O verdadeiro espírito do Natal...

Natal é...

A professora pediu a cada um de nós que completasse esta frase...
Mas muitos tiveram dificuldades em responder a este desafio!

Na verdade, as primeiras respostas foram direitinhas para as prendas... para o Pai Natal... para "valores materiais", o que faz pensar:
Afinal, o que é mais importante? 
Que valores queremos transmitir às nossas crianças?

O Natal é, indiscutivelmente, uma festa de cariz religioso.
Goste-se ou não, foi quando Jesus nasceu que a História da Humanidade mudou.
A partir daí nasceu o Natal.
A partir daí renasceu o Calendário por que nos guiamos.
E o Natal é tão importante que se comemora em todo o mundo, embora de diferentes formas.

O desafio acabou por ser cumprido.
Com alguma orientação e estímulo as crianças foram convidadas a passar para além do óbvio, daquilo que está à superfície e a reflectirem um pouquinho (mesmo só um pouquinho...) sobre o que mais gostam que aconteça no Natal...
Aí algumas respostas mudaram.
Aí, o desafio completou-se:

Afinal, O Natal é...
  • Fixe, porque recebo presentes! (Joana)
  • A minha família estar feliz (Rodrigo R.)
  • Alegre e bom (Alexandre)   
  • Fazer o pinheirinho e fazer prendas para oferecer (Rodrigo A.) 
  • Quando estou contente e quando estou com o pai e com a mãe (Mirian)
  • O Pai Natal vir dar as prendas (Inês)
  • Feliz e docinho como o mel (Rodrigo O.)
  • Fixe, porque estou com a minha família (Ana Maria)
  • Uma festa muito bonita (Luana)
  • Importante, porque se festeja em muitos países (Nelson)
  • Quando nasceu Jesus e quando se dão presentes (Margarida)
  • Bonito, porque se junta a família (Afonso B.)
  • Fixe, porque estou à beira do pinheiro e porque é vermelho e branco como o Benfica! (Pedro)
  • Bom, porque traz muitos chocolates (Afonso R.)
  • Bom, porque eu gosto de receber prendas e comer chocolates (Tomás)
  • Fixe (Gonçalo)
  • Estar com a minha família (Matilde)
Valeu a pena filosofar e assim aprender a pensar, conversando as pequenas coisas, com tempo, sem pressas e sempre muito bem conversadinhas... 

NOTA: 
Se quiserem ler mais um pouco sobre o verdadeiro significado do Natal, espreitem este texto.

Comentários