Interesses e descobertas de (tão) pequenos exploradores

Bichinhos de conta...

"Mimosa púdica"
Uma mãe trouxe-nos esta novidade que fez sucesso, é uma planta que tem este nome porque quando lhe tocam ela fecha-se! 
Então, à volta da mesa grande, cada um de nós lá foi tocando em cada uma das suas folhinhas e a mimosa, que estava toda aberta e bonita, logo se encolheu e fechou... e só colocada à janela, pertinho da luz, é que se voltou a abrir!
Pêra Abacate (?)
O Pedro trouxe de casa isto:
... e teimava a dizer que era uma pêra!
- A minha avó tem lá uma árvore que dá destas pêras...
Como não deixou cortar para vermos por dentro, não ficamos com a certeza... podem ajudar-nos?

Nozes
A Celeste trouxe de casa mais uma coisa interessante... nozes ainda dentro da sua "capa".
Ficamos a saber que as nozes nascem numa nogueira e que crescem dentro de uma "casinha verde", que depois fica castanha e rompe, deixando sair a noz tal como a conhecemos.
Entretanto a Margarida escreveu um recado a pedir nozes e um raminho de nogueira, pois a avó tinha lá em casa...
E trouxe nozes para o nosso Cesto de Outono, assim como outros meninos... 
O Tiago R., por exemplo, trouxe um raminho onde tinha uma noz verde pendurada!
Também já apareceu um ramo de castanheiro, com as castanhas a espreitarem para fora do ouriço... afinal já estamos no Outono, mas ainda não falamos disso!
Com tantas nozes na sala o que vamos fazer???
Prová-las!
E não é que todos gostaram, só o Tiago A. é que não quis provar? (só não temos fotos das caretas que fizemos, porque a professora estava sozinha e não conseguiu tirar)

Decidimos então fazer uma tarte de noz, pois a Celeste tinha uma receita muito boa.
Observamos os ingredientes necessários e distribuímos tarefas.
De tarde saímos da escola, pela primeira vez, numa pequena visita ao supermercado local para comprar alguns dos ingredientes necessários: açúcar, farinha e margarina.
Para tal, cada "padrinho" e "madrinha" deu a mão aos seus "afilhados", ajudando assim os mais pequenos a irem direitinhos pela beira da estrada, sem correr perigos.
O senhor foi muito simpático e vendeu-nos os ingredientes que lhe pedimos, a professora pagou e fomos embora para a sala de novo. 
Agora é só estudar bem a receita, reunir os restantes ingredientes que a Celeste a Andreia e a nossa professora vão trazer e depois pô-la em prática... aguardem novidades!

Comentários

  1. Parece uma pêra abacate, sim senhor ...
    E que lindo cesto! Parabéns ...

    ResponderEliminar
  2. Ai o que eu gostava de provar dessa tarte. Já que não é possível, gostaria de ver as imagens...
    Quanto ao fruto, para mim parece mesmo uma pera abacate, o Pedro devia perguntar à avó.
    Beijinhos e que vos saia bem a receita.
    Alda

    ResponderEliminar
  3. É com prazer que chego a casa e consulto o blogue para saber o que andam a aprender os nossos filhos pois nem sempre sabem explicar o que fizeram durante o dia...Está a fazer um óptimo trabalho no que diz respeito às actividades com os meninos e também na divulgação das mesmas através do blogue. Continue assim! Esperemos que o bolo seja bom!
    Mãe do Tiago Rodrigues

    ResponderEliminar
  4. Um dia em cheio!
    Quem me dera estar aí pertinho!!!
    Luz

    ResponderEliminar
  5. Como mãe de um menino de três anos, que raramente comenta aquilo que faz na escola, é com agradável surpresa que abro os emails que a educadora Juca envia. É nesta actualização constante do blogue que acompanho as actividades que desenvolvem e consigo perceber muitas das vezes os comentários, as atitudes e os comportamentos do meu filho em casa.
    Esta semana fiquei muito surpreendida com as coisas interessantes que os meninos levaram... como eu não sabia o Santiago não contribuiu.
    Segunda-Feira vai haver surpresa para todos...
    Parabéns à educadora Juca pelo enorme empenho e carinho que dedica a estas crianças, nunca esquecendo também a simpática D. Celeste, pois sem ela nada é possível de se concretizar.
    Obrigada e continuação do bom trabalho!
    Beijo mãe do Santiago.

    ResponderEliminar
  6. É sempre com muito prazer que recebo e publico os comentários que vão chegando, venham eles de conhecidos ou desconhecidos...

    Mas é com redobrado prazer que o faço quando os "remetentes" são familiares dos meus meninos, neste caso as suas mães.

    É muito gratificante aquilo que referem nestes vossos comentários e é por isso mesmo que dedico algum do meu tempo disponível à actualização do blogue.
    Porque assim podem espreitar um bocadinho "por dentro" as vivências dos vossos filhos, conhecer melhor o contexto escolar em que se movem, estar por dentro das metodologias, perceber o que dizem, poder desafiá-los e completar de alguma forma aquilo que vamos fazendo.

    Educar é um trabalho colaborativo e acredito que este blogue pode ser um importante motor desse desse trabalho conjunto entre a escola e a família.

    Bem-hajam.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.