Mais um "Dia de estarmos juntos" - A prevenção rodoviária

Participamos numa actividade da EB1, com a colaboração dos senhores agentes, que montaram um circuito no recreio para treinar "ao vivo e a cores" a prevenção rodoviária.
Para tal, os nossos amigos mais crescidos (os que quiseram e puderam) trouxeram para a escola as suas bicicletas, prontos para cumprir as regras de trânsito e aprender a circular em segurança.
Foi muito engraçado observar as quatro turmas, uma de cada vez, a percorrerem as "estradas", sempre pelo lado direito, obedecendo aos sinais de trânsito, parando na passadeira, contornando a rotunda... enfim, várias situações do dia-a-dia, recriadas e vividas em forma de brincadeira. Com eles aprendemos como se faz pois, sempre que não procediam correctamente, eram chamados à atenção!
Houve até uma situação bem engraçada: havia um menino que não se estava a adaptar bem à bicicleta e o equilíbrio com que se deslocava era pouco... então, o Sr. Agente chamou-o e mandou-o "soprar ao balão" para ver o que se passava! Tal como na vida real, não é mesmo?
Nesta actividade fomos apenas observadores, pois não era adequada às nossas idades mas, quem sabe, não haverá um dia outra oportunidade adequada a nós? Claro que também hgouve quem dissesse que "para o ano também vamos!"
Mas, mesmo assim, na altura da avaliação semanal, vários de nós referiram esta actividade como uma das suas preferências... a observar também se aprende!

Comentários