Procurar no Bloguefólio:


Widget UsuárioCompulsivo

sábado, 27 de março de 2010

Surpresas de Páscoa II

Com o nosso coelhinho foi também um postal, como não podia deixar de ser...

Para combinar, decidimos fazê-lo em forma de ovo, a forma oval, e decorá-lo de um modo diferente e original. Ora vejam:

Entrançamos tiras de cartolinas coloridas...
 Colamos numa forma oval e recortamos à volta,
por detrás colamos uma poesia alusiva á Páscoa 
e decoramos a nosso gosto.

Ficaram assim:

sexta-feira, 26 de março de 2010

Surpresas de Páscoa I

Com votos de Páscoa Feliz para todos os meninos, pais e familiares da Sala Fixe, da EB1/JI e para Vila Franca em geral, seguiram hoje para casa as surpresas que estivemos a preparar com todo o carinho.
Foi assim que organizamos o nosso trabalho:

Primeiro pintamos um ovo de esferovite;
De seguida fizemos um cilindro com cartolina canelada branca e cola;
Colocamos um laçarote da nossa cor preferida  e depois contornamos o molde dos pés  em cartolina lisa da mesma cor, recortamos e colamos numa das pontas do cilindro;
Seco o ovo, montamos a cara do coelhinho com um sinalizador vermelho e dois pretos; depois fizemos com caneta de acetato o focinhito e os dentes e com baton as bochechas; para os bigodes, usamos o piaçaba de uma vassoura; recortamos as orelhas em cartolina branca e prendemos com alfinetes de cabecinha e muito jeitinho!
Prendemos a cabeça ao corpo com velcro, para que se pudesse abrir e chegar ao "recheio" que o coelhinho da Páscoa traria hoje...

Só faltava a "tabuleta" a desejar Páscoa Feliz e o nosso coelhinho estava pronto!
Que simpáticos e coloridos que ficaram, não acham?

E hoje, quando foram para casa, levavam o "papinho" cheio de amêndoas e ovinhos de chocolate!

Não foi o coelho Alberto, pois esse, como vimos, andava muito longe (- Devia ser no Canadá, na Antártida, ou então na Serra da Estrela que ele andava, para ter assim tanta neve...)

Acompanhem-nos de seguida em "Surpresas de Páscoa II"...

quinta-feira, 25 de março de 2010

O que estaremos a preparar?

Surpresa de Páscoa com... tudo isto!
Hum... adivinham o que será???

English class (uma aula de inglês...)

- Hello! My name is Sandra!

Assim se apresentou a tia do Tomás, que veio à nossa sala para nos dar uma "aula de inglês". Estávamos todos curiosos, pois sabemos muito pouco de inglês: algumas cores, números, dizer bom-dia, obrigado... Olhou bem para as nossas caras e quis saber os nossos nomes:
- What's your name?
- Joana.
- Joana, very good! Give me five! (e cumprimentou batendo mão na mão)

E assim, ao redor de toda a mesa grande, cumprimentou-nos a todos, sentando-se de seguida ao lado do sobrinho.

- Look! (gesto - colocar a mão na testa para ver ao longe)
- Repeat (gesto - enrolar os dedos indicando repetição)
- Look (todos)

- Listen (gesto - colocar a mão perto do ouvido)
- Listen (todos)

- Point (gesto - apontar com o dedo indicador)
- Point (todos)

- Open (gesto - abrir as mãos)
- Close (gesto - fechar as mãos)
- Open, close, open, close, open, close... (todos)

- Stop! (gesto - sinalizar com a mão para parar)
- Stop! (todos)

- Shsss (gesto - com o dedo à frente da boca)
- Shsss (todos)

- Be quiet! (gesto - ficar em silêncio)
- Be quiet! (todos)

- Draw (gesto - desenhar no ar)
- Draw (todos)

- Color (gesto - colorir)
- Color (todos)

- Cut (gesto - cortar)
- Cut (todos)

- Very, very good! Fantastic!

- Stand up! (gesto - levantar)
- Stand up (todos em pé)

- Sit down! (gesto - sentar)
- Sit down (todos sentados)

Entretanto, um mais aflito aproxima-se e pergunta: posso ir à casa de banho?

- May I go to the toilet please? - repete a professora Sandra.
Fica a olhar, atrapalhado, sem saber bem o que fazer...
- Na, na, na, na, na, na, na, please? Repeat!
Repetimos todos, para o ajudar.
- Na, na, na,to the toilet, please? Repeat!
Idem.
- May I go to the toilet please? 
- May I go to the toilet please?(todos)
- Fantastic!
E lá foi o aflito à casa de banho...
- Wait a moment! Just a second... - e a professora Sandra procura algo na pasta.
- Oh! The rainbow! - diz, mostrando esta imagem:

Distribuiu então uma folha a cada um de nós e todos fomos buscar as latas de material.
Toca a começar:

- Draw red!
(todos desenharam o primeiro arco, em cor vermelha)
- Color...
(e pintaram o seu interior de vermelho)
Fizemos o mesmo para todas as restantes cores:
Yellow
 Pink
  Green
Purple
Orange
 Blue
Depois:
- Draw the sun (todos desenharam o sol)

- Draw the cloud (e terminaram, desenhando a nuvem)

Finalmente, a canção do arco-íris, ou melhor: The rainbow song

Querem ouvi-la? Aqui está ela...

Quando estava já na hora de ir embora, dissemos à Sandra, pela voz da nossa professora:

- Thank you very much! Come back again when you can...
(- Muito obrigada! Volte sempre que quiser/puder...)

E ela prometeu que sim!
Ainda bem, pois nós aprendemos tudo tão depressa e bem que hoje, ao reflectirmos em grande grupo sobre o dia de ontem, conseguimos repetir a aula  toda! E foi muito divertido.
É bom aprender assim...

terça-feira, 23 de março de 2010

A matemática com ovos...

Hoje a Isaura e a Marlene trouxeram-nos uma surpresa: um coelhinho-fantoche, muito engraçado e fofinho, do qual gostamos muito!
Ainda não tem nome mas, vejam só, todos já querem chamar-lhe... Alberto!

Trouxe com ele uma situação-problema para resolver a pares:
Ele tem vários ovos para arrumar em caixas, mas precisava de ajuda para saber de quantas formas diferentes o pode fazer.
  • Primeiro só com 1 ovo (sendo que o flanelógrafo simulava a caixa dos ovos):
Descobrimos 4 formas diferentes de colocar 1 ovo na caixa!
  • Depois, mais difícil,  com 2 ovos:
E assim conseguimos colocar os 2 ovos na caixa de 6 maneiras diferentes!

E como as coisas importantes se devem registar para não esquecer, foi o que fizemos!
Como podem ver, estamos todos de parabéns pela ajuda que demos ao coelhinho ... Alberto!

O entusiasmo continua... e é contagioso!

O coelho Alberto veio mesmo para ficar...

A toda a hora e momento, com ou sem a música de fundo (que, aliás, já sabemos pôr sozinhos no computador...)  lá começa alguém:

- "O coelho Alberto disse ao neto..." e logo várias vozes se juntam ao coro, repetindo, vezes sem conta, esta história tão simples mas que cativou toda a gente (pequena e grande!)

Hoje recebemos a visita da Sala dos Amigos, pois todos queriam aprender melhor como se conta e se mima esta música (3º andamento da Sinfonia Clássica nº 1) de Sergei Prokofiev... 

Quem diria que era tão divertido conhecer e brincar com a música clássica!

Ora oiçam esta gravação-ensaio...



E a resposta do famoso coelho Alberto... está mesmo aqui! 
Cliquem embaixo da imagem para a verem e ouvirem...

 
(ferramenta utilizada - http://www.acapela.tv/)

sábado, 20 de março de 2010

Prokofiev... e o coelho Alberto

Uma experiência diferente, logo pela manhã...

- Vamos ficar todos muito calmos e relaxados para esta actividade; em primeiro lugar vamos pousar a cabecinha e ouvir uma música especial; é o 3º andamento da Sinfonia Clássica nº 1 de Sergei Prokofiev (o mesmo autor de "Pedro e o Lobo").

- Hum!?!? Que coisa esquisita...
- A música clássica é boa para descansar, mas é um bocado "seca"...
- Então ouçam com atenção, depois vamos dizer a nossa opinião acerca do que ouvimos...


No final, após alguns risinhos...
- Eu ADOREI! - disse logo a Luana
- Eu também!
- E eu, é gira! - foram dizendo todos.

(Confesso que fiquei surpreendida, pois na sala já é hábito colocar música clássica como som de fundo na hora das actividades e projectos, e nem sempre a reacção tem sido tão entusiástica)

- Então, agora que já escutamos a melodia, vamos para a segunda parte desta actividade. Sabem, esta música tem um segredo...
- A sério? E qual é? Podemos saber?
- Podem, eu vou contar: esta música tem uma história escondida lá dentro!
- Conta! Conta!
- Vamos lá então...

Coloquei de novo a música a tocar e, em simultâneo, contei a história do "Coelho Alberto".
Enquanto contava, ia mimando com gestos todos os passos da história.
Os olhos de todas as crianças estavam fixos, espantados com o que estavam a ver e ouvir.

No final, "acordaram" e logo manifestaram as suas opiniões:
- Eu ADOREI ainda mais! - repetiu a Luana.
- Foi muito giro...
- Eu gostei, professora, faz outra vez!
- É, conta outra vez...
- Então vamos aprender para depois contarmos todos juntos.

Num instante se repetiram as palavras e a mímica e todos contamos a história do coelho Alberto. 
Mas o entusiasmo era tão grande que já nem cabia na Sala Fixe. 
Tinha que extravasar para algum lado...
- Vamos contar aos meninos da Sala dos Amigos e à Milu!

Convite feito, à hora marcada lá fomos. 
Todos conseguimos repetir com atenção e entusiasmo os passos desta actividade:
- Primeiro escutar só a música;
- Depois contar a história;
- De seguida aprender os gestos;
- Contar a história com os gestos;
- Mimar a música sem contar a história.
Foi outro sucesso, até os mais pequeninos ficaram suspensos no que iria acontecer...

Na verdade, o gosto musical depende muito do significado que retiramos das músicas. Por isso é que este tipo de actividades do agrado das crianças, como histórias ou mímicas, associadas à audição de músicas, contribui para a construção de significados e para a ampliação de horizontes e do gosto musical.

Os meninos da Sala Fixe e da Sala dos Amigos agora adoram Música Clássica!
Estamos até a pensar em partilhar esta actividade com os meninos do primeiro ciclo...

Para ficarmos com a história na biblioteca da sala, elaborei a apresentação em Powerpoint que se segue. Assim todos podem ficar a conhecer a história do Coelho Alberto!


Agora temos muitas ideias: convidar o coelho Alberto para vir à Sala Fixe, fazer teatro de sombras sobre esta história... enfim, depois daremos notícias!

sexta-feira, 19 de março de 2010

Presentes para os pais

Este ano decidimos mandar o pai para a cozinha... porque não?
Então, para o ajudar, fizemos-lhe um avental a preceito.
Como?
Vejam só:

Em primeiro lugar planeamos o nosso trabalho individual: fizemos o nosso próprio projecto de avental, onde decidimos o que iríamos fazer para decorar o avental do pai - que desenhos/pinturas, em que local, com que cores, etc...
Depois dos projectos prontos, foi deitar "mãos à obra"
 Desenhar, pintar, esponjar, carimbar as mãos... tudo serviu para decorar os aventais.
Também resolvemos escrever uma frase, à escolha de cada um. 
Eis as mais escolhidas:
"Um PAI FIXE, dá uma mãozinha na cozinha"
"PAI a cozinhar"
"O PAI é bom cozinheiro"
A acompanhar, um postal que, para combinar, tomou a forma de luva-pega.
 Dentro, uma poesia:


Feliz Dia do Pai para todos os pais dos meninos e meninas da Sala Fixe!

Um milhão de beijinhos... para o Pai!

A história com este nome "Um milhão de beijinhos" foi do agrado de todos nós... por isso a Luana deu a ideia de fazermos, também nós, uma caixinha bonita para guardar um milhão de beijinhos e juntá-la à prenda que preparámos para o pai, neste dia especial.
Assim foi, quem quis trouxe então de casa uma caixinha de fósforos vazia para decorar, com todo o carinho. 
Mas a Ana Maria não tinha uma caixa pequenina, por isso trouxe uma caixa de fósforos longos e então trocaram-se algumas impressões:
 
- A caixa da Ana leva mais beijinhos, não leva só 1 milhão!
- Então, quantos fósforos levará a caixa da Ana Maria?
- Ui, leva para aí mil!
- Mil é pouco, é menos que 1 milhão!
- Pronto, 2 milhões já é mais, não é?

Tal como referia a história, a caixa tinha que ser decorada com um papel especial; procurámos nos armários e descobrimos  papel  prateado com estrelinhas; resolvemos ainda guardar o papel de prata dos lanches e foi com esses mesmos papéis que quisemos decorar as nossas caixinhas.
Depois enfeitamos com recortes, pintamos e outros deixaram mesmo assim.
 Aqui estão algumas...
 
Lá dentro... uns só sopraram mesmo 1 milhão de beijinhos! Outros escreveram a frase "1 milhão de beijinhos" e outros ainda quiseram lá por os seus "tesouros": desenhos, pequenos recortes, fitas... o pai vai gostar! (Oxalá não faça como o pai da Maria da história, que primeiro ficou zangado por a caixa estar "aparentemente" vazia!)

Quem quiser conhecer a história, para melhor compreender esta mensagem, clique aqui.

terça-feira, 16 de março de 2010

O homem na arte

As representações do Homem através da arte foram o assunto do dia... nós gostamos muito destas actividades de expressão artística e normalmente aderimos  muito bem a estas propostas.

Por isso a Marlene mostrou-nos esta apresentação, que compila algumas imagens do homem realizadas através de diferentes técnicas, como a colagem, a pintura e o desenho.


Foi um entusiasmo...
Cada um decidiu que técnica gostaria de usar para representar o "seu" homem, ou melhor, o seu pai, pois que homem mais importante haverá nas nossas vidas?

Podíamos escolher entre recorte e colagem, pintura ou desenho com pastel de óleo, uma novidade na sala... também havia a possibilidade de criar com técnica mista.
Houve adeptos de pintura

De colagem (não temos foto)  e de desenho com os novos materiais
 E de técnicas mistas também (mas também não temos foto!)

Os resultados, esses não se fizeram esperar e, como alguém disse, foram mesmo "pestaculares". Querem ver as nossas obras de arte?


Your pictures and fotos in a slideshow on MySpace, eBay, Facebook or your website!view all pictures of this slideshow

Diário Bloguefólio

Porquê e para quê um Blogue-Portefólio?

Uploaded on authorSTREAM by jusousa | 

De onde nos chegam amigos