Prokofiev... e o coelho Alberto

Uma experiência diferente, logo pela manhã...

- Vamos ficar todos muito calmos e relaxados para esta actividade; em primeiro lugar vamos pousar a cabecinha e ouvir uma música especial; é o 3º andamento da Sinfonia Clássica nº 1 de Sergei Prokofiev (o mesmo autor de "Pedro e o Lobo").

- Hum!?!? Que coisa esquisita...
- A música clássica é boa para descansar, mas é um bocado "seca"...
- Então ouçam com atenção, depois vamos dizer a nossa opinião acerca do que ouvimos...


No final, após alguns risinhos...
- Eu ADOREI! - disse logo a Luana
- Eu também!
- E eu, é gira! - foram dizendo todos.

(Confesso que fiquei surpreendida, pois na sala já é hábito colocar música clássica como som de fundo na hora das actividades e projectos, e nem sempre a reacção tem sido tão entusiástica)

- Então, agora que já escutamos a melodia, vamos para a segunda parte desta actividade. Sabem, esta música tem um segredo...
- A sério? E qual é? Podemos saber?
- Podem, eu vou contar: esta música tem uma história escondida lá dentro!
- Conta! Conta!
- Vamos lá então...

Coloquei de novo a música a tocar e, em simultâneo, contei a história do "Coelho Alberto".
Enquanto contava, ia mimando com gestos todos os passos da história.
Os olhos de todas as crianças estavam fixos, espantados com o que estavam a ver e ouvir.

No final, "acordaram" e logo manifestaram as suas opiniões:
- Eu ADOREI ainda mais! - repetiu a Luana.
- Foi muito giro...
- Eu gostei, professora, faz outra vez!
- É, conta outra vez...
- Então vamos aprender para depois contarmos todos juntos.

Num instante se repetiram as palavras e a mímica e todos contamos a história do coelho Alberto. 
Mas o entusiasmo era tão grande que já nem cabia na Sala Fixe. 
Tinha que extravasar para algum lado...
- Vamos contar aos meninos da Sala dos Amigos e à Milu!

Convite feito, à hora marcada lá fomos. 
Todos conseguimos repetir com atenção e entusiasmo os passos desta actividade:
- Primeiro escutar só a música;
- Depois contar a história;
- De seguida aprender os gestos;
- Contar a história com os gestos;
- Mimar a música sem contar a história.
Foi outro sucesso, até os mais pequeninos ficaram suspensos no que iria acontecer...

Na verdade, o gosto musical depende muito do significado que retiramos das músicas. Por isso é que este tipo de actividades do agrado das crianças, como histórias ou mímicas, associadas à audição de músicas, contribui para a construção de significados e para a ampliação de horizontes e do gosto musical.

Os meninos da Sala Fixe e da Sala dos Amigos agora adoram Música Clássica!
Estamos até a pensar em partilhar esta actividade com os meninos do primeiro ciclo...

Para ficarmos com a história na biblioteca da sala, elaborei a apresentação em Powerpoint que se segue. Assim todos podem ficar a conhecer a história do Coelho Alberto!


Agora temos muitas ideias: convidar o coelho Alberto para vir à Sala Fixe, fazer teatro de sombras sobre esta história... enfim, depois daremos notícias!

Comentários

  1. Actividade muito gira! Não admira que tenha sido do agrado de todos ...
    Beijos para todos,
    Leonor

    ResponderEliminar
  2. Que bela actividade. Não adimira que eles tenham gostado tanto!
    Um abraço
    Luz e meninos de Valejas

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.