Padrões com euros

Foi uma actividade matemática diferente, já que andamos a brincar com o "sistema monetário"...
Quisemos conhecer o euro, ou seja, a nossa moeda, observando como são as notas e as moedas:
Vimos que têm cores e valores diferentes e alguns meninos até já conseguem identificar de quanto é cada moeda ou cada nota... só confundem um pouco os cêntimos com os euros!

Já recebemos uma máquina registadora com notas e moedas, para brincar ao faz-de-conta na área da casa da boneca. Eram coisas que queríamos, por isso fizeram sucesso!

Também brincamos com padrões no flanelógrafo.
A proposta era simples: formar  uma sequência (ou um padrão) com notas de 5, 10, 20 e 50 euros. Mas a actividade foi diferenciada de acordo com a nossa idade:
  • Os meninos grandes criaram os padrões que os mais pequenos "copiaram", colocando por baixo as notas que estavam presentes na sequência;
  • Os meninos grandes tiveram que continuar um padrão previamente construído e um bocadinho mais complicado.
Foi assim:




É uma actividade que, para além de constituir um desafio,  desenvolveu a nossa atenção, concentração e raciocínio lógico.

Comentários

  1. Precisava desses euros, mas a sério! É que a crise ... "é uma porcaria"! Boa actividade, meninos, e "no poupar é que está o ganho", certo?
    Mil beijos para todos os fixes.
    Leonor e Galegos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.