Em torno de uma alimentação saudável...

Temos andado a abordar as questões da alimentação, isto desde a passada sexta-feira, altura em que comemoramos todos juntos o respectivo Dia Mundial.

Por ser uma questão muito importante, principalmente para nós, que estamos a crescer, fizemos várias actividades que nos ajudaram a compreender o que devemos comer mais, o que devemos comer menos e porquê.

Chegou então à nossa sala a Flora, uma cozinheira-fantoche muito simpática que trouxe consigo "A panela da Alimentação"... mas lá dentro não vinham alimentos, não senhor! 
Vinham... "letras"! 
É verdade, vinham muitas letras que formavam palavras e muitas palavras que formavam perguntas, perguntas sobre os nossos hábitos e preferências alimentares...

Claro que tivemos que responder a todas elas, para a Flora ficar satisfeita e ficar connosco na sala. Escolhemos-lhe um cantinho na área da cozinha, ou ficará a fazer-nos companhia. E, para registar as respostas, elaboramos um quadro de dupla entrada:

Fizemos então uma actividade de expressão: carimbagem. Cortamos a meio alguns legumes, como repolho, cenoura, beringela, batata, pimento e  feijão verde e molhámo-los em tintas de várias cores e depois fizemos carimbagem: apareceram várias texturas diferentes...

 
 

Ficaram muito coloridas as nossas produções!


Tivemos ainda a oportunidade de analisar a Roda dos Alimentos, que nos ajuda a perceber melhor o que devemos comer mais e o que devemos comer menos, por ser menos saudável... e decidimos fazer uma roda para colocar na sala. Fizemos com recortes de alimentos vários de revistas e panfletos e ficou bem bonita!

 Então decidimos introduzir na área da cozinha os alimentos de faz-de-conta, que ainda não tinham entrado em cena por algum receio inicial da Gripe A (quantos menos materiais estiverem em uso, menos risco haveria de contaminação).
Mas estavam todos misturados, por isso tivemos que separá-los por grupos, tal como os da Roda dos Alimentos e colocá-los em caixas,  que etiquetamos, para facilitar uma arrumação organizada quando o relógio toca...



Ficou bem melhor organizada, a nossa "dispensa"...


De seguida  fizemos um recadinho para casa, a pedir uma peça de fruta à nossa escolha...

Ninguém se esqueceu de as trazer e com todas essas frutas fizemos várias coisas:
  • Primeiro formamos conjuntos de frutas semelhantes: maçãs, pêssegos, kiwis e bananas;

  • Depois contamos quantos elementos tinha cada conjunto e vimos qual era o maior e o menor;
  • De seguida descacaram-se todas as frutas e cortaram-se aos pedacinhos. Para quê? Não, não era para fazer salada de fruta! Era para fazer outra coisa... uma actividade matemática de padrões!
Assim foi, cada um de nós decidiu a ordem do seu padrão com 4 frutas: qual iria ser a primeira, a segunda, a terceira e a quarta frutas que iria espetar num palito de espetadas, porque afinal o que fizemos foi espetadas de frutas. Todos conseguimos seguir o padrão escolhido, por isso estamos de parabéns!

 
À tarde comêmo-las... mas atenção papás e mamãs, há aqui alguns meninos que não gostam de muuuitas frutas... será que alguma vez as provaram???



Também cantamos canções sobre a alimentação, entre as quais a que mais gostamos tem o seguinte refrão:


Oh, Susana, essa roda o que é?
É a Roda dos Alimentos para ensinar o Zé!

(Canta-se com a música da canção "Oh, Susana, não chores mais por mim...")


E pronto, por hoje as novidades ficam por aqui... afinal a semana ainda não terminou!

Comentários

  1. Nós ficámos cansados com tantas actividaDES Mas aí também fizeram muitas coisas e nós gostámos muito de ler o que nos contaram
    Luz e meninos de Valejas

    ResponderEliminar
  2. É com muito agrado que visito este blog. Obrigada à Juca pelo trabalho e empenho com que faz este trabalho. Assim é mais fácil acompanhar o trabalho dos nossos filhos no infantário. Como estavam empenhados no seus trabalhos e as coisas que eles aprenderam.
    Beijinhos

    Lisete Lima

    ResponderEliminar
  3. Bem, estes meninos não param...nós também temos andado à volta com a alimentação e com ela a trabalhar todas as áreas.
    Beijinhos da Xinha

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.