Panquecas

Panquecas... musicais

Foi por aí que começamos, à semelhança do que tinha já acontecido na actividade do "Coelho Alberto", realizada em torno da música clássica "3º andamento da Sinfonia Clássica nº 1" de Sergei Prokofiev (de que tanto gostamos, meia volta até a trauteamos na sala - podem relembrá-lo aqui) hoje aprendemos mais uma.

Desta vez a música clássica escolhida foi a "Dança Húngara nº 5" de Johannes Brahms, que podem ouvir aqui:

  • Começamos por tentar escutar esta música com atenção (entre alguns risinhos, é verdade!)
  • De seguida aprendemos os gestos da mímica "Receita para 4 panquecas" e o seu significado e repetimos várias vezes. É divertida, mas também um pouco longa, pelo que exige atenção e empenho... (e nem todos somos ainda capazes disso).
  •  Passamos depois à actividade completa, ou seja, ao acompanhamento da música com os respectivos gestos, todos eles bem sincronizados.
Apesar de alguns pequenos enganos, aderimos muito bem a esta actividade e gostamos muito mais desta música clássica depois de aprender a sua mímica, do que antes... o que é um bom sinal!

De seguida prosseguimos para a segunda etapa, mas não sem antes combinarmos apresentar à Sala dos Amigos esta "Receita para 4 Panquecas"...

Com o apetite já aberto de tanto falar em panquecas, passamos então das "musicais", para as "comestíveis", realizando uma experiência de culinária:

Panquecas... "batoteiras"

Porque terão este nome?
É muito simples, é que não são panquecas "a sério", daquelas feitas na frigideira... 
Como na sala não tínhamos condições de fazer isso, a nossa educadora trouxe todo o equipamento para fazermos "waffles", que são assim como uns "primos das panquecas"...

Então vamos lá ver a receita (disponível para download aqui)
E toca a meter as mãos na massa, um de cada vez para todos participarem, pois muito havia a fazer: escolher e pesar os ingredientes segundo a receita, bater na batedeira, cozinhar  a massa na máquina, polvilhar com açúcar e canela e colocar na travessa de servir. Ufa! Que trabalheira!



Já sem falar no registo da receita, que fizemos em forma de "ditado", o que foi também um sucesso, apesar de ter sido feito desta forma pela primeira vez:
Já de tarde, à hora de tomar o leite, houve visitas!
Os Amigos da outra sala vieram conhecer primeiro as Panquecas Musicais e depois as Panquecas Batoteiras...
E a receita seguiu para casa no "vai-vem", não vão as famílias querer experimentar!

Enfim, quem veio à escola neste dia de "ponte" parece que não se arrependeu nada...

Comentários

  1. As vossas panquecas têm um aspecto delicioso!
    Também quero experimentar.
    E que bem que escrevem os meninos da Sala Fixe!
    Ainda bem que fizeram o registo da receita. Vou copiá-lo e fazer umas panquecas cá em casa.
    Beijinhos

    Prof. Anabela
    BLOGando na Escola

    ResponderEliminar
  2. Panquecas Batoteiras...parecem-me mais Panquecas Delíciosas...
    ...nham, nham!

    ResponderEliminar
  3. Como sempre, as vossas actividades são o máximo! Para já não falar nas panquecas ...

    ResponderEliminar
  4. Hummm! Que bom! Agora não dizia que não a uma dose de panquecas musicais e a outra de panquecas batoteiras!
    Que coisas giras se fazem na sala fixe!

    beijinhos a todos

    ResponderEliminar
  5. Mensagem recebida via Facebook:

    Esta coisa de vir para aqui fazer crescer água na boca não está com nada.
    Não há maneira de transformar as ditas batoteiras virtuais em batoteiras reais?
    Podem vir pelo correio!

    Maria Bracons

    ResponderEliminar
  6. Mnham...mnham...
    Que delícia!
    Umas fazem bem ao espírito, outras ao corpo, portanto as duas em conjunto são o optimas para ajudar a crescer!
    E já agora, obrigado pela receita.
    Bjs
    Luz e amigos de Valejas

    ResponderEliminar
  7. (Pedimos desculpa por não colocarmos este post no local correcto)

    Somos alunas do 4º ano da licenciatura em educação de infância, estamos neste momento a fazer a nossa monografia que tem como objectivos estudar a utilizaçao de blogs no pré-escolar, agradeciamos que respondesse ao seguinte questionário, desde já agradecemos a disponibilidade. Vera e Cátia

    O seguinte questionário insere-se numa investigação sobre a Utilização dos Blogs em Contexto Pré-Escolar, realizada no âmbito da Licenciatura em Educação de Infância, da Escola Superior de Educação de Viseu – Pólo de Lamego.
    Os dados requisitados serão utilizados para fins estritamente científicos, sendo preservado o anonimato das respostas fornecidas. Agradecemos desde já a sua disponibilidade e contributo para a realização deste projecto.



    1. Na sua sala de actividades tem acesso a computadores e internet?
    2. Se sim, com que frequência os utiliza? Em que tipo de actividades?
    3. Como surgiu a ideia de criar um blog? Teve alguma ajuda na construção do blog?
    4. De que forma o blog integra/se articula com as actividades desenvolvidas com o grupo de crianças?
    5. Considera o seu blog um portfólio? Porquê?
    6. Qual o critério que utiliza para decidir colocar a descrição das actividades no seu blog?
    7. Qual a participação das crianças no blog?
    8. Tem acesso ou explora outros fóruns de partilha de actividade pedagógica? Com que objectivos?

    ResponderEliminar
  8. Resposta às estagiárias Vera e Cátia, que pediram colaboração na resposta ao questionário:

    Respondo com todo o gosto ao vosso questionário mas, depois de o preencher, para onde envio?

    Podem deixar aqui o endereço ou, se quiserem, enviar para bloguefolio@gmail.com

    Obrigada,

    Bjs, Juca

    ResponderEliminar
  9. Obrigada a todas as amigas que nos deixaram o seu simpático comentário sobre a actividade das panquecas.
    Foi realmente muito divertida e saborosa...

    Só foi pena não podermos divulgar mais, aqui no blogue, a parte musical, mas de momento não é possível mesmo...

    Beijinhos a todas,
    Juca e Sala Fixe

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.