata-se de um jogo tradicional muito conhecido, mas que foi adaptado com imagens de brinquedos de praia. Temos que estar com muita atenção e usar a cabecinha, não só para tentar fazer linha (vertical, horizontal ou diagonal), como para "travar" o colega e ele não conseguir fazer a sua. Se quiserem jogar também, podem fazer o download do nosso jogo aqui.

Fizemos pares e jogamos dois de cada vez no flanelógrafo, escolhendo cada um as peças que preferia...
Até o Tiago quis participar e jogou tão bem que conseguiu ganhar ao parceiro... foi um delírio! 

De tal forma de, depois do lanche, participamos em pares num "Campeonato do jogo do galo", desta vez o tradicional, com O e X. 
O entusiasmo foi tal que se tiveram que fazer mais fotocópias e, quando houvesse empate, tinham que continuar a jogar até chegar ao vencedor...




Fim de estágio na "Sala Fixe"

Como tudo na vida tem um princípio, um meio e um fim, chegou também ao seu final o estágio da Marlene e da Isaura na nossa sala.

Foram boas amigas e companheiras de viagem, que nos ajudaram em tudo o que puderam e nos fizeram crescer!

Por isso preparámos-lhes uma surpresa, sem sabermos que elas também tinham preparado outra para nós! Trouxeram um presente grande para cada um e era segredo, só podia ser aberto em casa! Ficamos muito entusiasmados e passamos o dia a levantar hipóteses sobre o que seria... e não é que até conseguimos acertar???

A nossa surpresa foi um livro de desenhos nossos para cada uma com a foto do grupo e também juntamos um presentinho, para se lembrarem sempre de nós:
Claro que ainda vêm à festa e também prometeram uma visitinha na praia...
Agora também elas são educadoras e, se tiverem um pouquinho de sorte, irão ter a sua escola e os seus meninos...

Parabéns à Isaura e à Marlene e obrigada por todo o tempo que passaram connosco!

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Fomos "sentir o primeiro ciclo"

É sempre um aspecto que preocupa os filhos, os educadores e os pais.
Como se aproxima a passos largos o final da etapa de Educação de Infância de 13 meninos e meninas da nossa sala e de 6 da Sala dos Amigos, temos estado a preparar, devagarinho, essa importante mudança.

Começamos por registar o que pensamos ou achamos que sabemos sobre a escola do 1º ciclo:
  •  Lá tem uma régua... para bater nos meninos!
  • Tem um quadro, para escrever
  • Também se escreve no caderno
  • A professora escreve no quadro e nós copiamos no caderno
  • Pois, ela escreve a data e depois temos todos de passar para o caderno
  • E vamos ter que estudar
  • Aprender a ler e a escrever
  • Lá não tem brinquedos
  • Temos que estar caladinhos
Claro que depois conversamos um pouco sobre estas questões e descobrimos que, afinal, havia algumas coisas que não estavam correctas... por exemplo, a questão da régua.

- Na nossa sala também temos uma régua grande não é?
- Pois...
- E para que serve?
- Para bater...
- Não!
- Quem é que já alguma vez levou com a régua?
- Eu!
- Ai sim, como foi isso?
- Na minha casa!
- Ah! Isso é outra história, agora estamos a falar da escola!
- Para que é usada a régua na nossa sala?
- Para medir e fazer riscos direitinhos...
(Não há nada como esclarecer bem as coisas...)

Depois fomos fazer duas visitas:

De manhã, fomos à sala do 4º ano, aquela que, provavelmente, será nossa a partir de Setembro. Abriu-nos a porta a professora Céu, que é a coordenadora da nossa escola e que também, provavelmente, será nossa professora no próximo ano. Depois ficamos lá durante uma hora, para "sentir o primeiro ciclo", porque saber como é já todos sabíamos (mais ou menos...)
Fomos muito bem recebidos, também pelos 13 meninos e meninas do quarto ano, que são finalistas como nós! Como não havia cadeiras para todos, tivemos direito a "colinho"...
Conversámos, observámos, aprendemos algumas coisas importantes e até fizemos desenhos!

De tarde, foi a vez de visitarmos a sala do 1º ano, da professora Paula, onde estão os nossos colegas do ano passado.
Estivemos a conversar com eles, a saber o que aprenderam durante este tempo e até tivemos oportunidade para fazer uma ficha sobre formas geométricas! Vamos guardá-la, orgulhosamente, no nosso Portfolio 2009-2010, como recordação deste momento.
Saímos contentes e com plasticina colorida nas mãos, que nos ofereceram.
  
Regressados à sala conversamos um pouco sobre tudo o que vimos, ouvimos e aprendemos Agora, os pequenos receios que alguns tinham desapareceram, estamos muito mais "aliviados" e encaramos com naturalidade a entrada no primeiro ano, já daqui a cerca de três meses... para isso servem as actividades de articulação, não é verdade?

Muito obrigado a todos, por terem sido tão simpáticos ao receberem-nos nas vossas salas!
Foi muito bom para nós, pois assim compreendemos melhor porque é que a nossa educadora nos diz que é muito importante "saber mandar na boquinha e no corpinho" quando é preciso!

terça-feira, 15 de junho de 2010

A festa começou...

... logo de manhã,  via-se pelo entusiasmo e também pelas roupas que trouxemos vestidas de casa: camisolas do Ronaldo, cachecóis de Portugal, equipamento e bola de clube nacional, tudo servia para mostrar que hoje era um dia importante: - Hoje Portugal vai jogar!
Boa sorte para Portugal no Mundial da África do Sul!

Nós estamos a torcer como podemos...
Querem ver?
O Pedro, o Afonso R. e o Gonçalo estão a desenhar as bandeiras de todos os países participantes... mas não é nada fácil! É preciso descobrir quais as que faltam e a que país pertencem e depois procurar a sua imagem, para a reproduzir. Foi o que fizemos hoje: pesquisa de bandeiras no Google; depois imprimimos para desenhar na sala!
Claro que também aproveitamos para vermos o vídeo do hino de ontem,  que a nossa educadora colocou aqui  no blogue:
 (o vento estragou-nos a "afinação")

Vejam só quantas coisas importantes nós temos feito e aprendido com toda esta motivação:
  • Já sabemos o Hino de Portugal;
  • Conhecemos algumas das regras principais do  futebol;
  • Identificamos muitas bandeiras dos países participantes;
  • Todos os dias treinamos "a sério", até já temos árbitro;
  • Alguns de nós andam em "escolinhas de futebol", conforme nos aconselhou um amigo que nos deixou um comentário...
Combinamos arrumar tudo depressa e tomar o leite escolar na cantina, onde temos um LCD grande, para  ver melhor o jogo...
 Primeiro éramos só nós...
 Mas dali a pouco a cantina encheu!

Como diz a canção, o "sonho da malta", é que ganhe Portugal!

Preparativos para o Grande Dia...


Andamos atarefados, com tantas coisas que fazer:
  • Terminar os Livros de Fim de Curso (o que implica pesar-nos, medir-nos, carimbar pé e mão, fazer a nossa auto-avaliação, desenhar alguns pormenores... enfim) 
 Auto-avaliação individual
Preenchimento do Livro de Fim de Curso
Carimbagem da mão e do pé
 Medição e pesagem
Um desenho especial
  •  Acabar as Cartolas e as Capas para os finalistas, mas também as Capas e Diplomas para os 7 que cá ficam... pois também merecem uma recordação deste ano.
  • Ensaiar a nossa "Canção de Fim de Ano"(em conjunto com a Sala dos Amigos)
  • Preparar a festa (para que nada falhe no Sábado) incluindo as t-shirt's que  vamos vestir no dia e temos estado a pintar...
 Como vêem, com tudo isto, mais a "animação futebolística" que tem reinado por cá e tendo ainda em conta as actividades de articulação com o primeiro ciclo - com vista à melhor transição dos finalistas - não têm deixado tempo para mais nada. É uma animação!

    Diário Bloguefólio

    Porquê e para quê um Blogue-Portefólio?

    Uploaded on authorSTREAM by jusousa | 

    De onde nos chegam amigos