Cheira a Outono...

Principalmente cá fora, onde o nosso recreio cheio de bolotas -  caídas dos carvalhos com a chuva forte da semana que passou - com cheiro a terra molhada e a erva fresca, chama por nós!


Num recreio do tamanho de três campos de futebol, sem equipamento lúdico/desportivo, resta-nos brincar com a Natureza... por isso temos enchido os bolsos de bolotas, que depois levamos para a sala.

Assistimos então, muito a propósito deste  interesse comum,  à "História da vida de uma bolota" no computador (que podem espreitar no Pré Histórias, o outro blogue da nossa educadora).

Recontamos e registamos individualmente através do desenho os aspectos que mais nos marcaram nesta história...

... e depois decidimos realizar uma experiência: as nossas bolotas não são de sobreiro, são de carvalho e ainda há bolotas de azinheira, mas são todas parecidas, pois são da mesma família de árvores!

Por isso, quem sabe se não acontece o mesmo que aconteceu com a bolota da história???
Então, toca a experimentar!

Precisamos de:
  • vaso;
  • terra;
  • bolotas;
  • sol; 
  • água.
Para tentarmos fazer germinar bolotas na sala!

Claro que tivemos que seriar, ou seja, separar as bolotas boas das outras, aquelas que têm um buraquinho, pois é sinal de que têm lá dentro um bichinho... e andavam uma data deles a passear na nossa sala! 


De seguida decidimos se íamos fazer uma experiência colectiva (apenas um vaso com bolotas) ou individual (cada um teria o seu pequeno vaso com a sua bolota). 
Por maioria, como de costume, resolveu-se que seria uma sementeira individual, pois cada um queria ter o seu pequeno carvalho...
  • Todos nós recolhemos bolotas no recreio;
  • A professora arranjou copinhos de iogurte de vidro para todos;
  • A Marlene, nossa estagiária, trouxe terra boa para semear.

E toca a por as mãos na massa, ou seja, na terra!

Agora que já estão todas semeadas, pusemos os copinhos à janela, para apanharem a luz do sol. Vamos ter que cuidar das nossas sementeiras, vendo todos os dias se precisam ou não de ser regadas. Para tal já criamos uma nova tarefa no Quadro das Tarefas - é tratar das plantas.


Veremos se e quando crescem!

Comentários

  1. Fixe a valer.
    Nós também temos um enorme carvalho junto ao recreio, o chão cobertinho de bolotas que apanhamos hoje com intenção de brincar na cozinha com elas.
    Um livro novo à espera de entrar na sala "Jaime e as bolotas"...e se calhar também vamos semear.
    Portugal vai ter muitos carvalhos, que bom!
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Que divertido deve ter sido! E as sementeiras também estão muito bonitas!
    Também gostámos muito do vosso recreio. É muito grande.
    Um beijinho
    Luz e meninos de Valejas

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.