I Encontro Arcacomum

A @rcacomum (http://arcacomum.nonio.uminho.pt/)  é uma comunidade virtual de prática ibero-americana de educadores de infância, um espaço de partilha e intereacção entre profissionais de educação, que resultou de um trabalho de doutoramento da amiga Maribel Miranda Pinto na Universidade do Minho.

Apesar de ter partido daí, a comunidade práticamente ganhou vida própria, com a colaboração de todos os seus elementos, educadores de Portugal, Espanha, Brasil, Argentina, Costa Rica, Paraguay, México... enfim,  países de língua portuguesa e espanhola.
Foi neste I Encontro presencial que participei com muito gosto e onde tive a oportunidade de apresentar, em conjunto com Virgínia Costa-Barroso e Fátima Ventura, duas colegas de Gaia, uma comunicação  sobre a minha prática pedagógica e juntamente com a colega Graça Rocha do Jardim de Monserrate (blogue Papel Principal) expor o poster abaixo.
A comunicação intitulava-se "A voz das crianças e o processo de aprendizagem activa" e aqui fica o excerto referente à minha parte "A escuta da voz das crianças na co-construção do seu Portfolio", a pedido de alguns colegas que não tiveram oportunidade de assistir, dado os paineis de comunicações se realizarem em paralelo.

 

Houve ainda oportunidade para reencontrar professores do tempo de Mestrado, contactar com amigos, conhecer outros (que de virtuais passaram a reais) conviver, partilhar e aprender  coisas novas o que é sempre bom.
Na verdade, hoje, mais do nunca, a aprendizagem nunca está completa, antes se realiza ao longo do ciclo de vida, principalmente no caso de quem exerce o papel de educar as futuras gerações!

Comentários

  1. Olá Juca,
    Partilho da mesma opinião relativamente a este I Encontro da @rca Comum.
    Também gostei de ver e sentir aquela imensa "rede" de pessoas: algumas amigas, outras anónimas, outras já nossas conhecidas dos espaços virtuais...
    Quero felicitar-te pela tua prestação na apresentação do poster e na comunicação que tive o privilégio de poder assistir (um bocadinho em cada painel para poder acompanhar as "nossas" gentes)e também ao restante grupo (Virgínia, Fátima e Graça).
    Lançarei brevemente um desafio aos nossos colegas participantes para partilharem os seus trabalhos (apresentações) num fórum de discussão na janeladomeujardim. Espero por ti, lá!
    Beijinhos,
    Ádila

    ResponderEliminar
  2. Juca,

    Parabéns pela participação neste importante evento.
    Gostaria muito de ter lá estado.
    Beijinhos e continuação de bom trabalho,

    Prof. Anabela
    BLOGando na Escola

    ResponderEliminar
  3. Tenho muita pena de não ter podido estar presente no I Encontro da @rca Comum. Parabéns pela participação e obrigada por mostrar aqui um bocadinho.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.